La presencia de la literatura de cordel en la enseñanza de la geografí­a: consideraciones más allá de los conceptos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2021.2920

Palabras clave:

Geografí­a, Aprendizaje, Cultura del Nordeste

Resumen

Por sus particularidades, como género literario, la literatura cordel ofrece un abanico de reflexiones sobre las diversas historias y costumbres de una sociedad, poniendo en primer plano conocimientos, manifestaciones artí­sticas y costumbres adquiridas por una región. Entendiendo la interdisciplinariedad que ofrece este género, este estudio tiene como objetivo presentar cómo la literatura cordel se inserta en la enseñanza de la Geografí­a y su contribución al proceso de enseñanza y aprendizaje. Para ello, se utilizó el método del fenomenológico, con un enfoque cualitativo y una investigación descriptiva, utilizando cuestionarios semiestructurados con profesores de escuelas públicas de tres estados del Nordeste - Rio Grande do Norte (RN), Paraí­ba (PB) y Ceará (CE). Así­, nos damos cuenta de que la literatura cordel está presente en las clases de Geografí­a, promoviendo discusiones y acciones significativas para la construcción de conceptos geográficos, así­ como reflexiones sobre temas generativos y transversales, potenciando el aprendizaje de los estudiantes más allá de las teorizaciones curriculares planteadas por el libro de texto. Así­, se concluye que tal género trae posibles aportes al aprendizaje de diferentes áreas, contribuyendo a la formación integral de los estudiantes.

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Biografía del autor/a

Francisca Maisa Maciel Gomes de Almeida, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestra em Ensino, no Programa de Pós Graduação em Ensino- UERN, na Linha de Ensino das Ciências Sociais e Humanas, Especialização em Educação Inclusiva MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas, pela UNICORP, Bacharel em Psicologia pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras. Atualmente é Psicóloga Educacional na Secretaria de Educação de São João do Rio do Peixe- PB; Psicóloga Social - Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Regional. Professora do curso de Pedagogia ISEC - Cajazeiras. Facilitadora de Grupos, com foco em técnicas de Dinâmicas de Grupos, Treinamento de Habilidades Social e Desenvolvimento de pessoas.

José Lindemberg Bernardo da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido - linha de pesquisa Planejamento, Território, Politicas Públicas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). Graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas do Ceará (UniFIC). Tem experiência na área de Ensino, especificamente na docência do ensino superior, com ênfase nas disciplinas de Avaliação, Didática, Práticas de Ensino, Estágios Supervisionados, Gestão Educacional e Metodologia do Trabalho Cientí­fico. Para a área de Geografia, tem experiência no ensino de geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de informação geográfica, Planejamento Urbano-Regional, cartografia e ensino de geografia. Pesquisador Membro do Grupo de Pesquisa no CNPq Alfabetização e letramento cartográfico e análise de dados espaciais em ambiente de informação geográfica. Membro do Grupo de Pesquisa no CNPq Núcleo de Estudos Geoambientais e Cartográficos. Integrante do Projeto de Pesquisa vinculado a CAPES e ao CNPq Análise da vulnerabilidade natural í  perda do solo do médio curso superior da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró/RN. Atua nas linhas de pesquisa: (a) Geoprocessamento aplicado í  gestão, planejamento, segurança pública e análise dos recursos naturais; (b) Estudos Cartográficos e Geotecnologias. Desenvolveu pesquisa financiada pela CAPES no perí­odo de Mestrado.

José Raul de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançados Pau dos Ferros (CAPF). Especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançados Pau dos Ferros (CAPF). Membro do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Atualmente Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançados Pau dos Ferros (CAPF) e da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP). É Pesquisador Orientador - Coordenador acadêmico do Programa de Iniciação Cientí­fica Júnior do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq). 

Larissa da Silva Ferreira Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013), Mestre em Geografia (2009), Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital (2009) e Graduada em Geografia - Licenciatura (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É Professora Adjunta IV (D.E.) do Departamento de Geografia e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Pau dos Ferros. Presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Tem experiência na área de Geografia e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e ordenamento territorial, polí­ticas públicas, turismo e análise regional, semiárido. Atualmente, exerce a função de Secretária de Educação do municí­pio de Pau dos Ferros-RN. 

Citas

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VESENTINI, J. W. Repensando a geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêiade, 2009.

Publicado

2021-02-03

Cómo citar

ALMEIDA, F. M. M. G. de .; SILVA, J. L. B. da .; SOUZA, J. R. de .; ALVES, L. da S. F. La presencia de la literatura de cordel en la enseñanza de la geografí­a: consideraciones más allá de los conceptos . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 11, p. e02101, 2021. DOI: 10.33237/2236-255X.2021.2920. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/2920. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artí­culos