A PRESENÇA DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES PARA ALÉM DE CONCEITOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2021.2920

Palavras-chave:

Geografia, Aprendizagem, Cultura Nordestina

Resumo

Por suas particularidades, enquanto gênero literário, a literatura de cordel oferece uma gama de reflexões sobre as diversas histórias e costumes de uma sociedade, trazendo à tona conhecimentos, manifestações artí­sticas e costumes adquiridos por uma região. Compreendendo a interdisciplinaridade que tal gênero oferece, este estudo tem como objetivo apresentar como a literatura de cordel pode ser utilizada como instrumento ou recurso metodológico e didático para o ensino de Geografia contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se do método do fenomenológico, com abordagem qualitativa e de uma pesquisa descritiva, utilizando como ferramenta para coleta de dados, questionários semiestruturados com professores de escolas públicas de três estados do Nordeste: Rio Grande do Norte (RN) e Paraí­ba (PB) e Ceará (CE). Desse modo, percebemos que a literatura de cordel está presente nas aulas de Geografia, promovendo discussões e ações significativas para construções de conceitos geográficos bem como reflexões de temas geradores e transversais, potencializando a aprendizagem dos alunos para além das teorizações curriculares postas pelo livro didático. Assim, conclui-se que tal gênero possibilita possí­veis contribuições para o aprendizado de diferentes áreas, contribuindo para a formação integral dos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Maisa Maciel Gomes de Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra em Ensino, no Programa de Pós Graduação em Ensino- UERN, na Linha de Ensino das Ciências Sociais e Humanas, Especialização em Educação Inclusiva MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, pela UNICORP, Bacharel em Psicologia pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras. Atualmente é Psicóloga Educacional na Secretaria de Educação de São João do Rio do Peixe- PB; Psicóloga Social - Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Regional. Professora do curso de Pedagogia ISEC - Cajazeiras. Facilitadora de Grupos, com foco em técnicas de Dinâmicas de Grupos, Treinamento de Habilidades Social e Desenvolvimento de pessoas.

José Lindemberg Bernardo da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - linha de pesquisa Planejamento, Território, Politicas Públicas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC). Tem experiência na área de Ensino, especificamente na docência do ensino superior, com ênfase nas disciplinas de Avaliação, Didática, Práticas de Ensino, Estágios Supervisionados, Gestão Educacional e Metodologia do Trabalho Cientí­fico. Para a área de Geografia, tem experiência no ensino de geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de informação geográfica, Planejamento Urbano-Regional, cartografia e ensino de geografia. Pesquisador Membro do Grupo de Pesquisa no CNPq Alfabetização e letramento cartográfico e análise de dados espaciais em ambiente de informação geográfica. Membro do Grupo de Pesquisa no CNPq Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos. Integrante do Projeto de Pesquisa vinculado a CAPES e ao CNPq Análise da vulnerabilidade natural í  perda do solo do médio curso superior da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró/RN. Atua nas linhas de pesquisa: (a) Geoprocessamento aplicado í  gestão, planejamento, segurança pública e análise dos recursos naturais; (b) Estudos Cartográficos e Geotecnologias. Desenvolveu pesquisa financiada pela CAPES no perí­odo de Mestrado.

José Raul de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançados Pau dos Ferros (CAPF). Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançados Pau dos Ferros (CAPF). Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Atualmente Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançados Pau dos Ferros (CAPF) e da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP). É Pesquisador Orientador - Coordenador acadêmico do Programa de Iniciação Cientí­fica Júnior do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq). 

Larissa da Silva Ferreira Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013), Mestre em Geografia (2009), Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital (2009) e Graduada em Geografia - Licenciatura (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É Professora Adjunta IV (D.E.) do Departamento de Geografia e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Pau dos Ferros. Presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Tem experiência na área de Geografia e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e ordenamento territorial, polí­ticas públicas, turismo e análise regional, semiárido. Atualmente, exerce a função de Secretária de Educação do municí­pio de Pau dos Ferros-RN. 

Referências

ABREU, M. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.

ALARCíO, I. (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.

ALMEIDA, G. P. de. Transposição didática: por onde começar?. São Paulo: Cortez, 2007. BRAGELONE, J. C. C. et al. O PCN de Geografia e o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Natal, III CONEDU, 2016. Disponí­vel em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_S A3_ID8066_17082016211436.pdf>. Acesso em: 05 jun. 2020.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia. Brasí­lia: MEC/ SEF, 1998.

CALLAI, H. Estudar o lugar para compreender o mundo. In.: CASTROGIOVANNI, A. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 7ed. Porto Alegre. Editora Mediação, 2009.

CARVALHO, L. D. A educação contextualizada como itinerário descolonial e complexo aplicado ao ensino de geografia nos contextos semiáridos. UFS, Aracajú, 2010.

CRESWELL, J. Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing among Five Traditions. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 1998.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na formação de professores. Revista do Centro de Educação e Letras. 2008. Disponí­vel em: . Acesso em: 10 abr. 2020.

FERREIRA, R.; OLIVEIRA, F.; AIRES, V. Contraponto: Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI. Teresina, v. 2, n. 1, fev. 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GARRIDO, E. Sala de Aula: Espaço de Construção do Conhecimento para o aluno e de pesquisa e desenvolvimento profissional para o Professor IN. CASTRO, A. D.; CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. 1. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001. v. 1. 195p.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Semiárido. [online]. Disponí­vel em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/mapas_regionais/sociedade_e_economia/semi_ arido/semiarido_brasileiro.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2018.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia cientí­fica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LIRA, S. M. de. O ensino de geografia, a construção do conhecimento geográfico e a operacionalização da prática docente. Campina Grande: EDUFCG, 2014.

MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

MENEZES, W. A.; CHIAPETTI. R. J. N. O ensino de geografia na contemporaneidade: o uso da literatura de cordel. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 235-257, jul./dez., 2015.

MEYER, M. Autores do cordel: literatura comentada: São Paulo: Abril Educação,1980.

MOLINA, M. C. Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo. Educ. Soc. [online], Brasí­lia, vol.38, n.140, pp.587-609, 2017.

OLIVEIRA, F. C. et al. Ensino de geografia contextualizado no âmbito das escolas do campo do semiárido paraibano. UFPB, João Pessoa, 2011.

OLIVEIRA, M. M. O processo de ensino"aprendizagem na geografia: uma revisão necessária. Revista OKARA: Geografia em debate. João Pessoa, 2008.

OLIVEIRA, M. L.; FILHO, S. M. N. dos R. Literatura de cordel: uma arte que se expande através dos recursos tecnológicos. Web-revista Sociodialeto. 2013. Disponí­vel em: http://sociodialeto.com.br/index.php/sociodialeto. Acesso em 26/03/2020.

PíDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 8.ed. Campinas: Papirus, 2002.

PEREIRA. E. R. de M. P.; FEREIRA, G. H. A.; SANTOS, A. O. S. Didática e ensino de geografia hoje: possibilidades e desafios. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 43-62, jul./dez. 2014.Disponí­vel em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/>. Acesso em: 25 jan. 2020.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

PIRES, M.F C. O materialismo histórico-dialético e a Educação. Interface – Comunicação, Saúde, Educação.1997.

PITANO, S. de C. NOAL, R. E. O ensino da Geografia a partir da compreensão do contexto local e suas relações com a totalidade. Geografia Ensino & Pesquisa, vol. 19, n. 1, jan./abr. 2015.

SENA, R. R. O. O Semiárido na pauta dos livros didáticos: antigas abordagens e novas perspectivas. Juazeiro: UNEB/DCH III, 2012.

SEVERO, T. E.; ARAÚJO, P. C. Entre versos, narrativas e saberes: diálogos da natureza de cordel com a educação ambiental. Revista Bio-grafí­a. Escritos sobre la biologí­a y su enseñanza, Edición Extraordinaria, 2015.

SILVA, J. L. B. da.; LIMA, I. S.; PEREIRA, M. R. A viabilidade da região semiárida no Nordeste brasileiro: uma quebra de relatos e de imagens estereotipadas. [online]. Cajazeiras, 2017. Disponí­vel em: <http://cfp.ufcg.edu.br/portal/images/conteudo/UNAGEO/semageo/Anais-GT02.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2020.

SILVA, S. P. da. et al. Literatura de cordel: linguagem, comunicação, cultura, memória e interdisciplinaridade. Raí­do, Dourados, MS, v. 4, n. 7, p. 303-322, jan./jun. 2010.

SILVA, V. D. A Literatura de Cordel e suas contribuições para o ensino desse gênero na sala de aula. X Simposio Linguagens e identidades da/na Amazonia Sul- Ocidental VIII Coloquio Internacional" As amazonias, as africas e as africas na Pan-Amazonia. 2016. Artigo online: .

SILVIO, P. S. et al. Literatura de Cordel e ensino: uma linguagem alternativa que promove a interdisciplinaridade. [online]. 2009 Disponí­vel em: <http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0767-1.pdf.> Acesso em: 20 set. 2018.

STRAFORINI, R. O ensino de Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, 2018. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v32n93/0103-4014-ea-32- 93-0175.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2019.

VESENTINI, J. W. Repensando a geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009.

Publicado

03-02-2021

Como Citar

ALMEIDA, F. M. M. G. de .; SILVA, J. L. B. da .; SOUZA, J. R. de .; ALVES, L. da S. F. A PRESENÇA DA LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES PARA ALÉM DE CONCEITOS . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 11, p. e02101, 2021. DOI: 10.33237/2236-255X.2021.2920. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/2920. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos