CULTURA, FEIRA DE NEGÓCIOS E ESPAÇO EM PAU DOS FERROS, RN

Autores

Palavras-chave:

Cultura, Festa, Objetos, Mudanças Espaciais

Resumo

Objetiva-se descrever e explicar as mudanças espaciais na Praça de Eventos "Nossa Senhora da Conceição", mediante a Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar (FINECAP). Esta praça passa por mudanças significativas no perí­odo que antecede a feira, especialmente mediante as ações da gestão municipal. Realizou-se uma pesquisa mista, com entrevistas junto aos sujeitos idealizadores e aos organizadores e aplicações de questionários para frequentadores. Nesse contexto, constatou-se que os objetos espaciais da feira são construí­dos com múltiplas intenções, buscando valorizar a cultura e estimular o crescimento da economia local e regional. Observou-se, ainda, que a FINECAP, ao alterar a dinâmica espacial da praça, contribui para a valorização da cultura local.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talhany Cris Ferreira da Conceição, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2018). Bolsista do Programa de Residência Pedagógica em (2018), ( Programa que permite a experiência em sala de aula na escola pública, realizado durante 6 meses). Atua principalmente nos seguintes temas: identidade territorial, identidade, cultura, evasão escolar e ensino de geografia. Especializando-se em Psicopedagogia e Educação Especial (2020)

Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE). Pesquisador do Observatório das Paisagens Patrimoniais e Artí­sticas da América Latina (Rede OPPALA). Coordenador de área do Projeto PIBID Geografia (2018-2020 e 2020-2022). Coordenador do Projeto Nós Propomos! Pau dos Ferros/Alto Oeste Potiguar. Estudos centrados no pensamento de Jurgen Habermas no campo da Geografia e da Educação Geográfica. Temas de estudo e pesquisa: 1) Geografias do mundo da vida com ênfase nos processos de colonização sistêmica sobre a cultura da Dança de Caboclos/Malhação do Judas no Brasil e na América Latina; 2) Educação Geográfica do Agir Comunicativo com destaque para a Formação Docente, Metodologias de Ensino e a Aprendizagem. 3) Os dois circuitos da economia urbana dos paí­ses subdesenvolvidos.

Referências

ALVES, I. C. F. Feira como atrativo turí­stico: o caso da FINECAP em Pau dos Ferros, RN. 2014. 61 f. Monografia (Graduação em Turismo) ─ Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. Disponí­vel em: <https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/4784/1/IlannaCFA_Monografia.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2020.

AUTOR. (org.). Circuito inferior e fluxos sócioespaciais: a feira livre de Pau dos Ferros - RN. Mossoró: EDUERN, 2014.

BEZERRA, A. C. A. Festa e cidade: entrelaçamentos e proximidades. Espaço e Cultura, UERJ, Rio de janeiro, n. 23, p. 7-18, jan./jun. 2008. Disponí­vel em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/3518>. Acesso em: 08 mai. 2020.

CASCUDO, L. da C. Nomes da terra: história, geografia e toponí­mia do Rio Grande do Norte. Natal: Fundação José Augusto, 1968.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientí­fica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.

CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. Espaço e cultura: pluralidade temática. Rio de Janeiro: UERJ, 2008.

CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Portalegre: Artemed, 2010.

FECOMÉRCIO RN. Pesquisa: Perfil do Público Participante da FINECAP 2019. Natal: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte. Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio, setembro de 2019. Disponí­vel em: <https://fecomerciorn.com.br/pesquisas/perfil-do-publico-participante-da-finecap-2019/>. Acesso em: 11 jan. 2020.

HABERMAS, J. Teoria do agir comunicativo: sobre a crí­tica da razão funcionalista. São Paulo: Martins Fontes, 2012. v. 2.

HAESBAERT, R. Identidades territoriais. In: ROSENDHAL, Z.; CORRÊA, R.L. (org.). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: UERJ, 1999. p. 169-190.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA (IBGE). Regiões de influência das cidades: 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

LUCHIARI, M. T. D. P.; ISOLDI, I. A. Identidade territorial quilombola: uma abordagem geográfica a partir da comunidade Caçandoca (Ubatuba/SP). Terra Livre, Presidente Prudente, v. 2, n. 29, p. 163-180, ago./dez. 2007. Disponí­vel em: . Acesso em: 10 fev. 2020.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAU DOS FERROS. ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Municí­pio de Pau dos Ferros. Chamamento público no 003/2019. Contratação de empresa para captação de recursos financeiros por cota de patrocí­nio para a Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo Negócios do Alto Oeste Potiguar – FINECAP. Pau dos Ferros: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, 5 ago. 2019. Disponí­vel em: <https://paudosferros.rn.gov.br/arquivos/licitacao/268/741/EDITAL.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2020.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008a.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008b.

SANTOS, M. Por uma Geografia nova: da crí­tica da geografia a uma geografia crí­tica. São Paulo: Edusp, 2002.

VERGARA, S. C. Métodos de coleta de dados no campo. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

Publicado

30-11-2021

Como Citar

CONCEIÇÃO, T. C. F. da .; CARNEIRO, R. N. CULTURA, FEIRA DE NEGÓCIOS E ESPAÇO EM PAU DOS FERROS, RN. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 11, p. e02116, 2021. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/3417. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos