GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MAPEAMENTO DA EVOLUÇÃO GEOGRÁFICA DOS SISTEMAS DE USOS DA TERRA DA BACIA DO RIO JATOBÁ

Autores

  • Lucas Augusto Pereira da Silva
  • Manoel Reinaldo Leite Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Raul de Magalhães Filho Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Palavras-chave:

Bacia, Uso da terra, Mapeamento

Resumo

O mapeamento em escala temporal dos sistemas de usos da Terra inseridos em uma bacia hidrográfica tende a ser de suma importância para gestão da mesma. Consequentemente essas informações poderão auxiliar na análise da transformação ambiental. Diante disso, este trabalho de objetivou em analisar a evolução espacial e geográfica do uso e cobertura da Terra na bacia hidrográfica do Rio Jatobá, dentro de um perí­odo de 31 anos, sendo entre 1985 e 2016. As técnicas utilizadas foram de suma importância para obtenção dos resultados acerca da bacia do Rio Jatobá. Foram utilizadas as técnicas sensoriamento remoto e Processamento Digital de Imagens - PDI para aquisição e processamento dos produtos orbitais (satélites Landsat5 TM e Landsat 8 OLI). Assim, a presente pesquisa chama atenção para os efeitos da mudança da vegetação natural para outros usos da terra, a concentração do desmatamento em áreas de fragilidade ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Reinaldo Leite, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui mestrado em Geografia com concentração em Cartografia e Sensoriamento remoto, pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto, levantamentos Topográficos e Geodésicos, Climatologia Geográfica, balanço de radiação e de energia, movimento de água no solo, balanço hí­drico e montagem e gerência de banco de dados geográficos (SIG). Possui experiência no desenvolvimento de algoritmos para mapeamentos utilizando os softwares ArcGIS, ENVI, ERDAS e SAGA.

Raul de Magalhães Filho, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Geografia pela mesma universidade. Participou do projeto Monitoramento do cultivo de Eucalipto no Norte de Minas Gerais. Foi integrante no projeto de pesquisa Uso do Solo Urbano na cidade de Montes Claros (MG) utilizando imagens de alta resolução. Integrou a Coordenação dos setores de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica - SIG do processo de atualização de bases cartográficas da cidade de Montes Claros (MG). Atuou como Técnico em Geoprocessamento na equipe de elaboração de produtos cartográficos do plano diretor da cidade de Montes Claros (MG). Participou do projeto Agroextrativismo de pequi na mesorregião Norte de Minas Gerais.

Referências

BRITO, J.L.; LEITE, M.R.; FERREIRA, E.J.; LEITE, M.E. 2013. Evolução Geográfica do uso/cobertura da terra na bacia do Rio Vieira no Norte de Minas Gerais. Revista do Departamento de Geografia – USP, Volume 26 (2013), p. 169-194.

CARVALHO, T.M.; BAYER, M.; FERREIRA, M. E. Análise integrada do uso da terra e geomorfologia do bioma cerrado: um estudo de caso para Goiás. Revista Brasileira de Geografia Fí­sica, v. 1, p. 62-72, 2008.

CLEMENTE, M.S.C.; SANTOS, P.S. 2017. Geotecnologias como suporte para análise da vegetação natural na sub-bacia hidrográfica do rio Gavião (1988 A 2015). Revista Cerrados – Montes Claros/MG, v.15, n. 1, p.99-113, jan/jun., 2017.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estática, 2011. Disponí­vel em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 . Acesso em: Mai/2017.

LEITE, M. R. Sensoriamento remoto aplicado na análise temporal da relação uso da terra/temperatura e albedo de superfí­cie na bacia do Rio Vieira no norte de Minas Gerais. Uberlândia, MG. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade de Uberlândia, Minas Gerais, 2011.

LEITE, M. R.; BRITO, J.L.S. Sensoriamento remoto aplicado í Análise temporal da relação uso da Terra/Temperatura e Albedo de superfí­cie na Bacia hidrográfica do Rio Vieira no Norte Minas Gerais. Revista Brasileira de Climatologia. v. 10, p. 98, 2012.

MASCARENHAS, L. M. A.; FERREIRA, M. E.; FERREIRA, L. G. Sensoriamento remoto como instrumento de controle e proteção ambiental: análise da cobertura vegetal remanescente na bacia do Rio Araguaia. Sociedade & Natureza (UFU. Impresso), v. 21, p. 5-18, 2009.

MENESES, P. R.; SANO, E. E. Classificação Pixel a Pixel de Imagens. In: Introdução ao Processamento de Imagens de Sensoriamento Remoto. Meses, P. R; Almeida, T. de. (Org.). Brasí­lia, 2012.

SILVA, L. A. P.; LEITE, M. R.; VELOSO, G.A. NDVI como indicador de alterações nos sistemas de usos da Terra e no Albedo de Superfí­cie no Municí­pio de Várzea da Palma (Minas Gerais). Revista GeoNordeste, São Cristóvão, Ano XXVIII, n. 2, p. 76-94, Jul./Dez. 2017.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

SILVA, L. A. P. da .; LEITE, M. R. .; FILHO, R. de M. . GEOTECNOLOGIAS APLICADAS AO MAPEAMENTO DA EVOLUÇÃO GEOGRÁFICA DOS SISTEMAS DE USOS DA TERRA DA BACIA DO RIO JATOBÁ. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 7, n. 2, p. 93–108, 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/814. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos