Políticas Públicas y Educación Superior en el Siglo XXI: La Presencia de REUNI en las Pequeñas y Medianas Ciudades del Nordeste Brasileño

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2023.4732

Palabras clave:

Política Educativa, Enseñanza Superior, Pequeñas y Medianas Ciudades

Resumen

En los primeros quince años del siglo XXI, especialmente después del año 2003, Brasil se mostró con importantes políticas transversales, desde políticas gubernamentales de carácter nacional, hasta políticas locales. En ese sentido, el presente trabajo intenta presentar las principales políticas públicas desarrolladas a principios de este siglo, con el objetivo principal de abordar las políticas educativas encaminadas a ofrecer una educación superior gratuita. Frente a eso, destacamos la importancia de la creación de la Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), implantada en 2005 en la ciudad de mediano porte de Mossoró - Rio Grande do Norte, que luego se expandió exponencialmente a otras ciudades con menor presencia urbana. funciones en el estado. En un primer momento se realizó un estudio teórico metodológico sobre el tema, luego un relevamiento de datos secundarios y oficiales de la universidad estudiada, en un tercer momento se organizó y seleccionó la información relevante al tema, junto con el tratamiento y organización de la investigación. En esa estela, cobró relevancia el programa de Reestructuración de las Universidades Federales, Reuni, que además de crear Instituciones de Educación Superior (IES), contribuyó a la expansión de nuevos campus, cursos y estructuras en diferentes ámbitos del país. Con base en este estudio, podemos ver que hasta principios de este siglo, la oferta educativa, especialmente en las IES federales, permaneció muy concentrada en áreas específicas del país, culminando en disparidades regionales e intrarregionales en la distribución de universidades y matrículas. Sin embargo, mostramos que después de la década de 2000, especialmente después de 2005, las políticas educativas brasileñas estuvieron preponderantemente presentes en diferentes escalas.

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Biografía del autor/a

Carla Camila Gomes Freitas, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada em Geografia - Licenciatura Plena na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus de Pau dos Ferros-RN. Mestra no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) pela mesma Universidade. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia ProPGeo da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Núcleo de Estudos em Geografia Agrária e Regional (NuGAR). Tem interesse nos seguintes temas: Migrações, Mobilidade Populacional, Semiárido, Nordeste, Região-fronteira e Fronteira Interna, Expansão e Interiorização do Ensino Superior. 

Maria Regiane da Costa, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professora do Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Atua na área de ciências humanas. Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da UECE. Pesquisadora do Laboratório de Estudos (LEALP/UECE). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Geografia do Comércio e do Consumo, mobilidade populacioanl. É especialista em gestão e avaliação escolar pela Universidade Federal Juiz de Fora e especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Denise Cristina Bomtempo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduada e licenciada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Presidente Prudente. Mestre e Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UNESP, campus de Presidente Prudente ? conceito CAPES 7. Doutorado Sanduiche realizado na Université Paris IX Dauphine/IRISSO/Paris/França. Pós Doutora pela Université Paris I Panthéon Sorbonne. Foi professora do curso de Graduação em Geografia da UNESP - Unidade de Ourinhos e da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Durante o Mestrado e o Doutorado foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo ? FAPESP. Atualmente é Docente Adjunta dos Cursos de Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma universidade; Coordenadora e Pesquisadora do Laboratório de Estudos Agrários, Urbanos e Populacionais (LEAUP) e vinculada ao Grupo de Pesquisas Observatório das Nacionalidades" (ON/UECE); Coordenadora Editorial da Revista GEOUECE. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Geografia da Universidade Aberta do Brasil UAB/UECE (2014-2019) e Vice Coordenadora dos cursos de Graduação em Geografia da UECE, campus de Itaperi (2017-2019). Foi membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UECE (2014 - 2016) e também atuou como Professora visitante na Universidad Nacional de Córdoba/UNC Argentina (Julho/Agosto 2017) e Profa. visitante da Université Paris I Panthéon Sorbonne/L'Institut de Géographie (Novembro, 2019/Fevereiro, 2020). Coordenadora do Programa de Extensão Universitária "Vidas Cruzadas: migração, saberes e práticas". Membro da Rede Latino Americana Espaço e Economia (RELAEE). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Atua principalmente nos seguintes temas: Mobilidade, Migração, Economia Urbana, Territorialidades, Redes Migratórias, Dinâmicas territoriais. 

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Publicado

2023-05-21

Cómo citar

FREITAS, C. C. G. .; COSTA, M. R. da; BOMTEMPO, D. C. Políticas Públicas y Educación Superior en el Siglo XXI: La Presencia de REUNI en las Pequeñas y Medianas Ciudades del Nordeste Brasileño. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 13, n. 1, p. e02312, 2023. DOI: 10.33237/2236-255X.2023.4732. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/4732. Acesso em: 6 jul. 2024.

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