O TURISMO NO PERÍODO DA MUNDIALIZAÇÃO COSMOPOLITA
DOI:
https://doi.org/10.33237/geotemas.v8i2.3176Palavras-chave:
Turismo, Mundialização, Produção do espaço geográficoResumo
O fenômeno da globalização na década de 1990 apresentou ao planeta novos nexos relacionais entre os diversos pontos do mundo, sendo estes, condição e condicionante de uma nova etapa na integração dos mercados mundiais, onde a financeirização da economia e o capital especulativo tornam-se determinantes na economia mundial. