A CIDADE COMO UM IMí – ANÁLISE ESPACIAL NO CENTRO DE PAU DOS FERROS/RN

Autores

Palavras-chave:

Campo magnético, Atrativos, Pau dos Ferros

Resumo

A cidade é como um campo magnético que atrai, reúne e concentra os homens. Cidades "imãs" eram chamadas dessa forma porque nelas possuí­am atrativos que conduziam a população do campo para o espaço urbano. Inserido nesse contexto, o municí­pio de Pau dos Ferros, localizado no Rio Grande do Norte, apresenta caracte- rí­sticas de uma localidade centralizada que vem agregando, ao longo do tempo, um conjunto de objetos espaciais que o transforma em uma região hierarquizada. Diante dessa premissa, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise espacial em um bairro no municí­pio de Pau dos Ferros/RN com intuito de averiguar quais são os elementos urbanos que agem como um imã, que atraem e reúnem a coletividade, tomando como base a teoria de Rolnik (1995). Para a avaliação desse cenário, realizou-se um levantamento de dados secundários por meio de fundamentação teórica de autores que abordam a relação do municí­pio em contexto local/regional e, em seguida, realizou-se visitas no bairro escolhido do municí­pio supracitado para a análise dos principais componentes do local que possuem caracterí­sticas atrativas. Com isso, constatou-se que os principais objetos urbanos da área de estudo que possuem a capacidade de atração foram a Feira Livre, Igreja Matriz, Mercado Público e o Shopping, uma vez que concentram elementos culturais, religiosos e econômicos em um único sí­tio. Comprova-se, por meio do estudo, a relevância acerca da expansão dos processos de produção e de circulação do capitalismo através de uma análise espacial em uma área de recorte no municí­pio em questão, de forma a contribuir para a esfera cientí­fica e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Ticiane Alves do Rêgo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduação em Ciência e Tecnologia e em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal Rural do Semi-írido (UFERSA). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mossoró, RN, Brasil.

Rafael Silva de Souza , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Geografia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, RN, Brasil.

Jionaldo Pereira de Oliveira , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central. Mossoró, RN, Brasil.

Referências

ALVES, I. C. F. Feira como atrativo turí­stico: o caso da FINECAP em Pau dos Ferros, RN. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

ALVES, L. M. M.; SOUZA, M. L. M. de. A igreja matriz como elemento identitário e cultural do municí­pio de Pau dos Ferros/RN. SINAFRO, v. 1, 2018.

ALVES, L. A.; RIBEIRO FILHO, V. Os mercados públicos e a cidade: as transformações do mercado municipal de Uberlândia (MG). Caminhos de geografia, v. 12, n. 39, p. 209225, 2011.

ARAÚJO, P. C. A.; BARBOSA, L. R. Feira, lugar de cultura e educação popular. Revista "Nova Atenas" de Educação Tecnológica, v. 7, n. 2, 2004.

BARRETO J. J. Pau dos Ferros: história, tradição e realidade. s.n. Pau dos Ferros,1987

BARRETO, R. O centro e a centralidade urbana–aproximações teóricas a um espaço em mutação. Cadernos curso de doutoramento em geografia. FLUP, 2010

BEZERRA, J. A. A cidade e região de Pau dos Ferros: por uma geografia da distância em uma rede urbana interiorizada. 2016. 430f. Tese (Doutorado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal de Uberlândia, Ceará, 2016.

BEZERRA, J. A.; LIMA, K. Q. Desigualdades socioespaciais em pequenas cidades: a segregação residencial na cidade de Pau dos Ferros-RN. Revista Geotemas, v. 1, n. 1, p. 43-54, 2011. DOI: https://doi.org/10.33237/geotemas.v1i1.120

BRAGA, Roberto; CARVALHO, Pompeu Figueiredo de. Cidade: espaço da cidadania. Pedagogia cidadã: cadernos de formação: ensino de Geografia. São Paulo: UNESP-PROPP, p. 105-120, 2004.

CARNEIRO, R. N. Circuito inferior e fluxos socioespaciais: a feira livre de Pau dos Ferros-RN. 1. ed. Mossoró: EDUERN, v. 1, 2018, 146 p.

