ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR DE ASSÚ (RN): MATERIAL DIDÁTICO PARA O ESTUDO DO LUGAR
DOI:
https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5354Palavras-chave:
Cartografia Escolar, Material didático, Atlas municipal, Estudo do lugarResumo
O ensino de Geografia na educação básica busca promover o estudo e/ou problematização do lugar enquanto espaço vivido, sendo este entendido como categoria de análise do espaço geográfico. Na última década, impulsionou-se a produção de materiais didático-pedagógicos que abordem a realidade em escala local e entre estes materiais estão os Atlas Escolares Municipais. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o Atlas Geográfico Escolar do Município de Assú (RN) construído para ser utilizado como material didático, de forma a mediar o ensino-aprendizagem da disciplina Geografia no segundo ciclo do Ensino Fundamental. As etapas metodológicas da pesquisa consistiram em: 1) levantamento bibliográfico; 2) levantamento cartográfico; 3) trabalho de gabinete; 4) pesquisa de campo; e 5) organização das pranchas que compõem o Atlas. Como resultados, constatou-se que os Atlas se apresentam como importantes recursos didático-pedagógicos que podem dinamizar o ensino de Geografia, tendo o estudo do lugar como ponto de partida capaz de aproximar os educandos dos conhecimentos e conceitos geográficos. A falta de informações, em nível local, ainda é um grande limitador no fazer docente, pois elas se encontram fragmentadas e, por muitas vezes, descontextualizadas. Essa constatação fortalece o uso desses materiais didáticos em sala de aula. As representações cartográficas contribuem para o entendimento contextualizado da realidade local, possibilitando espacializar fenômenos, tanto físicos quanto sociais. Os Atlas assumem papel importante no que se refere ao ensino de Geografia, além de mediar o processo de ensino-aprendizagem para que seja capaz de conduzir ao pensamento espacial nos educandos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. D. et al. Ipeúna: atlas municipal escolar – geográfico, histórico, ambiental. Rio Claro: LABENGEO, 2000.
AGUIAR, L. M. B. O lugar e o mapa. Caderno Cedes, Campinas, v.23, n.60, p.139-148, ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/tJKwb8p9NwWQWQmch6g7XrD/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2022.
AMORIM, P. O município de Assú. Natal: Sebo Vermelho, 2008.
BUENO, M. A.; BUQUE, S. L. Cartografia escolar e atlas escolares municipais Brasil/Moçambique: o estudo do espaço local e a formação de professores. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.7, n.13, p.233-247, 2017. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/495. Acesso em 2 jan. 2022.
BUENO, M. A. Atlas escolares municipais e a possibilidade de formação continuada de professores: um estudo de caso em Sena Madureira/AC. Tese (Doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Campinas, [s.n.], 2008.
BUENO, M. A. Atlas escolares municipais e sua proposta no âmbito das políticas curriculares educacionais: considerações iniciais. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v.99, p.74-85, 2018. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/1468. Acesso em: 1 mar. 2021.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc . Acesso em: 22 jan. 2022.
CALLAI, H. C. Escola, cotidiano e lugar. In: BUITONI, M. M. S. (Org.). Geografia: ensino fundamental. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Brasília, Coleção Explorando o Ensino, 2010. p.252-278.
CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.
CASTRO, V. A. et al. A divertida experiência de aprender com mapas. In: ALMEIDA, R. D. (Org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2018. p.91-120.
FRANCISCHETT, M. N. A cartografia no ensino da Geografia: construindo os caminhos do cotidiano. Rio de Janeiro: Litteris Ed: KroArt, 2002.
HONDA, J. D. S. Políticas curriculares e atlas escolares municipais: contribuições para o estudo do lugar. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Goiânia, 2017.
LESANN, J. G. Atlas escolar de Nova Lima. Belo Horizonte: Fino Traço, 2011.
LESANN, J. G. Atlas escolar do município de Betim. Betim: IPPUB, 2012.
MARTINELLI, M. As cartografias e os atlas geográficos escolares. Revista da ANPEGE, Grande Dourado, v.7, n.1, número especial, p.251-260, out. 2011. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6568. Acesso em: 22 abr. 2022.
MARTINELLI, M. Mapas da Geografia e Cartografia temática. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2019.
MARTINELLI, M. Um atlas geográfico escolar para o ensino-aprendizagem da realidade natural e social. Portal da Cartografia. Londrina, v.1, n.1, p.21-34, maio/ago. 2008. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia. Acesso em: 10 fev. 2022.
OLIVEIRA, A. I. L. et al. Material didático para incursões locais: ampliando possibilidades para a Geografia Escolar com o atlas municipal. Geografia, Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v.21, n.2, p.115-124, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/23349. Acesso em: 3 mar. 2021.
PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.
PINHEIRO, I. Assu: dos Janduís ao sesquicentenário. Mossoró: Queima Bucha, 2010.
PMA. Prefeitura Municipal de Assú (PMA). Lei Complementar nº 172/2021, de 28 de dezembro de 2021. Dispõe sobre o Plano Diretor do Município de Assú e dá outras providências, 2021. Disponível em: https://assu.rn.gov.br/. Acesso em: 3 mar. 2021.
RODRIGUES, Í. F. S. Atlas para ensinar e aprender Geografia: O que faz deles Escolares na Construção do Raciocínio Geográfico. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
SANTOS, M. G. M.; GUEDES, J. A. O atlas escolar municipal de São Rafael-RN: processo de elaboração e importância para o ensino de geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v.10, n.19, p.145-165, jul./dez. 2019. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N19/Resumo-Art10-v10-n19-Revista-Ensino-Geografia-Santos-Guedes.php. Acesso em: 9 abr. 2022.
SILVA FILHO, R. I.; PINTO, F. R. O Lixo e a Água na Microrregião do Vale do Açu/RN. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais. Aracajú, v.12, n.5, p.619-631, 2021. Disponível em: https://sustenere.inf.br/index.php/rica/article/view/5577. Acesso em: 26 jun. 2023.
SILVA, M. A. B.; COMPIANI, M. O estudo do lugar e a fundamentação geográfica dos atlas escolares municipais no Brasil. In: Anais... Encontro de Geógrafos da América Latina, 10 – Universidade de São Paulo, 2005, p.14616-14626.
VIEIRA, J. A. Atlas escolar municipal de Rio do Fogo: instrumento didático para o estudo da linguagem cartográfica. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ensino Superior do Seridó. Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado Profissional), Caicó, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Geotemas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.