ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5354

Palavras-chave:

Cartografia Escolar, Material didático, Atlas municipal, Estudo do lugar

Resumo

O ensino de Geografia na educação básica busca promover o estudo e/ou problematização do lugar enquanto espaço vivido, sendo este entendido como categoria de análise do espaço geográfico. Na última década, impulsionou-se a produção de materiais didático-pedagógicos que abordem a realidade em escala local e entre estes materiais estão os Atlas Escolares Municipais. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o Atlas Geográfico Escolar do Município de Assú (RN) construído para ser utilizado como material didático, de forma a mediar o ensino-aprendizagem da disciplina Geografia no segundo ciclo do Ensino Fundamental. As etapas metodológicas da pesquisa consistiram em: 1) levantamento bibliográfico; 2) levantamento cartográfico; 3) trabalho de gabinete; 4) pesquisa de campo; e 5) organização das pranchas que compõem o Atlas. Como resultados, constatou-se que os Atlas se apresentam como importantes recursos didático-pedagógicos que podem dinamizar o ensino de Geografia, tendo o estudo do lugar como ponto de partida capaz de aproximar os educandos dos conhecimentos e conceitos geográficos. A falta de informações, em nível local, ainda é um grande limitador no fazer docente, pois elas se encontram fragmentadas e, por muitas vezes, descontextualizadas. Essa constatação fortalece o uso desses materiais didáticos em sala de aula. As representações cartográficas contribuem para o entendimento contextualizado da realidade local, possibilitando espacializar fenômenos, tanto físicos quanto sociais. Os Atlas assumem papel importante no que se refere ao ensino de Geografia, além de mediar o processo de ensino-aprendizagem para que seja capaz de conduzir ao pensamento espacial nos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geronimo da Silva Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Assú/RN (2019). Especialista em Mídias na Educação-DEAD/UERN (2022), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UERN (turma 2021.1). Membro do grupo de pesquisa Ambiente & Sociedade do departamento de Geografia DGE/UERN-Assú/RN. Atualmente desenvolve pesquisas com ênfase nas temáticas: Atlas escolares municipais materiais didáticos, e ensino de Geografia. 

Josiel de Alencar Guedes , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Geociências e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente sou professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú (RN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) no Campus Central,. Minhas pesquisas e ensino estão relacionadas a área da Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrogeografia e Geocartografia. 

Miriam Aparecida Bueno, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada pela Universidade Federal do Acre, possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra, pela Universidade Estadual de Campinas e pós doutorado pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora associada do Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás. 

Referências

ALMEIDA, R. D. et al. Ipeúna: atlas municipal escolar – geográfico, histórico, ambiental. Rio Claro: LABENGEO, 2000.

AGUIAR, L. M. B. O lugar e o mapa. Caderno Cedes, Campinas, v.23, n.60, p.139-148, ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/tJKwb8p9NwWQWQmch6g7XrD/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2022.

AMORIM, P. O município de Assú. Natal: Sebo Vermelho, 2008.

BUENO, M. A.; BUQUE, S. L. Cartografia escolar e atlas escolares municipais Brasil/Moçambique: o estudo do espaço local e a formação de professores. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.7, n.13, p.233-247, 2017. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/495. Acesso em 2 jan. 2022.

BUENO, M. A. Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores: um estudo de caso em Sena Madureira/AC. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Campinas, [s.n.], 2008.

BUENO, M. A. Atlas escolares municipais e sua proposta no âmbito das políticas curriculares educacionais: considerações iniciais. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v.99, p.74-85, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1468. Acesso em: 1 mar. 2021.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc . Acesso em: 22 jan. 2022.

CALLAI, H. C. Escola, cotidiano e lugar. In: BUITONI, M. M. S. (Org.). Geografia: ensino fundamental. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília, Coleção Explorando o Ensino, 2010. p.252-278.

CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.

CASTRO, V. A. et al. A divertida experiência de aprender com mapas. In: ALMEIDA, R. D. (Org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2018. p.91-120.

FRANCISCHETT, M. N. A cartografia no ensino da Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Rio de Janeiro: Litteris Ed: KroArt, 2002.

HONDA, J. D. S. Políticas curriculares e atlas escolares municipais: contribuições para o estudo do lugar. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Goiânia, 2017.

LESANN, J. G. Atlas escolar de Nova Lima. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.

LESANN, J. G. Atlas escolar do município de Betim. Betim: IPPUB, 2012.

MARTINELLI, M. As cartografias e os atlas geográficos escolares. Revista da ANPEGE, Grande Dourado, v.7, n.1, número especial, p.251-260, out. 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6568. Acesso em: 22 abr. 2022.

MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e Cartografia temática. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2019.

MARTINELLI, M. Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social. Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, p.21-34, maio/ago. 2008. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia. Acesso em: 10 fev. 2022.

OLIVEIRA, A. I. L. et al. Material didático para incursões locais: ampliando possibilidades para a Geografia Escolar com o atlas municipal. Geografia, Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v.21, n.2, p.115-124, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/23349. Acesso em: 3 mar. 2021.

PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.

PINHEIRO, I. Assu: dos Janduís ao sesquicentenário. Mossoró: Queima Bucha, 2010.

PMA. Prefeitura Municipal de Assú (PMA). Lei Complementar nº 172/2021, de 28 de dezembro de 2021. Dispõe sobre o Plano Diretor do Município de Assú e dá outras providências, 2021. Disponível em: https://assu.rn.gov.br/. Acesso em: 3 mar. 2021.

RODRIGUES, Í. F. S. Atlas para ensinar e aprender Geografia: O que faz deles Escolares na Construção do Raciocínio Geográfico. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

SANTOS, M. G. M.; GUEDES, J. A. O atlas escolar municipal de São Rafael-RN: processo de elaboração e importância para o ensino de geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v.10, n.19, p.145-165, jul./dez. 2019. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N19/Resumo-Art10-v10-n19-Revista-Ensino-Geografia-Santos-Guedes.php. Acesso em: 9 abr. 2022.

SILVA FILHO, R. I.; PINTO, F. R. O Lixo e a Água na Microrregião do Vale do Açu/RN. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais. Aracajú, v.12, n.5, p.619-631, 2021. Disponível em: https://sustenere.inf.br/index.php/rica/article/view/5577. Acesso em: 26 jun. 2023.

SILVA, M. A. B.; COMPIANI, M. O estudo do lugar e a fundamentação geográfica dos atlas escolares municipais no Brasil. In: Anais... Encontro de Geógrafos da América Latina, 10 – Universidade de São Paulo, 2005, p.14616-14626.

VIEIRA, J. A. Atlas escolar municipal de Rio do Fogo: instrumento didático para o estudo da linguagem cartográfica. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado Profissional), Caicó, 2019.

Publicado

29-02-2024

Como Citar

COSTA, G. da S.; GUEDES , J. de A. .; BUENO, M. A. ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02403, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.5354. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5354. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos