CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO CAMPUS DE AQUIDAUANA, MS: OS RELATÓRIOS DOS ALUNOS E A VOZ DO SUPERVISOR NA ESCOLA COMO FONTES DE ANÁLISE
DOI:
https://doi.org/10.33237/2236-255X.2023.4540Palavras-chave:
Ensino, Geografia, Extensão Universitária, Estágio Supervisionado, EscolaResumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de pós-doutorado voluntário e tem como objetivo sugerir ações extensionistas no curso de Geografia da UFMS, campus de Aquidauana, a partir de duas perspectivas: a das narrativas encontradas nos relatórios de estágio e dos professores supervisores na escola. Como referencial teórico foram utilizados os materiais de Lüdke (2009), Bisconsin et al (2019), Borges; Ferreira; Fontoura (2012), Tardif; Lessard; Lehaye (1991) sobre a formação docente continuada e no campo da Geografia as contribuições sobre estágio supervisionado e formação de professores de Castelar (2017), Oliveira e Santos (2019) e Vallerius (2019). A técnica do grupo focal e a análise documental e bibliográfica, seguindo as leituras de Gatti (2005) e Franco (2021), foram as metodologias que contribuíram para a obtenção dos resultados sobre as impressões dos supervisores e as sugestões de temas para ações extensionistas. Os relatórios de 2017 a 2019 foram propositalmente escolhidos por não se adequarem ao formato adotado durante a pandemia e neles incluídos os do Programa de Residência Pedagógica (PRP) coordenado pela CAPES. Com o desenvolvimento destas metodologias, os resultados mostraram-se satisfatórios, pois foram identificados temas voltados à Geografia Física e Geopolítica como emergenciais entre os supervisores na escola. As temáticas identificadas poderão servir de subsídio, inclusive, para facilitar atividades que possam colaborar na implementação da Resolução nº 7 de 2018 sobre extensão universitária no currículo da graduação. A proposta é que estes assuntos sejam transformados em ações extensionistas conforme interesse institucional partindo dos dois recursos metodológicos adotados na pesquisa.
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