POLÍTICAS PÚBLICAS E ENSINO SUPERIOR NO SÉCULO XXI: A PRESENÇA DO REUNI EM PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2023.4732

Palavras-chave:

Política Educacional, Ensino Superior, Pequenas e Médias Cidades

Resumo

Nos primeiros quinze anos do século XXI, mormente após o ano de 2003, o Brasil mostrou-se com importantes políticas transversais, desde politicas governamentais de cunho nacional, até polítcas locais. Neste sentido, o presente trabalho intenta apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas no início deste século, com o objetivo principal de abordar as políticas educacionais voltadas para a oferta de ensino superior gratuito. Diante disso, destacamos a importância da criação da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), implantada em 2005 na cidade média de Mossoró – Rio Grande do Norte, que depois se expandiu exponencialmente para outras cidades de menores funções urbanas no estado. A princípio, foi realizado estudo teórico metodológico acerca do assunto, em seguida levantamento de dados secundários e oficiais da universidade estudada, em um terceiro momento, foi organizado e selecionado as informações pertinentes ao tema, juntamente com o tratamento e organização da pesquisa. Nesta esteira, ganhou relevância o programa de Reestruturação das Universidades Federais, o Reuni, que, além de criar Instituições de Ensino Superior (IES), contribuiu para a expansão de novos campi, cursos e estruturas nas diferentes esferas do país. A partir deste estudo podemos constatar que até o início deste século a oferta de ensino, sobretudo das IES federais, se manteve muito concentrada em áreas específicas do país, culminando em disparidades regionais e intrarregionais na distribuição de universidades e matrículas. No entanto, evidenciamos que depois dos anos 2000, mormente após 2005, as políticas educacionais brasileiras se apresentaram com preponderante presença em diferentes escalas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Camila Gomes Freitas, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Geografia - Licenciatura Plena na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus de Pau dos Ferros-RN. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) pela mesma Universidade. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia ProPGeo da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR). Tem interesse nos seguintes temas: Migrações, Mobilidade Populacional, Semiárido, Nordeste, Região-fronteira e Fronteira Interna, Expansão e Interiorização do Ensino Superior. 

Maria Regiane da Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professora do Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Atua na área de ciências humanas. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UECE. Pesquisadora do Laboratório de Estudos (LEALP/UECE). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia do Comércio e do Consumo, mobilidade populacioanl. É especialista em gestão e avaliação escolar pela Universidade Federal Juiz de Fora e especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Denise Cristina Bomtempo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Presidente Prudente. Mestre e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP, campus de Presidente Prudente ? conceito CAPES 7. Doutorado Sanduiche realizado na Université Paris IX Dauphine/IRISSO/Paris/França. Pós Doutora pela Université Paris I Panthéon Sorbonne. Foi professora do curso de Graduação em Geografia da UNESP - Unidade de Ourinhos e da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Durante o Mestrado e o Doutorado foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ? FAPESP. Atualmente é Docente Adjunta dos Cursos de Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma universidade; Coordenadora e Pesquisadora do Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais (LEAUP) e vinculada ao Grupo de Pesquisas Observatório das Nacionalidades" (ON/UECE); Coordenadora Editorial da Revista GEOUECE. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Aberta do Brasil UAB/UECE (2014-2019) e Vice Coordenadora dos cursos de Graduação em Geografia da UECE, campus de Itaperi (2017-2019). Foi membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UECE (2014 - 2016) e também atuou como Professora visitante na Universidad Nacional de Córdoba/UNC Argentina (Julho/Agosto 2017) e Profa. visitante da Université Paris I Panthéon Sorbonne/L'Institut de Géographie (Novembro, 2019/Fevereiro, 2020). Coordenadora do Programa de Extensão Universitária "Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas". Membro da Rede Latino Americana Espaço e Economia (RELAEE). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atua principalmente nos seguintes temas: Mobilidade, Migração, Economia Urbana, Territorialidades, Redes Migratórias, Dinâmicas territoriais. 

Referências

ALVES, L. da S. F.; FREITAS, C. C. G. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E INTERIORIZAÇÃO: Nova dinâmica urbano-regional e instituições públicas de ensino no semiárido brasileiro. Sociedade e Território, v. 33, n. 1, p. 116–135, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/23432>. Acesso em: 2 fev. 2023.

ARAÚJO, T. B. de. Nordeste: desenvolvimento recente e perspectivas. In: GUIMARÃES, P. F. et al. Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste. Rio de Janeiro: BNDES, 2014. p. 540-560. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2801>. Acesso em: 13 jun. 2020.

BEZERRA, J. A. A cidade e região de Pau dos Ferros: por uma geografia da distância em uma rede urbana interiorizada. 429 f. Tese (Doutorado em Geografia), Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza-CE, 2016.

BRASIL. LEI Nº 11.155, DE 29 DE JULHO DE 2005. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11155.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2011.155%2C%20DE%2029,RN%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias>. Acesso em: 15 out. 2022.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Disponível em: <https://www.gov.br/mme/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria/perguntas-frequentes/programa-luz-para-todos>. Acesso em: 20 de nov. 2022.

BRASIL. Ministério da cidadania. Disponível em: <http://mds.gov.br/acl_users/credentials_cookie_auth/require_login?came_from=http%3A//mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia>. Acesso em: 20 nov. 2022.

BRASIL. Educação Profissional Técnica de nível médio

integrada ao ensino médio. Ministério da Educação, Brasília, 2007, 59 p.

CAMILO, S. C. A. O Processo de Bolonha e o REUNI: análise da mobilidade estudantil na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2008-2012). In: ANAIS XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Recife, 2013, p. 01-16.

CORRÊA, R. L. Construindo o conceito de cidade média. In: SPOSITO, M. E. B. (org.). Cidades médias: espaços em transição. São Paulo: Expressão Popular, 2007, p. 23-33.

CORRÊA, R. L. As pequenas cidades na confluência do urbano e do rural. GeoUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, n. 30, 2011, p. 05-12.

COSTA, F. D. F. da. Expansão recente do ensino superior público e desenvolvimento regional: estudo de caso da região de Pau dos Ferros/RN. Dissertação (mestrado), Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido, UERN, Pau dos Ferros, 2018, 167 f.

DAMBROS, M.; MUSSIO, B. R. Política educacional brasileira: a reforma dos anos 90 e suas Implicações. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Florianópolis, v. 10, 2014, p. 01-15.

DANTAS, J. R. de Q.; CLEMENTINO, M. do L. M. A expansão do ensino superior e as cidades médias: um estudo sobre a atuação da UERN/ Campus de Pau dos Ferros (RN). Rio de Janeiro. Revista Política e Planejamento Regional, v. 1, n. 2, 2014, p. 227-236.

FREITAS, C. C. G. MOVIMENTOS PENDULARES E REGIÃO DE FRONTEIRA INTERNA: A Interiorização do ensino técnico e superior em Pau dos Ferros-RN. Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido, UERN, Pau dos Ferros:RN, 2021, 121 f.

GIL, A. C. COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA. 4° ed. São Paulo: atlas, 2002.

GUMIERO, R. G. Avaliação da Expansão do REUNI UFGD no Mato Grosso do Sul. INTERAÇÕES, v. 20, 2019, p. 989-1003.

DELGADO, T. C. G.; SILVA, R. de C. da. A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL. Bertioga, FABE em Revista, v. 8, 2018, p. 67-78.

ELIAS, D.; PEQUENO, R. Mossoró: o novo espaço da produção

globalizada e aprofundamento das desigualdades socioespaciais. In: SPOSITO, M. E. B.; ELIAS, D.; SOARES, B. R. (orgs.). Agentes econômicos e reestruturação urbana e regional: Passo Fundo e Mossoró. São Paulo: Expressão Popular, 2010. p. 101-283.

FREIRE, H. P. Território, cidade média e interiorização da universidade pública: a atuação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Tese (doutorado), Programa de Pós-graduação em Geografia, UECE, Fortaleza, 2020, 224 f.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/itapipoca/panorama> Acesso em: 12 nov. 2022.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Regiões de Influência das Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101728.pdf> Acesso em: 20 nov. 2022.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticase-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados> acesso em: 28 mar. 2021.

JESUS, J. A. S. de. A política de expansão e interiorização do ensino superior através da Universidade Aberta do Brasil: a experiência da UNIVASF no Vale do Submédio São Francisco. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação em Gestão De Políticas Públicas E Segurança Social, UFRB. Cruz das Almas: BA, 2016. 105 p.

MEC. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: 20 nov. 2022.

MEC - Ministério da Educação. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC. Disponível em: <https://emec.mec.gov.br/> Acesso em: 20 nov. de 2022.

