RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA SIMULAÇÃO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA PARA COMPREENDER AS DINÂMICAS ECONÔMICAS

Autores

  • Emykson Suevy Ribeiro Silva
  • Antonio Elder Nolasco

Palavras-chave:

Sociologia, Dinâmica de ensino, Sistemas socioeconômicos

Resumo

Este relato tem como propósito descrever a experiência de prática de ensino
realizada nas aulas de Sociologia (turma de 3ª série do Ensino Médio) da Escola Estadual
Professora Maria Stella Pinheiro Costa, através do Programa de Residência Pedagógica em
Sociologia. A experiência foi realizada por intermédio de trabalho em grupo, tendo como
tema gerador A Sociologia do Desenvolvimento, ocasião em que os estudantes analisaram os
sistemas socioeconômicos. Inicialmente foi definida a distribuição dos conteúdos a serem
pesquisados pelos estudantes em etapas distintas e complementares, nas quais eles se
tornariam “gestores” de um país fictício, com dinâmicas reais estudadas na ementa curricular
programada para a disciplina. Os estudantes tiveram a oportunidade de assimilar
conhecimentos acerca dos conteúdos abordados em sala de aula (capitalismo e socialismo),
por meio da criatividade, do sentimento de pertencimento, da responsabilidade e do
protagonismo, no instante em que, pedagogicamente, “administraram” os países que eles
mesmos criaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-09