CONTAMINAÇÃO DE ÁGUA POR RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA PERSPECTIVA GEOMORFOLÓGICA NOS MUNICÍPIOS DE DR. SEVERIANO E ENCANTO-RN.

Autores

  • Laerton Bernardino da Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Agassiel de Medeiros Alves Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Resí­duos sólidos, Geomorfologia, Paisagem, Reservatório de ígua

Resumo

A contaminação do meio ambiente por lixo torna-se uma ação humana preocupante, decorrente da deposição de resí­duos sólidos em locais inadequados. Este problema se dá pela falta de planejamento na escolha desses locais e por não se considerar os elementos fí­sicos do espaço geográfico para seu uso e ocupação, gerando situações que vão contra o equilí­brio do próprio meio e do bem-estar da população. Este trabalho tem como objetivo a análise geomorfológica dos impactos causados ao reservatório de abastecimento público do municí­pio do Encanto, pela localização inadequada do lixão do municí­pio de Dr. Severiano-RN. Para isso, foi realizada uma análise generalizada da deposição do lixo no Brasil; em seguida discutiu-se a natureza do problema existente na área e a abordagem dada a ele, delimitando-o a partir da categoria de analise do geossistema. Para efetuar uma melhor caracterização da problemática ambiental ocasionada pelo lixão, considerou-se para obtenção do resultado, uma interação dos elementos naturais da paisagem, mostrando que o problema principal do impacto ambiental na água não ocorre nesse reservatório apenas através de causas humanas, pois se constatou que o fator fí­sico do local tendo como agravante o aspecto geomorfológico tem grande contribuição da ocorrência desse processo por dar condições favoráveis ao transporte e carreamento de materiais vindos por gravidade dessas fontes contaminante até o reservatório. Foi construí­da uma carta geomorfológica do local contendo alguns elementos do relevo, para representar os referidos impactos no reservatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laerton Bernardino da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Geografia pela UERN/Pau dos Ferros

Agassiel de Medeiros Alves , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor Adjunto III do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, onde trabalha com disciplinas e pesquisas de Geografia Fí­sica. Doutorado em Ciência e Engenharia do Petróleo (PPGCEP) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa de Meio Ambiente. Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Graduado com Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Tem experiência na área de Geografia Fí­sica com ênfase em Meio Ambiente, Ecologia e Biogeografia, atuando principalmente com os seguintes temas: semiárido, desenvolvimento sustentável, gestão e monitoramento ambiental, mudanças climáticas, sensoriamento remoto e geoprocessamento.

Referências

BERTRAND, J. Paisagem e Geografia Fí­sica Global: Esboço metodológico. Tradução Olga Cruz. Curitiba: Editora UFPR, n. 8, p. 141-152, 2004.

BRASIL, Resolução n. 303, 20 de mar.2002. Dispõe sobre parâmetros definições e limites de áreas de preservação permanente. CONAMA, art. 2º, inciso IV.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Contêm as emendas constitucionais posteriores. Brasí­lia, DF: Senado, 1988.

CPRM - Serviço Geológico do Brasil. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do municí­pio de Encanto, Estado do Rio Grande do Norte. MASCARENHAS, João de Castro (org.). Recife: CPRM/PRODEEM, 2005.

GUERRA, A. J. T; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia e Meio Ambiente. 5º Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

GUERRA, A. J. T; MARÇAL, M. dos S. Geomorfologia Ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

MAGINI, C; HACKSPACHER, P. C. Evolução metamórfica de arcos magmáticos neoproterozóicos: região NE da proví­ncia Borborema. Revista de Geologia, vol. 18, nº 2, 187-2002, 2005.

MONTEIRO, J. H. P. Manual de Gerenciamento Integrado de resí­duos sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.

ROSS, J. L. S. Geomorfologia: ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 2007.

SUDENE. Carta Topográfica Folha Pau dos Ferros. SB.24-Z-A-II. 1:100.000

TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro, IBGE: SUPREN, (Recursos Naturais e Meio Ambiente), 1977.

Downloads

Publicado

30-06-2011

Como Citar

COSTA, L. B. da .; ALVES , A. de M. CONTAMINAÇÃO DE ÁGUA POR RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA PERSPECTIVA GEOMORFOLÓGICA NOS MUNICÍPIOS DE DR. SEVERIANO E ENCANTO-RN. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/311. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos