AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO MIDIÁTICO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Palavras-chave:
ensino de Geografia, mídia, discurso, decodificaçãoResumo
Compreender as diferentes linguagens utilizadas pelos meios de comunicação de massa é uma questão importante para a Geografia Escolar. Categorias-chave do pensamento geográfico – entre elas, território, paisagem e espaço – estão constantemente presentes em noticiários, filmes, documentários, seriados e programas de entretenimento de maneira geral. No entanto, a influência do discurso midiático no processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica ainda é pouco mencionada em trabalhos acadêmicos. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre discurso midiático e processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica. Por se tratar de uma investigação de caráter crítico-descritivo, os recursos metodológicos da análise aqui desenvolvida consistiram em levantamento bibliográfico pertinente e na revisão da literatura. Para tanto, recorremos í s obras de autores que realizam pesquisas sobre a visão do discurso midiático na Geografia Escolar como Vicente de Paula Leão, Iara Vieira Guimarães e Nidia Pontuschka. A partir das leituras realizadas, contatamos que a incorporação do material midiático em sala de aula não deve ser feita como mero recurso didático complementar, de caráter ilustrativo, mas como objeto de estudo a ser sistematizado em seu conteúdo discursivo. Portanto, cabe ao educador promover a ressignificação do discurso midiático em sala de aula e orientar seus alunos no gerenciamento das informações que estão disponíveis nos principais veículos de comunicação.
Downloads
Referências
BACCEGA, M. A. Meios de comunicação na escola. Comunicação & Educação. São Paulo, v.25, p. 7-15, set/dez, 2002.
BARROS FILHO, C. de. Revista Educação, abril de 1998. In: LEíO, V. de P. O uso da mídia no ensino da geografia na educação básica. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2003.
BRUNET, R. et al. Territoire et identité. Paris: Centre Nationale de Récherche Cientifique, 1992.
CALLAI, H. C. In; PONTUCHKA, N. N. et al. Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2006.
CARVALHO LEíO, I. A.; LEíO, V. de P.; SOUZA, H. P. de. Linguagem e conhecimento: mídia, território, identidade cultural e suas interfaces com as TICs. In: SIED/EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012, São Carlos. Anais Oficiais do Simpósio Internacional de Educação a Distância e do Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012. Disponível em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/viewFile/291/151>. Acesso em: 12 jun. 2019.
CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
CASTELS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CLAVAL, P. O Território na transição da pós-modernidade. Universidade de ParisSorbonne. 1996. Disponível em: <http://www.uff.br/geographia/rev_02/paul%20claval.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2018.
FISCHER, R. M. B. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, Rio de Janeiro, maio/ago. 2007.
GUIMARíES, I. V. Ensino de Geografia, mídia e produção de sentidos. Terra Livre, Presidente Prudente, Ano 23, v. 1, n. 28 p. 44-66 Jan-Jun/2007.
GUIMARíES, I. V. Sobre os sentidos de ensinar e compreender o mundo – discurso jornalístico e ensino de Geografia. São Paulo, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Tese de Doutorado), 2006.
GUIMARíES, I. V. (org.). Espaço, tempo e cultura midiática na escola: propostas para o ensino de Geografia. Curitiba, CRV, 2016.
HISSA, C. E. V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
LADEIRA, F. F.; LEíO, V. de P. A influência dos discursos geopolíticos da mídia no ensino de Geografia: práticas pedagógicas e imaginários discentes. Curitiba: CRV, 2018.
LEíO, V. de P. O uso da mídia no ensino da geografia na educação básica. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2003.
LEíO, V. de P.; CARVALHO LEíO, I. A. de. Ensino de Geografia e Mídia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentum, 2008.
LIPPMANN, W. Opinião Pública. São Paulo: Vozes, 2008.
MARTíNEZ SíNCHEZ, F. Os meios de comunicação e a sociedade. In: Mediatamente: televisão, cultura e educação. Brasília: SEED/MEC, 1999.
MATTOS, S. O contexto midiático. Salvador: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, 2009.
MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, F. M.; SILVA, J. M. (orgs.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, p. 19-42, 1999.
PARRY, R. A ascensão da mídia: a história dos meios de comunicação de Gilgamesh ao Google. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
PEREIRA, D. Geografia escolar: conteúdos e/ou objetivos. Caderno Prudentino de Geografia – Geografia e ensino, Presidente Prudente, AGB, n. 17, p. 62- 74, 1995.
PFROMM NETTO, S. Telas que ensinam: mídia e aprendizagem do cinema ao computador. Campinas: Editora Alínea, 1998.
PONTUSCHKA, N. N. A geografia: Pesquisa e ensino. In: CARLOS, A. F. A. (org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, p. 111-142, 2001.
SOUZA, C. R. F.; QUEIROZ, A. M. D. A utilização dos meios de comunicação no ensino de Geografia. Revista Eletrônica Geoaraguaia, Barra do Garças, v2, n.1, p 62 - 85. janeiro/julho. 2012. Disponível em: <http://revistas.cua.ufmt.br/geoaraguaia/index.php/geo/article/view/15>. Acesso em: 17 fev. 2019.
STEINBERGER, M. B. Discursos geopolíticos da mídia – jornalismo e imaginário internacional na América Latina. São Paulo: FAPESP, EDUC, CORTEZ, 2005.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.