GEODIVERSIDADE NO ESTADO DO PIAUÍ: UM OLHAR PARA AS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5520

Palavras-chave:

Geodiversidade, Geopatrimônio, PPGGEO-UFPI, Dissertações

Resumo

Em virtude da necessidade de identificar caminhos futuros para o desenvolvimento das pesquisas sobre geodiversidade e geopatrimônio no estado do Piauí, a presente pesquisa visa analisar as dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que abordam sobre geodiversidade, geoconservação, geoturismo e geoeducação. Para tal, optou-se por uma abordagem quali-qualitativa que sistematizada em quatro etapas, a saber: 1) busca de bibliografia específica, tais como: artigos, dissertações e teses que serviram como fundamento basilar a esta pesquisa; 2) levantamento das dissertações defendidas no site no PPGGEO e posteriormente o download das pesquisas no site do catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); 3) leitura e sistematização das informações pertinentes a estas pesquisas; cabe nominar: ano de defesa, objetivo geral, metodologia e principais resultados; 4) Análise de conteúdo e categorização das abordagens futuras. Os resultados apontam que muito embora esse eixo de pesquisa esteja se consolidando no PPGGEO UFPI e no Piauí, sobretudo com produções vinculadas ao Grupo de Pesquisa em geodiversidade, patrimônio geomorfológico e geoconservação (GEOCON), as pesquisas ainda são incipientes ao considerar a extensão territorial e a potencialidade e riqueza abiótica do estado. Frente a isso, infere-se a necessidade de pesquisas que busquem estabelecer relações entre geodiversidade e cultura (geocultura), geodiversidade e turismo (geoturismo), e, mais ainda, a divulgação geocientífica a públicos diversos, que pode ser iniciada ao estabelecer relação entre geodiversidade e educação (geoeducação).

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Biografia do Autor

Maria da Paz da Cruz Vitorio de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (Biênio 2023-2025), atualmente Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) - regime dedicação exclusiva -, possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI (2017-2022)) - Campus Clóvis Moura/Teresina-PI e Ex-residente do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (Edição 2020-2022). Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação - GEOCON - da UFPI, com cadastro na plataforma do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ), atuando na linha de pesquisa Estudos Regionais e Geombientais, principalmente nos seguintes temas: Geodiversidade, Estratégias de Geoconservação do Geopatrimônio Piauiense, Ensino de Geografia Física e Geografia Ambiental. Tem experiência na área de acompanhamento pedagógico na educação infantil e ensino fundamental I e II.

Jaelson Silva Lopes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Ministro Petrônio Portella (2017.1-2021.2). Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí - PPGGEO (Biênio 2023-2025). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2018-2020) no CETI - Governador Dirceu Mendes Arcoverde / Colégio da Polícia Militar do Piauí. Foi monitor das disciplinas: Recursos Didáticos Para o Ensino de Geografia (2020), Geografia Política e Geopolítica (2021), Biogeografia (2021) e Geografia Urbana (2022). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com linha de pesquisa voltada para o ensino de Geografia física (2020-2021) e (2021-2022) com linha de pesquisa voltada para o ensino de Geografia e o uso da fotografia como recurso didático não convencional no ensino de Geografia. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa: Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG). Desenvolve pesquisas em Geografia com ênfase em ensino de Geografia física, geodiversidade, geoconservação, geoeducação e uso de recursos didáticos não convencionais para o ensino de Geografia.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É lider do Grupo de Pesquisa Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON). Coordena juntamente com o professor Dr. Gustavo Souza Valladares o Grupo de Pesquisa GEOGRAFIA FÍSICA. Tem experiência na área de Geografia física, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas: Geografia Física (Geodiversidade, Geopatrimônio, Bacia hidrográfica, Desertificação, planejamento ambiental, problemática ambiental, dentre outros), Ensino de Geografia Física e Geografia, ambiente e turismo. 

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Publicado

31-03-2024

Como Citar

OLIVEIRA, M. da P. da C. V. de; LOPES, J. S.; AQUINO, C. M. S. de. GEODIVERSIDADE NO ESTADO DO PIAUÍ: UM OLHAR PARA AS DISSERTAÇÕES PRODUZIDAS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02406, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.5520. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5520. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos