ANÁLISE DO PROCESSO DE NÃO CONFORMIDADES NO SETOR DE LOGÍSTICA: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA POTIGUAR E&P NA CIDADE DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO/ RN

Autores

  • Taís de Lima de Souza

Palavras-chave:

qualidade, não conformidade, logística

Resumo

Este estudo analisou o processo de resolução de não conformidades na empresa
Potiguar E&P, do ramo de óleo e gás. Na execução da pesquisa foram aplicados questionários
com clientes e colaboradores e uma entrevista com o supervisor. Os resultados revelaram
que os clientes valorizam a proatividade da empresa na resolução de não conformidades,
embora elas tenham uma incidência relativamente alta. Observou-se ainda que a maioria
dos colaboradores confia nos procedimentos padrão, enquanto alguns não os seguem ou
não registram suas ações digitalmente. No geral, a empresa é elogiada pela eficiência na
identificação e solução de não conformidades. Assim, o estudo ressalta a importância da
qualidade e da eficiência nos processos logísticos da indústria de óleo e gás, aliadas às demandas
da globalização e da competição. Para melhorar o cenário encontrado, sugere-se treinamento
em motivação, comportamento proativo, liderança, trabalho em equipe e procedimentos
padrão, bem como a conscientização sobre a importância de ferramentas tecnológicas para
o registro e armazenamento de informações. No entanto, o estudo reconhece que a amostra
pode não ser totalmente representativa e que a pesquisa dependeu de dados autodeclarados,
o que pode introduzir viés de autorrelato. Sugestões para estudos futuros incluem investigar
o perfil dos colaboradores em relação aos procedimentos padrão e analisar a insatisfação dos
clientes em relação a não conformidades e outros fatores não abordados neste estudo.

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Publicado

2024-06-05