CINEMA COMO DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Cinema, Realidade EscolarResumo
Este relato objetiva tematizar a importância do cinema como
ferramenta pedagógica para diagnóstico e intervenção sobre os problemas da
realidade escolar. Trata-se de análise e reflexão acerca da experiência vivenciada
no CINE ESCOLA como atividade de extensão proporcionadora do olhar crítico e
sensível, visando à interação UERN-Escola, a partir de filmes temáticos sobre
problemas escolares, para questões que vão além da própria sala de aula. O trabalho
foi idealizado e coordenado pelo Prof. William Coelho (DFI-FAFIC) e
desenvolvido pela discente de Filosofia, Maria Eduarda, com o apoio das colegas
de curso, Victória Natália e Roberta Calini, e realizado graças à colaboração da
Supervisora Pedagógica do C.E.I. Eliseu Viana, Nicênia Larissa, e da professora
de Sociologia, Edila Costa. Expõem-se aqui os fundamentos, objetivos e
metodologias para a realização das atividades e analisam-se os seus percalços para
a perspectiva interdisciplinar e seu potencial como extensão do sab er acadêmico
até as nossas escolas públicas, no seio do ensino e da pesquisa.