ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A EVOLUÇÃO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO MUNICÍPIO DE PLANALTINA DE GOIÁS
Palavras-chave:
Uso do Solo, Geoprocessamento, Sensoriamento RemotoResumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar uma análise preliminar sobre a evolução da ocupação e uso do solo do município de Planaltina de Goiás por meio da utilização de imagens do sensor LADSAT 5. Para a elaboração do presente estudo foram utilizadas técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. A presente pesquisa consistiu na avaliação multitemporal do uso e ocupação do solo, por meio de imagens de satélite do sensor LADSAT 5 foram utilizadas oito imagens referentes aos anos de 1984, 1994, 2004 e 2011. Para a realização das análises foi utilizado o software ARCGIS 9.3 onde se realizou a confecção dos mosaicos, georreferenciamento das imagens e emprego da técnica de classificação supervisionada de imagens e processos de filtragem de erros, sendo que na presente metodologia foram utilizadas 5 amostras para cada uma das classes. As classes de uso do solo analisadas foram: massa d"™ água, vegetação alterada, agropecuária, vegetação natural e área urbana. A realização do presente estudo obteve como resultado preliminar os valores de ocupação do solo no município de Planaltina de Goiás no período de 1984 a 2011, mapas temáticos e geração de banco de dados com informações da área.
Downloads
Referências
ALENCAR, A. C.; VIEIRA, I. C. G.; NEPSTAD, D. C.; LEFEBVRE, P. Análise multitemporal do uso do solo e mudança da cobertura vegetal em antiga área agrícola da Amazônia Oriental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 8., 1996, Salvador. Anais... São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1996. 1 CD-ROM.
ALMEIDA, R. D. de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2006. (Coleção Caminhos da Geografia).
ASSAD, E. D. Sistema de informações geográficas. Aplicações na agricultura / editado por Eduardo Delgado Assad; Edson Eyji Sano – 2.ed., ver. E ampl. – Brasília: Embrapa – SPI / Embrapa-CPAC, 1998.
ENGESAT Imagens de Satélites S/C Ltda. Disponível em: http://www2.engesat.com.br/?system=news&action=read&id=528>. Acesso em: 19 fev. 2013.
FIGUEIREDO, D. Conceitos básicos de sensoriamento remoto. Setembro, 2005.
FITZ, P. R. Geoprocessamento sem Complicação. 1 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. p. 11.
FLORENZANO, T. G. Iniciação ao Sensoriamento Remoto. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. p. 102.
GIOTTO, E. Aplicabilidade de Imagens RBV do LANDSAT 3 em levantamento
do uso da terra no município de Tapera - RS. 1981, 66 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em:
<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1> Acesso em: 13 fev. 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Curso de treinamento: introdução í s técnicas de sensoriamento remoto e aplicações. São José dos Campos, 1980. Relatório INPE–1969–MO/004.
SPRING 5.1.2: passo a passo: aplicações práticas / Alexandre Rosa dos Santos, Telma Machado de Oliveira Peluzio, Nathália Suemi Saito. – Alegre, ES: CAUFES, 2010.
TEREZO, C. F. Novo Dicionário de Geografia Termos e Conceitos. 2 ed. São Paulo: Livro Pronto, 2008.p. 216.
WATRIN, O. S. dos; VENTURIERI, A.; SAMPAIO, S. M. N. Análise multitemporal do uso da terra e suas interrelações com a cobertura vegetal em comunidades rurais do nordeste paraense. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 9., 1998, Santos. Anais... São José dos Campos: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 1998. p. 1573-1583. 1 CD-ROM.
XAVIER DA SILVA, J. Geoprocessamento e Análise Ambiental. Revista Brasileira de Geografia. ano 54, nº3, p.47-61, jul/set.1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.