DESAFIOS PARA CONSTRUIR UMA NOVA RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA A experiência do PIBID-História
Palavras-chave:
Ensino de História, Formação Inicial Docente, PIBID-HistóriaResumo
Esse texto fundamentou a fala da professora Juliana Teixeira no evento I
FAFIC#EMCASA, ao participar do debate sobre as Ciências Humanas e seus desafios
contemporâneos, com os professores William Coelho (FAFIC-UERN) e Flávia Spinelli
(FE-UERN), considerando especialmente as críticas feitas por professores da Educação Básica à
formação inicial docente e à relação entre a escola e a universidade. Trata-se de um relato da
experiência que tivemos na coordenação do subprojeto História, do PIBID-UFRN (Natal), entre
2014 e 2020, evidenciando como, apesar de alguns tropeços, aprendemos a enfrentar o desafio de
promover a articulação entre conhecimentos teóricos e atividades práticas na formação inicial
docente, assim como superar as tradições, expressas em discursos e práticas, que tensionam a
relação entre os profissionais docentes que atuam na escola e na universidade.