O ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DE PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino, Geografia, Metodologias Ativas, Prática EducativaResumo
Ao considerar que a ciência geográfica é dinâmica, a sua discussão é latente em todas as esferas, dentre elas, a Geografia Escolar. Dentro dessa perspectiva, o objetivo deste manuscrito é apresentar um relato de experiências nas aulas de geografia do ensino básico, tendo como base a utilização de metodologias ativas. O percurso metodológico perpassa incialmente pela construção de um referencial bibliográfico pautado em autores como, Zabala (1998), Cavalcanti (2002), Paulo Freire (1987), entre outros quem subsidiaram o debate sobre o ensino de geografia e a prática educativa do docente desta disciplina. Posteriormente é feita a explanação de uma experiência das aulas de geografia no 9º ano do ensino fundamental II, que vai corroborar com a relevância das inovações metodológicas no processo de ensinoaprendizagem na disciplina de geografia, para formação de cidadãos críticos na sociedade contemporânea.
Downloads
Referências
ABREU, J. R. P. Contexto Atual do Ensino Médico: Metodologias Tradicionais e Ativas Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2011. 105f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar, segunda versão, revista. 2016. Disponível em: < basenacionalcomum.mec.br>. Acesso em: 05 nov. 2018.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
DIESEL, A; BALDEZ, A. L. S; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. IN: Revista Thema. Volume 14, nº 1 pág. 268 a 288.
UNIVATES - Centro Universitário Centro Universitário Univates, Lajeado/RS – Brasil. 2017. Disponível em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/404/295> Acesso em: 29 dez. 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1987.
HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo, ítica. 2000.
LIMA; R. C; SÉRGIO, M. C.; SOUZA, A. C. A Prática Docente Do Professor da Educação Infantil: Contribuições para o Desenvolvimento das Crianças. IN: Revista e-curriculum. v. 8 n.1 abril 2012. Disponível em: < file:///C:/Users/livia/Downloads/9032-22185-1-SM.pdf > Acesso em: 10 de jan. 2019.
MARTINS, R. E. M. W. A trajetória da Geografia e seu ensino no século XXI. In: TONINI, Ivaine Maria et al (orgs). O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo. Cortez: 2007.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.