MELO, R. O. L. de. Uma janela de oportunidade para o Nordeste. In: GUIMARÃES, Paulo Ferraz et al. Um olhar territorial para o desenvolvimento: Nordeste. Rio de Janeiro: BNDES, 2014. p. 464-501. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/2801>. Acessado em: 13 jun. 2020.

MULLER, P.; SUREL, Y. A ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. Pelotas: Educat, 2002. 156p.

HADDAD, F. O PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇAO: razões, princípios e programas. Ministério da Educação, 2007.

OLIVEIRA, A. F. de. Políticas públicas educacionais:

Conceito e contextualização numa perspectiva didática. In: OLIVEIRA, A. F. De; PIZZIO A.; FRANÇA, G. FRONTEIRAS DA EDUCAÇÃO: DESIGUALDADES, TECNOLOGIAS E POLÍTICAS. PUC: Goiás, 2010, p. 93-99.

PAIVA, R. S. Expansão da rede de ensino técnico e superior no estado do Rio Grande do Norte. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.

PEREIRA, A. R. M. dos S. Campus Pontal da UFU: Espaço socialmente produzido a partir das políticas de expansão do acesso ao ensino superior. Programa de Pós-Graduação em Geografia. UFU, Ituiutaba: MG. 2018, 132 p.

PIANA, M. C. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional. Editora UNESP, SP. 2009. p. 57-83. Disponível em: <https://static.scielo.org/scielobooks/vwc8g/pdf/piana-9788579830389.pdf> Acesso em: 13 jan. 2023.

PINHEIRO, C. H. L., Cidade, Universidade e percepções docentes no contexto da expansão interiorizada do ensino superior público no estado do Ceará. INTERthesis, Florianópolis, v.15, n.2, 2018, p.38-54.

REGIC. Regiões de influência das cidades – 2018. Coordenação de Geografia. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 192 p.

REUNI. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Reuni 2008 – Relatório de Primeiro Ano. Ministério da Educação, 2009, 17 p.

ROCHA, C. L.; VAIDERGORN, J. Processo de Bolonha: a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior e possíveis influências nas Universidades Brasileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 5, p. 1-8, 2010.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O ensino superior público e particular e o território brasileiro. Brasília-DF, ABMES, 2000.

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro/ São Paulo: Record. 2001.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. USP/São Paulo, 2006.

SENADO FEDERAL. Lei nº 11.155, de 29 de julho de 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11155.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2011.155%2C%20DE%2029,RN%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias> Acesso em: 15 ago. 2022.

SENA, K. B. P.; BOMTEMPO, D. C. MIGRAÇÃO INTERNACIONAL E TERRITORIALIDADES: A PRESENÇA DOS AFRICANOS NO CEARÁ NO INÍCIO DO SÉCULO XXI. Brazilian Geopraphical Journal. v. 9, 2018, p. 4-22.

SPOSITO, E. S.; SILVA, P. F. J. da,. Cidades pequenas: Perspectivas teóricas e transformações Socioespaciais. Jundiaí, paco editorial, 2013.

SPOSITO, M. E. B. Cidades médias e pequenas: as particularidades da urbanização brasileira. In: DIAS, P. C.; LOPES, D. M. F. Cidades médias e pequenas: desafios e possibilidades do planejamento e gestão. Salvador, n 95, 2014, p. 23-35.

UFERSA. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). 2021, 205 p. disponível em: <https://documentos.ufersa.edu.br/wp-content/uploads/sites/79/2022/01/PDI-UFERSA-21-25-FINAL-20_01_2022_COM-ANEXOS.pdf>. Acesso em: 20 out. 2022.

VALENÇA, M. R. Os novos papéis e funções da cidade média de Caruaru/PE: uma análise a partir da expansão do ensino superior. Tese (doutorado), Pós-Graduação em Geografia, UFPB, João Pessoa, 2018, 195 f.

Downloads

Publicado

21-05-2023

Como Citar

FREITAS, C. C. G. .; COSTA, M. R. da; BOMTEMPO, D. C. POLÍTICAS PÚBLICAS E ENSINO SUPERIOR NO SÉCULO XXI: A PRESENÇA DO REUNI EM PEQUENAS E MÉDIAS CIDADES DO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 13, n. 1, p. e02312, 2023. DOI: 10.33237/2236-255X.2023.4732. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/4732. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos