AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA INSTALAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO EM PEREIRO-CE
Palavras-chave:
Energia limpa, Crescimento no Setor Energético, Matriz de Interação, Preservação AmbientalResumo
A energia é extremamente importante para o desenvolvimento das atividades humanas. Frente a isso, torna-se de fundamental importância verificar possíveis impactos ambientais das atividades efetivas ou potencialmente poluidoras, principalmente aqueles que serão implantados em locais de grande preservação ambiental. O município de Pereiro/CE atualmente convive com um cenário de degradação do meio ambiente, sendo este oriundo do descaso da população e de projetos de empreendimentos. A presente pesquisa tem como objetivo promover uma discussão acerca dos possíveis impactos ambientais provenientes da implantação de um parque eólico no município de Pereiro/CE, visando analisar a viabilidade de instalação de um parque eólico em campo de serra em Pereiro/CE, mediante identificação, mensuração e avaliação dos impactos ambientais provenientes da fase de instalação. O método de análise de impactos ambientais foi a matriz de interação. Ao aplicar a metodologia foi possível identificar 274 impactos na fase de instalação, e destes, 119 foram avaliados como significativos, onde 49 estão relacionados í s atividades que possam alterar as características físicas e químicas do local, como por exemplo, modificação de habitat, alteração da cobertura do solo, afugentamento da fauna, perda da biodiversidade, alteração da drenagem, pavimentação de superfícies, construção de estradas e trilhas, escavações de superfície, instalação dos aerogeradores, e disposição de resíduos, sendo essas as que se devem demandar uma maior atenção para a mitigação. Portanto, os resultados foram satisfatórios quanto a viabilidade da instalação do parque eólico no município em questão, mesmo mediante dos impactos significativos identificados, e por isso podem servir de base para futuros estudos, até mesmo para as empresas que estão buscando a implantação desse empreendimento na localidade.
Downloads
Referências
BARBOSA FILHO, W. P.; AZEVEDO, A. C. S. de. Impactos ambientais em usinas eólicas. In: AGRENER GD, 9., 2013. Itajubá: Unifei, 2013. p. 1 - 17.
BEZERRA, J. M., FELIPE, M. C. de L., 2016. Aspectos e impactos ambientais da implantação do complexo eólico do Riachão em Ceará- Mirim/RN. IVIII GESPET –Encontro de Gestão Social do Programa de Educação Tutorial.Mossoró/RN, 2016.
CANTER, L.W. Environmental impact assessment. Nova York: Mc Graw Hill, 1977.
CCEE – CENTRO BRASILEIRO DE ENERGIA EÓLICA - UFPE. 1999. Atlas Eólico do Brasil - dados preliminares de 1998. Disponível em: http://www.eolica.com.br. Acesso em: 23 abr. 2019.
CCEE – CENTRO BRASILEIRO DE ENERGIA EÓLICA - UFPE. 2000. Disponível em: www.eolica.com.br (adaptado). Acesso em: 23 abr. 2019.
CREMONEZ, F. E.; CREMONEZ, P. A.; FEROLDI, M.; DE CAMARGO, M. P.; KLAJN, F. F.; FEIDEN, A. (2014). Avaliação de impacto ambiental: metodologias aplicadas no Brasil. Monografias Ambientais, 13 (5), 3821-3830, 2014.
CUSTÓDIO, R. dos S. Energia eólica para produção de energia elétrica. Rio de Janeiro: Eletrobrás, 2009. 280 p.
GERAUD, G., SPIERINGS E.L., KEYWOOD, C. Tolerability and safety of frovatriptan with short- and long-term use for treatment of migraine and in comparison with sumatriptan. Headache. 2002.
GONDIM, L. S. A importância da Energia Eólica na matriz energética brasileira: A sustentabilidade como valor instrumental para a diminuição das desigualdades regionais e a efetivação do direito ao desenvolvimento no Ceará. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Acompanha 1 CD-ROM. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/. Acesso em: 23 abr. 2019.
IPECE – Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica Do Ceará. Perfil Básico Municipal. 2015. Disponível em: http://www.ipece.ce.gov.br/perfil_basico_municipal/2015/Pereiro.pdf. Acesso em: 26 abr. 2019.
LEOPOLD, L. B. et al. A procedure for evaluating environmental impact. GeologicalSurvey Circular 645, Washington, 1971.
MEIRELES, A. J. de A. Impactos ambientais em áreas de preservação permanente (APP"™S) promovidos no campo de dunas da Taíba pela usina eólica Taíba Albatroz – Bons Ventos Geradora de Energia S/A. 2008.
PAIVA, I. T. P.; LIMA, E. C. Conflitos ambientais: energia eólica e seus impactos socioambientais no interior Ceará. Geographia Opportuno Tempore, Londrina, v. 3, n. 2, p. 306 - 318, 2017.
SANCHEZ, L. E. Avaliação de Impacto Ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de textos, 2013.
SILVA, N. S. da. Novos olhares para o litoral cearense: a produção de energia eólica e os impactos socioambientais decorrentes dos parques eólicos Volta do Rio (Acaraú) e Cajucoco (Itarema) - CE, Brasil. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade do Estado do Ceará, Fortaleza, 2014.
TOMMASI, L. R. Estudo de impacto ambiental. Cetesb/Terragraph Artes e Informática;1994. 355 p. São Paulo, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.