ESTUDO DE CASO ÚNICO SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL PARA CONSUMO SUSTENTÁVEL NA STARTUP “MUDA MEU MUNDO”, NO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.59776/2237-633X.2024.6823Palavras-chave:
inovação social, consumo sustentável, análise de conteúdoResumo
Este estudo analisa a atuação da inovação social na startup “Muda Meu Mundo”, uma
iniciativa de comércio justo no Nordeste do Brasil que busca o desenvolvimento social, combatendo a
pobreza rural e a desigualdade de terra mediante práticas sustentáveis e cooperação. A pesquisa procurou
entender como os fatores relacionados ao surgimento do projeto, o modelo de negócios e os planos de
expansão afetam a adoção de práticas sociais para consumo sustentável. A metodologia empregada
foi o estudo de caso único, a pesquisa empírica com aplicação de questionário semiestruturado e
análise de conteúdo para apresentar elementos do conceito de inovação social. Identificaram-se
fatores relacionados ao início do projeto, como modelos de negócios e planos de expansão liderados
pela Entrevistada (E1). Além disso, explorou-se o impacto social e a forma como as empresas podem
implementá-lo, base na visão de uma jornalista (E2) do Instituto Internacional de Certificação em
Environmental, Social and Governance (ESG). Concluindo, a pesquisa apresenta contribuições e
indicativos da inovação social para consumo sustentável, relevantes para expandir o conhecimento,
conectar novas teorias existentes, demonstrar a aplicação metodológica, enfatizar a importância social
do comércio justo e das inovações para consumo sustentável, e influenciar políticas públicas.
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