ABORDAGENS DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CORRENTES GEOGRÁFICAS E GEOGRAFIA ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/geotemas.v12i0.3732

Palavras-chave:

Paisagem; Pensamento geográfico; Prática docente; Livros didáticos; Ensino básico., Paisagem;

Resumo

A paisagem, enquanto categoria de análise geográfica, reflete a interface e a representação visual dos elementos sociais e ambientais. Este estudo trata de uma investigação em torno das concepções acerca do termo paisagem, alicerçado em questões de ordem teórico-epistemológica e, no processo de sistematização desse conceito aliado ao desenvolvimento do pensamento geográfico. Sob uma perspectiva orientada ao contexto didático-pedagógico tem como principal objetivo analisar como estes conceitos operacionais da Geografia voltados para o campo acadêmico-cientí­fico são transpostos para o ensino básico, especificamente, o conceito de paisagem. A metodologia utilizada neste artigo consistiu em uma abordagem de cunho qualitativo, de natureza descritivo-interpretativa, com base em análise bibliográfica e documental. Para tanto, realizou-se pesquisas bibliográficas, consultas no documento normativo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, a análise de 10 livros didáticos, distribuí­dos desde as séries iniciais do Ensino Fundamental II até o Ensino Médio. A análise aqui proposta encaminhou-nos à reflexão sobre os desafios que se colocam face à prática docente, como a articulação que o professor deve estabelecer entre os diversos horizontes epistemológicos concernentes a este conceito já consolidado em conjunto aos conhecimentos prévios trazidos pelos educandos do seu cotidiano e, a abordagem insuficiente da paisagem nos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Fabio Vieira de Montes, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, (MAG - UVA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri, URCA, 2018. Possui graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2016), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Agrárias - GEA, Vinculado ao grupo de pesquisa CNPq: Território, espaço e movimentos sociais, da Universidade Regional do Cariri -URCA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Fí­sica.

Simone Ferreira Diniz, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em solos e nutrição de plantas pela Universidade Federal do Ceará(UFC), Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Campus de Rio Claro ? SP), Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral junto ao Mestrado Acadêmico em Geografia/PNPD/CAPES/UVA-CE. Foi coordenadora do Mestrado Acadêmico em Geografia MAG/UVA-CE. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE. Tem experiência e publicações na área de Geociências com ênfase na área de pedologia, estudo e analise ambiental. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Ambientais e Climáticos (LEAC) e coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa "Estudos Geográficos de Sistemas Ambientais e Climas Intrarregionais". 

Fátima Leiliana Sales Ferreira , Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG da Universidade Estadual Vale do Acaraú (2020), na linha de pesquisa: Ensino e Formação de Professores de Geografia. Bolsista de Pós-Graduação pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (FUNCAP). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2019). Integrou atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa "Estudos Geográficos de Sistemas Ambientais e Climas Intrarregionais", atuando no Laboratório de Estudos Ambientais e Climáticos (LEAC/UVA), de 2016 í  2018. Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geotecnologias, tecnologias da aprendizagem e educação geográfica na atualidade - GEOTEA. Tem experiência na área de Geografia Fí­sica. Desenvolvendo pesquisas relacionadas aos seguintes temas: A abordagem de temáticas fí­sico-naturais na educação geográfica, especificamente a operacionalização do conceito de Bacias Hidrográficas no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, como também, voltadas a formação docente, novas metodologias de ensino, sobretudo, o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e Geotecnologias aplicadas ao ensino da Ciência Geográfica.

Ernane Cortez Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012) Pós-Doutorado em Geografia "Educação Ambiental Aplicada a Gestão Territorial em Comunidades Ribeirinhas e Litorâneas" pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Possui graduação em Geografia/Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialização em Botânica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Mestrado Acadêmico em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (20004). Pesquisador do CNPq, Lí­der do Grupo de Pesquisa Planejamento e Gestão em Bacias Hidrográficas. Atualmente é professor Adjunto K da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA com experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacias Hidrográficas, Meio Ambiente, Degradação Ambiental, Planejamento Ambiental e EIA/RIMA. Professor e Orientador do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

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Publicado

31-03-2022

Como Citar

MONTES, F. V. de .; DINIZ, S. F.; FERREIRA, F. L. S. .; LIMA, E. C. ABORDAGENS DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CORRENTES GEOGRÁFICAS E GEOGRAFIA ESCOLAR. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 12, p. e02202, 2022. DOI: 10.33237/geotemas.v12i0.3732. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/3732. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos