El uso de emojis en la representación de datos temáticos: una práctica de cartografía escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5831

Palabras clave:

Lenguaje Cartográfico, Representación Espacial, Enseñanza de Geografía

Resumen

La Cartografía Escolar surgió en la interfaz entre Geografía, Enseñanza y Cartografía, por lo tanto, con el objetivo de insertar la Cartografía en la educación básica. Por ello, el objetivo de este artículo es utilizar los emojis como herramienta de representación gráfica de datos temáticos en el ámbito escolar. Metodológicamente, se pusieron a disposición de los estudiantes tarjetas emoji para representar datos socioeconómicos, agrícolas y poblacionales en los mapas base de los municipios de Jari (RS) y Nova Esperança do Sul (RS) y municipios vecinos. A lo largo del taller, los estudiantes se entusiasmaron al crear mapas con emojis, ya que eran datos temáticos de su espacio vital. Sin embargo, cabe señalar que demostraron mayor facilidad para representar datos cualitativos, en relación con los datos cuantitativos. En su mayoría, se utilizaron emojis con expresiones faciales en lugar de símbolos pictóricos para representar los datos. Ante esto, muchos recurrieron al uso de emojis de expresión, denotando felicidad y tristeza en relación a una mayor o menor cantidad de datos, respectivamente. En cuanto a los aspectos emocionales, los estudiantes se identificaron con la producción de soja, principal cultivo en los municipios, comúnmente representado por billetes o bienes que se adquirirían con los ingresos del cultivo. Por lo tanto, los talleres propuestos contribuyeron a incrementar el conocimiento geográfico local y regional, y promovieron la Alfabetización y la Alfabetización Cartográfica de los estudiantes.

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Biografía del autor/a

Eric Moisés Beilfuss, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Possui experiências na área de cartografia e geotecnologias, com a participação em projetos relacionados aos municípios da região centro oeste do Rio Grande do Sul, bem como relacionando com uso do solo e o mapeamento geomorfológico através da formulação de Atlas Geoambientais pelo Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM). Atuou como monitor da disciplina de Cartografia B (2021). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO-UFSM), na linha de pesquisa "Dinâmicas da natureza e qualidade ambiental do Cone Sul". Desenvolve pesquisas na área de Cartografia ambiental, Geomorfologia, Geografia Física, Geotecnologias e SIGs.

Franciele Delevati Ben, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM. Pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) da UFSM e Divulgadora Científica da Página Cartografia Viral no Instagram. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento geoambiental, caderno didático, atlas municipais, mapeamento participativo e ensino de Geografia física.

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Romario Trentin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Pós-Doutorado em Geografia pela Le Mans Université, França (2021) pelo PrInt - Programa de Institucional de Internacionalização. Atualmente é professor titular do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrografica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental e Áreas de Risco.

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Publicado

2024-08-23

Cómo citar

BEILFUSS, E. M. .; BEN, F. D. .; PETSCH, C.; TRENTIN, R. El uso de emojis en la representación de datos temáticos: una práctica de cartografía escolar. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02420, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.5831. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5831. Acesso em: 23 nov. 2024.

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Artí­culos