AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO MIDIÁTICO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Autores

Palavras-chave:

ensino de Geografia, mí­dia, discurso, decodificação

Resumo

Compreender as diferentes linguagens utilizadas pelos meios de comunicação de massa é uma questão importante para a Geografia Escolar. Categorias-chave do pensamento geográfico – entre elas, território, paisagem e espaço – estão constantemente presentes em noticiários, filmes, documentários, seriados e programas de entretenimento de maneira geral. No entanto, a influência do discurso midiático no processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica ainda é pouco mencionada em trabalhos acadêmicos. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre discurso midiático e processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica. Por se tratar de uma investigação de caráter crí­tico-descritivo, os recursos metodológicos da análise aqui desenvolvida consistiram em levantamento bibliográfico pertinente e na revisão da literatura. Para tanto, recorremos í s obras de autores que realizam pesquisas sobre a visão do discurso midiático na Geografia Escolar como Vicente de Paula Leão, Iara Vieira Guimarães e Nidia Pontuschka. A partir das leituras realizadas, contatamos que a incorporação do material midiático em sala de aula não deve ser feita como mero recurso didático complementar, de caráter ilustrativo, mas como objeto de estudo a ser sistematizado em seu conteúdo discursivo. Portanto, cabe ao educador promover a ressignificação do discurso midiático em sala de aula e orientar seus alunos no gerenciamento das informações que estão disponí­veis nos principais veí­culos de comunicação.

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Biografia do Autor

Francisco Fernandes Ladeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espí­rito Santo (IFES)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espí­rito Santo (IFES) - Campus Vitória, Articulista do Observatório da Imprensa, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ). ORCID ID: . CURRICULUM LATTES:  EMAIL:

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

LADEIRA, F. F. . AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO MIDIÁTICO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 10, n. 3, p. 42–55, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/2775. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos