GEOGRAFIA NAS MÍDIAS E MÍDIAS NA GEOGRAFIA: CAMINHOS PARA DISCUSSÃO
DOI:
https://doi.org/10.33237/2236-255X.2023.5143Palavras-chave:
Discurso midiático, Educação básica, Metodologias, Sala de aulaResumo
Este trabalho busca compreender como os conteúdos estudados pela Geografia Escolar estão presentes em três diferentes tipos de mídias (jornais impressos, televisão e internet) e a maneira como os artefatos midiáticos são incorporados às aulas de Geografia na educação básica. Para tanto, realizamos um procedimento de “revisão bibliográfica”, metodologia de pesquisa que consiste em revisitar conteúdos já publicados por outros pesquisadores acerca de um determinado objeto de estudo. Estes conteúdos estão presentes em livros, monografias, artigos acadêmicos, capítulos de livros científicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, matérias de jornais impressos, revistas e/ou textos disponíveis na rede mundial de computadores. Em nosso caso, recorremos a estudos já publicados sobre as relações entre mídia e Geografia. Constatou-se que, de maneira geral, as temáticas estudadas pela Geografia são apresentadas na mídia de forma superficial, distorcida e tendenciosa. Por outro lado, a inserção de diferentes linguagens midiáticas no ensino de Geografia na educação básica, caso seu uso como mera ilustração seja superado, se mostra um procedimento auspicioso, pois pode auxiliar os alunos na compreensão da produção do espaço (em suas múltiplas dimensões) e contribuir para a formação de leitores críticos em relação aos discursos midiáticos.
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