ANÁLISE GEOAMBIENTAL INTEGRADA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO SANTANA, COMO SUBSIDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL.
Palavras-chave:
Sub-bacia, Geossistema, Análise ambiental integradaResumo
A presente pesquisa realiza uma análise geoambiental e uma compartimentação das unidades de paisagem da sub-bacia hidrográfica do riacho Santana, localizada no sudoeste do Estado do Rio Grande do Norte. A escolha da área deve-se à importância da mesma em meio ao contexto semiárido no qual se insere, e pela singularidade de seus elementos na caracterização da dinâmica natural local. Possui como objetivos, caracterizar o estado de conservação dos elementos naturais, gerar uma análise dos atributos desta unidade espacial como também, colaborar com propostas de planejamento ambiental, utilização e conservação dos seus recursos. Para tanto, parte-se de uma proposta metodológica de base geossistêmica, utilizando as categorias inferiores de análise da paisagem propostas por Bertrand (1972) e a classificação ecodinâmica de Tricart (1977). Utiliza-se como ferramentas básica sistemas de informação geográficas SIG, análise de imagens de satélite e dados temáticos da área, gerando uma análise ambiental dos elementos da sub-bacia por meio de uma compartimentação geoambiental de acordo com as formas de uso e ocupação local e do grau de estabilidade desse ambiente.
Downloads
Referências
BERTALANFFY. L. VON. Teoria geral dos sistemas. Rio de Janeiro: Vozes,1975.
BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global: esboço metodológico. São Paulo, Cadernos de Ciências da Terra, 1972. (GEOUSP, v.13).
BRASIL. Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Folha SB. 24-ZA-II. Pau dos Ferros. Brasília, 1967 (1982, 2° impressão). 1 carta topográfica. Escala 1:100.000.
CARVALHO, R. G. Análise de sistemas ambientais aplicada ao planejamento: estudo em macro e micro escala na região da bacia hidrográfica do Rio Apodi Mossoró RN/Brasil (Tese de Doutorado). Fortaleza: Universidade Federal do Ceara, 2011.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Disponível em <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 17/08/13.
IDEMA, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio ambiente. Perfil do seu município. Natal: Rio Grande do Norte 2012. Disponível em: <http://www.idema.rn.gov.br>. Acesso em: 15 out. 2013.
INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Catálogo de imagens. Disponível em: <http://www.dgi.inpe.br/CDSR/>. Acesso em: 12 mar. 2013.
LIMA, E. C. Análise e manejo geoambiental das nascentes do alto Rio Acaraú: serra das Matas – CE. (Dissertação de Mestrado). Fortaleza: Universidade Estadual do Ceara, 2004.
SEMARH, Secretaria de Estado do meio Ambiente e dos recursos hídricos. Bacia hidrográfica do Apodi Mossoró. Natal, 2012. Disponível em: <http://www.semarh.rn.gov.br>. Acesso em: 12 set. 2012.
TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: FIBGE-SUPREN, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.