CARVALHO, C. C. A.; ALVES, L. S. F.; SOUSA JUNIOR, A. M.; LIMA JUNIOR, F. O. Produção urbana no semiárido brasileiro: um estudo sobre Pau dos Ferros, RN, Brasil. Interações, v. 20, n. 3, p. 845-860, 2019.

CASCUDO, L. C. História do Rio Grande do Norte. 2ed. NatalRio de Janeiro: FJA/Achiamé, 1983.

CHAVES, C.; SANTOS, H. C. A permanência do comércio tradicional: o mercado público da Pedreira. In: V Colóquio Internacional sobre o comércio e a cidade: uma relação de origem (CINCCI), 2015, São Paulo. Anais do V Colóquio Internacional sobre o comércio e a cidade: uma relação de origem (CINCCI). São Paulo: Edusp, v. 1, 2015, p. 1-16.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: ítica, 2001.

CORDEIRO, A. G. S. Do mercado público ao shopping center: As similaridades culturais e tipológicas existentes entre estes equipamentos urbanos no caso da cidade de Natal– RN. Cadernos do LEPAARQ, v. 12, n. 23, 2015.

COSTA, F. R. Inundações urbanas no semiárido nordestino: o caso da cidade de Pau dos Ferros - RN. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

DANTAS, J. R. Q. A (re) organização sócio-espacial no RN e suas implicações para Pau dos Ferros. 2011. Disponí­vel em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2011/CdVjornada/JORNADA_EIXO_2011/QUE S%20TAO_URBANA_E_GESTAO_DAS_CIDADES/A_(RE)_ORGANIZACAO_SOCIOES PACIA%20L_NO_RN_E_SUAS_IMPLICACOES_PARA_PAU_DOS_FERROS.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2020.

DANTAS, J. R. Q.; CLEMENTINO, M. L. M.; FRANCA, R. S. A cidade média interiorizada: Pau dos Ferros no desenvolvimento regional. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 11, p. 129-148, 2015.

FARIAS, F. T. Comércio e cidade: processos e formas espaciais em Pau dos Ferros/RN. 2015. 100f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

FELIPE, J. L. A. Dinâmicas socioeconômicas do nordeste brasileiro. Revista da Casa da Geografia de Sobral, v. 20, n. 1, p. 9, 2018.

FERREIRA, A. G. A dinâmica dos shopping centers e sua concentração em Curitiba: uma análise geográfica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado Em Geografia) - Universidade Federal do Paraná, 2009.

FERREIRA, L. R. Cidade-campo: perspectivas a partir da cidade. In: SPOSITO, M. E. B.; WHITACKER, A. M. (Org.). 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2006, p. 111-130.

GONÇALVES JÚNIOR, C. A.; SHIKIDA, P. F. A.; LOPES, R. L. A importância de um banco de desenvolvimento na geração de emprego e renda no estado do Paraná: o caso BRDE. Revista Paranaense de Desenvolvimento, v. 34, n. 125, p.141-161, 2013.

HOWARD, E. Cidades-Jardins de amanhã. Tradução: Marco Aurélio Lago nego, Introdução: Dácio Araújo Benedito Otoni. São Paulo, Estudos Urbanos, Série Arte e Vida Urbana, Hucitec, 1996, p. 116.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Pau dos Ferros: Panorama. 2010. Disponí­vel em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/pau-dos-ferros/panorama>. Acesso em: 20 set. 2019.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Pau dos Ferros: Panorama. 2017. Disponí­vel em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/pau-dos-ferros/panorama>. Acesso em: 05 jun. 2020.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Regiões de Influência das Cidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2008.

JOHN, N.; REIS, A. Percepção, Estética e Uso do Mobiliário Urbano. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 5, n. 2, 2010.

JORNAL POTIGUAR. 2019. Inaugurado o Plaza Shopping Center em Pau dos Ferros/RN. Disponí­vel em: <http://www.jornalpotiguar.com/2019/01/inaugurado-o-plazashopping-center-em.html>. Acesso em: 06 jun. 2019.

LIMA, L. G. D.; SILVA, P.T.; GURGEL, T. C. N. P. O Processo de expansão da Malha Urbana de Pau dos Ferros/RN. Revista Geotemas, v. 3, p. 45-56, 2013. DOI: https://doi.org/10.33237/geotemas.v3i1.515

LOUREIRO, A. C. N. S. Rio de Janeiro: uma análise da perda recente de centralidade. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional) - Faculdade de Ciências Econômicas – UFMG, 2006.

