ANÁLISE GEOAMBIENTAL INTEGRADA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO SANTANA, COMO SUBSIDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL.

Autores

  • Laerton Bernardino da Costa Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Fabio Souza e Silva da Cunha Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Ernane Cortez Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Palavras-chave:

Sub-bacia, Geossistema, Análise ambiental integrada

Resumo

A presente pesquisa realiza uma análise geoambiental e uma compartimentação das unidades de paisagem da sub-bacia hidrográfica do riacho Santana, localizada no sudoeste do Estado do Rio Grande do Norte. A escolha da área deve-se à importância da mesma em meio ao contexto semiárido no qual se insere, e pela singularidade de seus elementos na caracterização da dinâmica natural local. Possui como objetivos, caracterizar o estado de conservação dos elementos naturais, gerar uma análise dos atributos desta unidade espacial como também, colaborar com propostas de planejamento ambiental, utilização e conservação dos seus recursos. Para tanto, parte-se de uma proposta metodológica de base geossistêmica, utilizando as categorias inferiores de análise da paisagem propostas por Bertrand (1972) e a classificação ecodinâmica de Tricart (1977). Utiliza-se como ferramentas básica sistemas de informação geográficas SIG, análise de imagens de satélite e dados temáticos da área, gerando uma análise ambiental dos elementos da sub-bacia por meio de uma compartimentação geoambiental de acordo com as formas de uso e ocupação local e do grau de estabilidade desse ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTALANFFY. L. VON. Teoria geral dos sistemas. Rio de Janeiro: Vozes,1975.

BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Fí­sica Global: esboço metodológico. São Paulo, Cadernos de Ciências da Terra, 1972. (GEOUSP, v.13).

BRASIL. Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Folha SB. 24-ZA-II. Pau dos Ferros. Brasí­lia, 1967 (1982, 2° impressão). 1 carta topográfica. Escala 1:100.000.

CARVALHO, R. G. Análise de sistemas ambientais aplicada ao planejamento: estudo em macro e micro escala na região da bacia hidrográfica do Rio Apodi Mossoró RN/Brasil (Tese de Doutorado). Fortaleza: Universidade Federal do Ceara, 2011.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Censo demográfico 2010. Disponí­vel em <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 17/08/13.

IDEMA, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio ambiente. Perfil do seu municí­pio. Natal: Rio Grande do Norte 2012. Disponí­vel em: <http://www.idema.rn.gov.br>. Acesso em: 15 out. 2013.

INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Catálogo de imagens. Disponí­vel em: <http://www.dgi.inpe.br/CDSR/>. Acesso em: 12 mar. 2013.

LIMA, E. C. Análise e manejo geoambiental das nascentes do alto Rio Acaraú: serra das Matas – CE. (Dissertação de Mestrado). Fortaleza: Universidade Estadual do Ceara, 2004.

SEMARH, Secretaria de Estado do meio Ambiente e dos recursos hí­dricos. Bacia hidrográfica do Apodi Mossoró. Natal, 2012. Disponí­vel em: <http://www.semarh.rn.gov.br>. Acesso em: 12 set. 2012.

TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: FIBGE-SUPREN, 1977.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

COSTA, L. B. da .; CUNHA, F. S. e S. da .; LIMA, E. C. . ANÁLISE GEOAMBIENTAL INTEGRADA DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIACHO SANTANA, COMO SUBSIDIO AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 4, n. 1, p. 27–37, 2014. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/605. Acesso em: 4 jul. 2024.