O JORNAL COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Joice Darlene de Melo Universidade Federal de Juiz de Fora (UFSJ) https://orcid.org/0000-0002-0791-1718
  • Francisco Fernandes Ladeira Instituto Federal do Espí­rito Santo (IFES)

Palavras-chave:

Geografia, Jornal, Fotografia, Ensino, Paisagem

Resumo

O presente artigo relata uma experiência pedagógica em que alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola particular do municí­pio de Barbacena (MG) produziram um jornal a partir de fotografias registradas por eles próprios. A prática em questão foi realizada na disciplina de Geografia com o objetivo de estimular os estudantes a lerem criticamente as paisagens que estão ao seu redor e, muitas vezes, passam despercebidas. Para realizar a atividade proposta com o uso de jornal no ensino de Geografia primeiramente foi feita uma divisão da turma, formando quatro grupos com oito alunos. Cada grupo ficou responsável por visitar e registrar as fotos de cinco pontos turí­sticos do municí­pio de Barbacena: o centro da cidade; o Mirante do Bairro Monte Mário; o Museu da Loucura e as igrejas "Matriz de Nossa Senhora da Piedade" e "Nossa Senhora de Assunção". Visando abordar a temática proposta de maneira sintética e ordenada, primeiramente realizamos um breve histórico sobre as mí­dias impressas e suas aplicabilidades como recursos paradidáticos para, posteriormente, apresentarmos os principais resultados obtidos nesta experiência pedagógica. Após a aplicação e desenvolvimento do projeto com jornal, os alunos demonstraram mais interesse pela disciplina de Geografia e, concomitantemente, se sentiram mais estimulados e valorizados, pois perceberam que também são capazes de construir conhecimento e não apenas recebê-lo passivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Darlene de Melo, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFSJ)

Graduada em Geografia pela UNIPAC. Pós-Graduada em Mí­dia na Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFSJ). 

Francisco Fernandes Ladeira, Instituto Federal do Espí­rito Santo (IFES)

Professor do Instituto Federal do Espí­rito Santo (IFES), Campus Vitória, Articulista do Observatório da Imprensa, mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). 

Referências

ARBEX, D. Holocausto brasileiro. São Paulo: Geração Editorial, 2013

BARBACENA. Conheça um pouco da história nos 224 anos de Barbacena, agosto de 2015. Disponí­vel em: <http://barbacena.mg.gov.br/2/m/noticia.php?id=4676> . Acesso em: 29 set. 2019.

BARBACENA MAIS. Museu da Loucura expõe acervo da Fundação Clóvis Salgado, Barbacena, 21 de outubro de 2016. Disponí­vel em: <https://www.barbacenamais.com.br/magazine-mais/57-cultura-artes/7157-museu-da-loucura-expoe-acervo-da-fundacao-clovis-salgado>. Acesso em: 1 nov. 2019.

BARBACENA MAIS. Paróquia Nossa Senhora da Assunção celebra Corpus Christi, Barbacena, 17 de maio de 2016a. Disponí­vel em: <https://www.barbacenamais.com.br/cotidiano/22-comemoracoes/4223-paroquia-nossa-senhora-da-assuncao-celebra-corpus-christi>. Aceso em: 31 out. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasí­lia: MEC/SEF. 1998.

CALLAI, H. C. A Geografia e a escola: muda a geografia? Terra Livre, São Paulo, n.16, p. 133-152, 2001.

CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 1992.

CASTRO, C. Mí­dias Impressas na Educação. Disponí­vel em: Apostila de Mí­dia Impressa, Curso de Especialização em Mí­dias na Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimento. Campinas: Papirus, 1996.

DINIZ, L. 200 anos da imprensa brasileira: Correio Braziliense e Hipólito da Costa, Observatório da Imprensa, E-notí­cias, São Paulo, edição 489, 11 de junho de 2008. Disponí­vel em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/200_anos_da_imprensa_brasileira_correio_braziliense_e_hipolito_da_costa/> . acesso em: 28 set. 2019.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 15.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GARCIA, C. Museu da Loucura leva visitantes í reflexão sobre "holocausto brasileiro", Último Segundo, 9 de janeiro de 2014. Disponí­vel em: <https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/mg/2014-01-09/museu-da-loucura-leva-visitantes-a-reflexao-sobre-holocausto-brasileiro.html>. Acesso em: 29 set. 2019.

GONÇALVES, L. M. Do ledor ao leitor: Um estudo de caso sobre as insuficiências do jornal em sala de aula no ensino fundamental. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS, Porto Alegre, 2004.

GIORDANI, A C C.. Geografia Escolar: a mediação pedagógica na autoria de objetos de aprendizagem por alunos. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, 2010.

JORNAL. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponí­vel em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Jornal&oldid=56113283>. Acesso em: 29 set. 2019.

KATUTA, Â. M. Ensino de Geografia: conceitos, linguagens e mí­dia impressa. In:______, et al. (orgs). (Geo)grafando o território: a mí­dia impressa no ensino da Geografia. São Paulo. Expressão Popular, 2009.

LADEIRA, F. F.; LEíO, V. de P. A influência dos Discursos Geopolí­ticos da Mí­dia no Ensino da Geografia: Práticas Pedagógicas e Imaginários Discentes. Curitiba: CRV, 2018.

LEONY, B.; PAULA, R. de. História da Jornal. Jornalistas.com. s/d. Disponí­vel em: <http://www.jornalista.com.br/historia-do-jornal.html> . Acesso em: 22 set. 2019.

MARX, K. O capital: crí­tica da economia polí­tica: livro I: o processo de produção do capital. 26.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

IMPRENSA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponí­vel em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Imprensa&oldid=54330835>. Acesso em: 19 set. 2019.

MAPIO.NET. Monte Mário – Barbacena/MG. s/d. Disponí­vel em: < https://mapio.net/pic/p-110091566/>. Acesso em: 3 nov. 2019.

MUSSOI, A. B. O Fascí­nio da Imagem Fotográfica Possibilitando Múltiplas Interpretações na Leitura do Espaço Geográfico. Disponí­vel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/785-4.pdf>. Acesso em: 09 set. 2019.

PARÓQUIA E SANTUíRIO DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE. História do Santuário. Barbacena, s/d. Disponí­vel em: <http://www.piedadebarbacena.com.br/site/historia-do-santuario.php> . Acesso em: 30 out. 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARBACENA. Barbacena na reta final da municipalização do trânsito. Barbacena, 8 abril 2016. Disponí­vel em: < http://barbacena.mg.gov.br/2/noticias/?id=5125> . Acesso em: 3 nov. 2019.

ROMERO, M.et al. Indicadores de sustentabilidade dos espaços públicos urbanos: aspectos metodológicos e atributos das estruturas urbanas. Anais... Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Salvador, p. 11, 2005.

SALDANHA, B. C.; SANTOS, W. B. dos. No monte, a fé: espaço e religião, a influência da religiosidade na construção de Serrolândia-BA. In: Anais... Simpósio Nacional de Geografia e Gestão Territorial e Semana de Geografia da Universidade Estadual de Londrina 24, Londrina, p. 1090-1104, 2018. Disponí­vel em: <http://anais.uel.br/portal/index.php/sinagget/article/view/477> . Acesso em: 1 out. 2019.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

MELO, J. D. de .; LADEIRA, F. F. . O JORNAL COMO INSTRUMENTO DE AUXÍLIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 9, n. 3, p. 41–57, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/942. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos