MOTIVAÇÃO NO SETOR DE COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DE RECURSOS HUMANOS DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Maria da Conceição Silveira de Góis Costa

Palavras-chave:

motivação, ambiente de trabalho, setor público

Resumo

A motivação é um dos fatores predominantes para o bom desempenho das funções
a serem executadas no ambiente de trabalho, que envolve o relacionamento entre as pessoas, o
espaço físico propriamente dito, as condições de trabalho e muitos fatores subjetivos que podem
afetar ou potencializar o nível de satisfação pessoal ou coletivo de todos os envolvidos. No
setor público, poucos são os estudos em forma de pesquisa que envolvem essa temática, sendo
necessário para tanto um olhar diferenciado sobre a questão do desempenho do servidor público
em suas respectivas tarefas. Posto isto, este estudo teve como principal objetivo identificar
quais os fatores organizacionais que afetam a motivação dos servidores da Coordenação
de Recursos Humanos da Secretaria de Educação do RN (COAPRH). Para o alcance desse
objetivo, foi realizado um estudo de caráter exploratório e descritivo, tomando-se como sujeitos
da investigação 40 servidores que concordaram em responder a perguntas fechadas, de igual
forma e teor, sobre sua satisfação no ambiente de trabalho. Como resultado, concluiu-se que
o referido setor necessita urgentemente de ações estratégicas que possibilitem uma melhora
qualitativa em seu ambiente organizacional interno, até mesmo rever a sua estrutura física e
seus equipamentos de trabalho, para que possa prestar um serviço de melhor qualidade para a
população potiguar, como é o objetivo da Administração Pública.

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Publicado

2024-06-05