MATOS, F. L. O Comércio da Vila Rubim no contexto das transformações do centro de Vitória-ES. 2001. 98p. (Monografia de Conclusão de Curso em Bacharel em Geografia). Universidade Federal do Espirito Santo. Centro de Ciências Humanas e Naturais. Departamento de Geografia, 2011.

MATOS, F. L. Revitalização urbana da baixa Portuense: qualidade habitacional. Revista da Faculdade de Letras, v. 1, p. 33- 54, 2007.

PESSOA, C. V. G.; GOMES, H. P. R. Pau dos Ferros: Uma cidade pequena com caracterí­sticas de cidade média. In: Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 1. Campina Grande - PB. Anais.... Campina Grande - PB: Editora Realize, 2016, v. 1.

PINTAUDI, S. M. Os mercados públicos: metamorfoses de um espaço na história urbana. Revista Cidades, v. 3, n. 5, 2006.

PRAXEDES, L. L.; BEZERRA, J. A. Registros recentes sobre a expansão urbana e a especulação imobiliária da/na cidade de Pau dos Ferros-RN. Caminhos de Geografia, v. 13, n. 43, 2012.

PREFEITURA DE PAU DOS FERROS. 2018. Prefeitura inaugura novo Mercado Público Municipal. Disponí­vel em: <https://paudosferros.rn.gov.br/informa.php?id=266>. Acesso em: 06 jun. 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PAU DOS FERROS. Pau dos Ferros: vocação para o crescimento. 2017. Plano de Marketing/ Briefing. Disponí­vel em: <https://paudosferros.rn.gov.br/arquivos/licitacao/61/159/Briefing.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2019.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho cientí­fico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Universidade Feevale – Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, 2013.

ROLNIK, R. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.

SAMPAIO, A. L. P.; FERREIRA, A. L. Entre o céu e a terra: aspectos da religiosidade na constituição territorial de Pau dos Ferros/Brasil. In: Seminário Internacional Urbicentros, 5, João Pessoa/PB. Anais.... João Pessoa/PB: UFPB, 2016, v. 1, p. 1-14.

SANTANA, T. C. S.; DINIZ, D. V. M. Configuração espacial e uso dos espaços livres públicos em Pau dos Ferros/RN/Brasil. In: Congresso Internacional Jornada Urbenere, 14 e Jornada Cires, 2., 2018, Vila Velha. Anais..., 2, 2018, v. 1.

SANTOS, A. C.; ALVES, L. S. F. Produção do Espaço Urbano da Cidade de Pau dos Ferros-RN: análise da tendência de valorização fundiária do bairro São Geraldo. Boletim de Geografia (UEM), v. 33, p. 73-88, 2015.

SERVILHA, M. M.; DOULA, S. M. O mercado como um lugar social: as contribuições de Braudel e Geertz para o estudo socioespacial de mercados municipais e feiras. Revista Faz Ciência, v. 11, n. 13, p. 123-142, 2009.

SILVA NETO, A. F.; BARBOSA, A. C. L.; NUNES, A. A. N.; NUNES, L. P. A produção moderna da praça pública nas cidades pequenas: reflexões sobre Pau dos Ferros - RN. JOIN, Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 2016, 12 p.

SILVA, F. E. Pau dos Ferros, enfim, uma cidade. São Paulo: Landscape, 2008.

SILVA, F. SILVA, J. G. Pau dos Ferros: enfim uma cidade. Natal; Servgráfica, 1998.

SILVA, M. M. N.; LIMA, D. F.; CARVALHO, C. C. A.; SOUSA JUNIOR, A. M. As desigualdades socioespaciais na formação do espaço urbano: um estudo de caso em Pau dos Ferros/RN. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIVERSIDADE DO SEMIíRIDO (II CONIDIS), 2, Campina Grande/PB. Anais... CONIDIS, 2017. v. 1. p. 1-12.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

RÊGO, A. T. A. do; SOUZA , R. S. de .; OLIVEIRA , J. P. de . A CIDADE COMO UM IMí – ANÁLISE ESPACIAL NO CENTRO DE PAU DOS FERROS/RN . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 10, n. 2, p. 48–65, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/2410. Acesso em: 6 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos