CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO CAMPUS DE AQUIDAUANA, MS: OS RELATÓRIOS DOS ALUNOS E A VOZ DO SUPERVISOR NA ESCOLA COMO FONTES DE ANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2023.4540

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Extensão Universitária, Estágio Supervisionado, Escola

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de pós-doutorado voluntário e tem como objetivo sugerir ações extensionistas no curso de Geografia da UFMS, campus de Aquidauana, a partir de duas perspectivas: a das narrativas encontradas nos relatórios de estágio e dos professores supervisores na escola. Como referencial teórico foram utilizados os materiais de Lüdke (2009), Bisconsin et al (2019), Borges; Ferreira; Fontoura (2012), Tardif; Lessard; Lehaye (1991) sobre a formação docente continuada e no campo da Geografia as contribuições sobre estágio supervisionado e formação de professores de Castelar (2017), Oliveira e Santos (2019) e Vallerius (2019). A técnica do grupo focal e a análise documental e bibliográfica, seguindo as leituras de Gatti (2005) e Franco (2021), foram as metodologias que contribuíram para a obtenção dos resultados sobre as impressões dos supervisores e as sugestões de temas para ações extensionistas. Os relatórios de 2017 a 2019 foram propositalmente escolhidos por não se adequarem ao formato adotado durante a pandemia e neles incluídos os do Programa de Residência Pedagógica (PRP) coordenado pela CAPES. Com o desenvolvimento destas metodologias, os resultados mostraram-se satisfatórios, pois foram identificados temas voltados à Geografia Física e Geopolítica como emergenciais entre os supervisores na escola. As temáticas identificadas poderão servir de subsídio, inclusive, para facilitar atividades que possam colaborar na implementação da Resolução nº 7 de 2018 sobre extensão universitária no currículo da graduação. A proposta é que estes assuntos sejam transformados em ações extensionistas conforme interesse institucional partindo dos dois recursos metodológicos adotados na pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Barrocas, Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Su (SED/MS)

Doutora em Geografia (2005) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP ? Rio Claro), Mestre em Geografia Física (2001) pela Universidade de São Paulo (USP) , Licenciada (1996) e Bacharel (1995) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Rio Claro). Docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental (UNIMES). Atualmente ministra aulas e orienta pesquisas na licenciatura em Geografia - modalidade presencial e no Ensino a Distância - (UNIMES). Exerce supervisão de estágios na Licenciatura de Geografia - modalidade presencial - (UNIMES). Atua com pesquisa nas seguintes temáticas: ensino de Geografia , percepção e cognição do meio ambiente e turismo e atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Su (SED/MS).

Eva Teixeira dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia e Geografia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, gestão ambiental, prática de ensino e estágio supervisionado.

Referências

BEILLEROT J. La recherche: essai d'analyse. Recherche et formation, INRP, nº. 9, 1991, p. 17-31. In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores, Campinas: Papirus, 2001.

BISCONSINI, C. R., TEIXEIRA, F. C., ANVERSA, A. L. B., OLIVEIRA, A. A. B. de. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na perspectiva de professores supervisores. Corpoconsciência, vol. 23, n. 01, p. 75-87, jan./abr., 2019. Disponível em:<https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7497>. Acesso em 15 de nov. 2022.

BORGES, L. P. C.; FERREIRA, Y. S.; FONTOURA, H. A. da. A circularidade de saberes na formação docente: para quem e por que pesquisamos? Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 28, p. 211-221, maio/ago. 2012. Disponível em:<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24241/17220>. Acesso em 16 de nov. 2022.

BRASIL. CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Edital nº 06/2018 Programa de Residência Pedagógica Retificado. 2018a. Disponível em:<https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/27032018-Edital-6-Residencia-Pedagogica-Alteracao-II.pdf> Acesso em 20 de fev. 2022.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 19 de dez. 2018. Disponível em:< https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808>. Acesso em 26 de out. 2022.

CASTELLAR, S. M. V. Geografia Escolar e a formação docente. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (org.) Formação continuada de professores: uma releitura das áreas de conteúdo. São Paulo: Cengage Learning, 2017, p. 101-124.

FRANCO, M. L. P. B.. Análise de Conteúdo. Campinas: Editora Autores Associados, 2021.

GARCIA, M. S. dos S.; COSTA, R. M. S. Microlearning Design para Formação de Professores em Contexto Não Formal de Educação a Distância. EaD em Foco, v. 11, n. 2, e1568, 2021. Disponível em:<https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1568/703>. Acesso em 23 de out.2022.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro, 2005.

LÜDKE, M. Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n.01, p. 95-108, ago./dez, 2009. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/7> Acesso em: 02 out. 2022.

OLIVEIRA, S. R. L.; SANTOS, L.S.C. Dimensões da docência em geografia: o estágio supervisionado, os sujeitos e o registro. In: Vallerius, Daniel Mallmann; Mota, Hugo Gabriel; Santos, Leovan Alves dos. O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia. Paco e Littera. 2019. p.97-122.

TARDIF, M.; LESSARD, C; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, Porto Alegre: Panônica. 1991.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL. COLEGIADO DE CURSO DOS CURSOS DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. RESOLUÇÃO Nº 97, DE 17 DE OUTUBRO DE 2019. 1. Aprovar o Regulamento dos Estágios Obrigatórios (I, II, II e IV) do curso de Geografia - Licenciatura (0443); e 2. Revogar a resolução nº 89, de 31 de agosto de 2017. Disponível:<https://drive.google.com/file/d/1ANAHhrY36Zf3-IP52o8NC5WzuvQrqWhe/view

VIEIRA, M. N. de A.; ALVARENGA, E.; LOBOS, J. P. S.. A formação de professores/as e o estágio supervisionado no curso de Pedagogia: diálogos possíveis. 2020. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v.12, n.1, p.780-808, jan./abr. 2020. Disponível em:< https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8659406>. Acesso em 14 de nov. 2022.

VALLERIUS, D. M. O estágio supervisionado de professores de Geografia: notas importantes e (des)pretensiosas para o seu revelar. In: VALLERIUS, D. M.; MOTA, H. G.; SANTOS, L. A. dos. O Estágio Supervisionado e o Professor de Geografia. Paco e Littera. 2019. p. 20-37.

Downloads

Publicado

03-04-2023

Como Citar

BARROCAS, R.; TEIXEIRA DOS SANTOS, E. CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO CAMPUS DE AQUIDAUANA, MS: OS RELATÓRIOS DOS ALUNOS E A VOZ DO SUPERVISOR NA ESCOLA COMO FONTES DE ANÁLISE. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 13, n. 1, p. e02307, 2023. DOI: 10.33237/2236-255X.2023.4540. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/4540. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos