AS TENDÊNCIAS TEMÁTICAS E CONCEITUAIS DA GEOMORFOLOGIA NO XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA
Palavras-chave:
Abordagem geomorfológica, Meio ambiente, RelevoResumo
A fase atual dos estudos geomorfológicos é marcada por novos enfoques temáticos, os quais ensejam a elaboração de perspectivas teóricas renovadas. De fato, as atuais contingências sociais, econômicas e científicas propiciam uma vigilância reflexiva acerca da funcionalidade e operacionalidade dos modelos conceituais disponíveis, abrindo brechas para o desenvolvimento de novas abordagens no âmbito da Geografia Física e especificamente da Geomorfologia. No contexto dos encontros de Geografia Física é flagrante o redirecionamento dos temas e o desenvolvimento de tendências teóricas mais adequadas. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivos: (a) discutir a importância e a aplicabilidade da Geomorfologia no amplo espectro temático tratado pela Geografia Física e (b) analisar as tendências temáticas, metodológicas e técnicas aplicadas nos trabalhos publicados no XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (SBGFA), identificando-se, ainda, as abordagens teóricas prevalecentes. Para a realização desta pesquisa, foi adotada a técnica de revisão de literatura, consistindo no levantamento e leitura sistemática dos trabalhos publicados nos Anais do XVI SBGFA. Constatou-se, em linhas gerais, uma forte tendência para os estudos de caráter ambiental, os quais buscam ressaltar as relações sociedade/natureza. Ainda no âmbito das temáticas preferenciais, destacam-se: relevo e dinâmica da paisagem, relevo e zoneamentos ambientais, relevo e riscos socioambientais, relevo e fragilidade dos ambientes naturais, relevo e compartimentação da paisagem, relevo e formação de solos, relevo e estudo de bacias hidrográficas, mapeamento geomorfológico, Geomorfologia antropogênica, relevo e ensino de Geografia Física e, por fim, relevo, geoconservação e geodiversidade.
Downloads
Referências
CHRISTOFOLETTI, A. As características da Nova Geografia. Geografia, Rio Claro, v.1, n.1, p.3-33, 1976.
CHRISTOFOLETTI, A. Aplicabilidade do conhecimento geomorfológico nos projetos de planejamento. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
FALCíO SOBRINHO, J. O relevo, elemento e âncora, na dinâmica da paisagem do vale, verde e cinza, do Acaraú, no Estado do Ceará. Tese (Doutorado em Geografia). Universidade de São Paulo – USP. São Paulo, 2006.
GUERRA, A. J. T.; MARÇAL, M. S. (Org.). Geomorfologia ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
HEEMANN, A. Considerações sobre alguns obstáculos í interdisciplinaridade na Pós-Graduação. Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curitiba, n. 10, p. 47-51, jul./dez. 2004. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/made/article/view/3092/2473, Acesso em: 09 out. 2015.
JOHNSTON, R. J. Geografia e geógrafos: a geografia humana anglo-americana desde 1945. São Paulo: DIFEL, 1986.
MARQUES, J. S. Ciência geomorfológica. In: GUERRA, Antonio J. T.; CUNHA, Sandra B. (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MEIRELES, A. J. A.; SILVA, E. V. Abordagem geomorfológica para a realização de estudos integrados para o planejamento e gestão em ambientes flúvio-marinhos. Scripta nova: revista electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Universidad de Barcelona, v.6, n.118, jul. 2002. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-118.htm, Acesso em: 09 out. 2015.
MENDONÇA, F. Geografia socioambiental. Terra Livre. São Paulo, n.16, p.113-132, 2001. Disponível em: http://www.agb.org.br/files/TL_N16.pdf, Acesso em: 08 set. 2015.
ROSS, J. L. S. Ecogeografia do Brasil: subsídios para o planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2006.
ROSS, J. L. S. Geomorfologia: ambiente e planejamento. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FíSICA APLICADA, 16, 2015, Teresina, Piauí. Anais... UFPI, 2015. 1 CD-ROM.
VITTE, A. C. A construção da Geomorfologia no Brasil. Revista Brasileira de Geomorfologia, v.12, n.3, p.91-108, 2011. Disponível em: http://www.lsie.unb.br/rbg/index.php/rbg/article/view/262/198, Acesso em: 09 out. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.