O USO DE EMOJIS NA REPRESENTAÇÃO DE DADOS TEMÁTICOS: UMA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5831

Palavras-chave:

Linguagem Cartográfica, Representação Espacial, Ensino de Geografia

Resumo

A Cartografia escolar surgiu na interface entre a Geografia, Ensino e Cartografia, portanto, voltada a inserção da Cartografia na educação básica. Diante disso, o objetivo deste artigo é utilizar os emojis como ferramenta de representação gráfica de dados temáticos, no ambiente escolar. Metodologicamente, foram disponibilizadas cartelas de emojis para os estudantes representarem dados socioeconômicos, agropecuários e populacionais nos mapas base do município de Jari (RS) e Nova Esperança do Sul (RS) e municípios limítrofes. Ao longo da oficina, os estudantes demonstraram-se empolgados para elaborarem mapas com emojis, pois tratava-se de dados temáticos do seu espaço de vivência. Contudo, salienta-se que demonstraram maior facilidade na representação de dados qualitativos, em relação aos dados quantitativos. Foram utilizados, em sua maioria, emojis com expressões faciais, do que os símbolos pictóricos para representar os dados. Diante disso, muitos recorreram ao uso de emojis de expressão, denotando felicidade e tristeza em relação a maior ou menor quantidade de dados, respectivamente. Quanto aos aspectos emocionais, os(as) alunos(as) se identificaram com a produção de soja, principal cultura dos municípios, sendo representada comumente por notas de dinheiro ou pelos bens que seriam adquiridos com a renda da cultura. Sendo assim, as oficinas propostas contribuíram para aumentar o conhecimento geográfico local e regional, e promoveu a Alfabetização e Letramento Cartográfico dos (as) alunos (as).

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Biografia do Autor

Eric Moisés Beilfuss, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Possui experiências na área de cartografia e geotecnologias, com a participação em projetos relacionados aos municípios da região centro oeste do Rio Grande do Sul, bem como relacionando com uso do solo e o mapeamento geomorfológico através da formulação de Atlas Geoambientais pelo Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM). Atuou como monitor da disciplina de Cartografia B (2021). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO-UFSM), na linha de pesquisa "Dinâmicas da natureza e qualidade ambiental do Cone Sul". Desenvolve pesquisas na área de Cartografia ambiental, Geomorfologia, Geografia Física, Geotecnologias e SIGs.

Franciele Delevati Ben, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM. Pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) da UFSM e Divulgadora Científica da Página Cartografia Viral no Instagram. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento geoambiental, caderno didático, atlas municipais, mapeamento participativo e ensino de Geografia física.

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Romario Trentin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Pós-Doutorado em Geografia pela Le Mans Université, França (2021) pelo PrInt - Programa de Institucional de Internacionalização. Atualmente é professor titular do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrografica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental e Áreas de Risco.

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Publicado

23-08-2024

Como Citar

BEILFUSS, E. M. .; BEN, F. D. .; PETSCH, C.; TRENTIN, R. O USO DE EMOJIS NA REPRESENTAÇÃO DE DADOS TEMÁTICOS: UMA PRÁTICA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02420, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.5831. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5831. Acesso em: 8 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos