A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE UPANEMA-RN

Autores

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Sustentabilidade

Resumo

Nos últimos séculos, especialmente após a Revolução Industrial, a relação homem natureza tem causado prejuí­zos aos ecossistemas planetários. Essa questão ambiental exige mudanças nos valores e no modo de vida produtiva da civilização humana atual. No entanto, a construção de uma mentalidade planetária ecológica poderá ocorrer mediante a implantação de uma educação ambiental, que dissemine novos valores e contribua para superação das percepções ambientais destrutivas que predominam entre os atores sociais no mundo contemporâneo. Por isso, o objetivo do presente artigo é identificar e analisar as percepções ambientais dos docentes de uma escola pública de ensino fundamental do municí­pio de Upanema-RN. Para isso, foi aplicado um questionário com quatro docentes desse estabelecimento de ensino,sendo analisadas as respostas com base nos referenciais teórico-metodológicos da educação ambiental crí­tica. Diante disso,identificamos que entre os docentes predominam conceitos e valores sobre a temática ambiental que está voltada para uma concepção de meio ambiente bastante reducionista e disciplinar. Essa limitação resulta na realização de práticas de educação ambiental de correntes conservadoras, que dissimulam as relações de dominação homem e natureza, e contribuem para perpetuação da sociedade de consumo e sua lógica destrutiva, que conduz a humanidade a uma grave catástrofe civilizatória desde o uso indevido dos recursos naturais, a forma de produção e os resí­duos gerados.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julimar Pereira de França, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Graduação em Ciências Sociais e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor de Sociologia e Educação ambiental do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mossoró, RN, Brasil.

Jacimara Vieira Albuquerque, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Especialista em Educação e contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Mossoró, RN, Brasil.

Melissa Rafaela Costa Pimenta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em ciências sociais e especialista em filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestra em Ciências Sociais e Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Ramiro Gustavo Valera Camacho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduação em Engenharia Agronômica e Mestrado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-írido (UFERSA); Doutorado em Ciências (írea de concentração Botânica) pelo Instituto de Biociências (IB), da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mossoró, RN, Brasil. ORCID ID:  URL:  EMAIL:

Referências

ARAUJO, S. de F. Wilhelm Wundt e a fundação do primeiro centro internacional de formação de psicólogos. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 17, n. 1, p. 09-14, 2009. Disponí­vel em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413389X2009000100002>. Acesso em: 05 fev. 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERNA, V. Como fazer educação ambiental. São Paulo: Paulus,2001.

BOFF, L. Sustentabilidade: O que é – o que não é. 4 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2015.

BRASIL. MEC. Panorama da educação ambiental no ensino fundamental/Secretaria de Educação Fundamental, 2001. Disponí­vel em: <http://portal.mec.gov/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/panorama.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2018.

BRASIL. MEC. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente: saúde/Secretaria da educação Fundamental. 3 ed. Brasí­lia: A Secretaria,2001.

BRASIL. MEC. Ministério do Meio Ambiente. A implantação da educação ambiental no Brasil, 1998. Disponí­vel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me00164>. Acesso em: 12 fev. 2018.

CAMARGO, A. L. de B. Desenvolvimento sustentável: dimensões e desafios. 5 ed. Campinas/SP: Papirus, 2010.

CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2017.

COSTA, L. M. Cultura e Natureza: Tribos urbanas e povos tradicionais. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. (Col. Desafios do século XXI).

FAGGIONATO, S. Percepção Ambiental. Material e Textos. (2011). Disponí­vel em: <http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt4.html>. Acesso em: 04 jan. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.

GRUN, M. Ética e educação ambiental: A conexão necessária.12 ed. Campinas-SP: Papirus, 2015.

GUIMARíES, M. A formação de educadores ambientais. 8 ed. Campinas-SP: Papirus, 2014. (Coleção Papirus Educação).

HOEFFEL, J. L.; FADINI, A. A. B. Percepção ambiental. In: ENCONTROS e caminhos: formação de educadoras(es) e coletivos educadores. Brasí­lia: Departamento de Educação Ambiental, 2007.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências polí­tico pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, Campinas, v.17, n.1,p.23-40, 2014.Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414753X2014000100003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jan. 2018.

LOUREIRO, C.F. Trajetórias e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2012.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. 3 edição. São Paulo: Brasiliense, 2014. (Coleção Primeiros Passos).

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M.(org.). Educação ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artemed, 2005. p.17-44.

SAUVÉ, L. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: uma análise complexa. Revista de Educação Pública, vol.10, jul/dez, 1997. Disponí­vel em:<http://www.rebea.org.br/arquivorebea/acoes/tecendo/ponto_004.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2018.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

FRANÇA, J. P. de; ALBUQUERQUE, J. V.; PIMENTA, M. R. C. .; CAMACHO, R. G. V. A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOCENTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE UPANEMA-RN . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 10, n. 2, p. 195–216, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/2417. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos