CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO CAMPUS DE AQUIDAUANA, MS: OS RELATÓRIOS DOS ALUNOS E A VOZ DO SUPERVISOR NA ESCOLA COMO FONTES DE ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2023.4540

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Extensão Universitária, Estágio Supervisionado, Escola

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de pós-doutorado voluntário e tem como objetivo sugerir ações extensionistas no curso de Geografia da UFMS, campus de Aquidauana, a partir de duas perspectivas: a das narrativas encontradas nos relatórios de estágio e dos professores supervisores na escola. Como referencial teórico foram utilizados os materiais de Lüdke (2009), Bisconsin et al (2019), Borges; Ferreira; Fontoura (2012), Tardif; Lessard; Lehaye (1991) sobre a formação docente continuada e no campo da Geografia as contribuições sobre estágio supervisionado e formação de professores de Castelar (2017), Oliveira e Santos (2019) e Vallerius (2019). A técnica do grupo focal e a análise documental e bibliográfica, seguindo as leituras de Gatti (2005) e Franco (2021), foram as metodologias que contribuíram para a obtenção dos resultados sobre as impressões dos supervisores e as sugestões de temas para ações extensionistas. Os relatórios de 2017 a 2019 foram propositalmente escolhidos por não se adequarem ao formato adotado durante a pandemia e neles incluídos os do Programa de Residência Pedagógica (PRP) coordenado pela CAPES. Com o desenvolvimento destas metodologias, os resultados mostraram-se satisfatórios, pois foram identificados temas voltados à Geografia Física e Geopolítica como emergenciais entre os supervisores na escola. As temáticas identificadas poderão servir de subsídio, inclusive, para facilitar atividades que possam colaborar na implementação da Resolução nº 7 de 2018 sobre extensão universitária no currículo da graduação. A proposta é que estes assuntos sejam transformados em ações extensionistas conforme interesse institucional partindo dos dois recursos metodológicos adotados na pesquisa.

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Biografia do Autor

Renata Barrocas, Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Su (SED/MS)

Doutora em Geografia (2005) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Rio Claro), Mestre em Geografia Física (2001) pela Universidade de São Paulo (USP) , Licenciada (1996) e Bacharel (1995) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Rio Claro). Docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental (UNIMES). Atualmente ministra aulas e orienta pesquisas na licenciatura em Geografia - modalidade presencial e no Ensino a Distância - (UNIMES). Exerce supervisão de estágios na Licenciatura de Geografia - modalidade presencial - (UNIMES). Atua com pesquisa nas seguintes temáticas: ensino de Geografia , percepção e cognição do meio ambiente e turismo e atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Su (SED/MS).

Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental, prática de ensino e estágio supervisionado.

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Publicado

03-04-2023

Como Citar

BARROCAS, R.; TEIXEIRA DOS SANTOS, E. CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO CAMPUS DE AQUIDAUANA, MS: OS RELATÓRIOS DOS ALUNOS E A VOZ DO SUPERVISOR NA ESCOLA COMO FONTES DE ANÁLISE. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 13, n. 1, p. e02307, 2023. DOI: 10.33237/2236-255X.2023.4540. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/4540. Acesso em: 3 jul. 2024.

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Artigos