The use of emojis in the representation of thematic data: an elementary school cartography practice

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5831

Keywords:

Cartographic Language, Spatial Representation, Geography Teaching

Abstract

School Cartography emerged at the interface between Geography, Teaching and Cartography, therefore, aimed at inserting Cartography in basic education. Therefore, the objective of this article is to use emojis as a tool for graphically representing thematic data in the school environment. Methodologically, emoji cards were made available for students to represent socioeconomic, agricultural and population data on the base maps of the municipalities of Jari (RS) and Nova Esperança do Sul (RS) and neighboring municipalities. Throughout the workshop, students were excited to create maps with emojis, as they were thematic data from their living space. However, it should be noted that they demonstrated greater ease in representing qualitative data, in relation to quantitative data. Mostly, emojis with facial expressions were used rather than pictorial symbols to represent the data. Given this, many resorted to using expression emojis, denoting happiness and sadness in relation to a greater or lesser amount of data, respectively. Regarding emotional aspects, the students identified with soybean production, the main crop in the municipalities, commonly represented by banknotes or goods that would be acquired with the income from the crop. Therefore, the proposed workshops contributed to increasing local and regional geographic knowledge, and promoted the students' Literacy and Cartographic Literacy.

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Author Biographies

Eric Moisés Beilfuss, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2023). Possui experiências na área de cartografia e geotecnologias, com a participação em projetos relacionados aos municípios da região centro oeste do Rio Grande do Sul, bem como relacionando com uso do solo e o mapeamento geomorfológico através da formulação de Atlas Geoambientais pelo Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM). Atuou como monitor da disciplina de Cartografia B (2021). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO-UFSM), na linha de pesquisa "Dinâmicas da natureza e qualidade ambiental do Cone Sul". Desenvolve pesquisas na área de Cartografia ambiental, Geomorfologia, Geografia Física, Geotecnologias e SIGs.

Franciele Delevati Ben, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM. Pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) da UFSM e Divulgadora Científica da Página Cartografia Viral no Instagram. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento geoambiental, caderno didático, atlas municipais, mapeamento participativo e ensino de Geografia física.

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Romario Trentin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui Graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Pós-Doutorado em Geografia pela Le Mans Université, França (2021) pelo PrInt - Programa de Institucional de Internacionalização. Atualmente é professor titular do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacia Hidrografica, Arenização, Geomorfologia, Uso e Ocupação da Terra, Caracterização Geoambiental e Áreas de Risco.

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Published

2024-08-23

How to Cite

BEILFUSS, E. M. .; BEN, F. D. .; PETSCH, C.; TRENTIN, R. The use of emojis in the representation of thematic data: an elementary school cartography practice. Journal Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02420, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.5831. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5831. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Articles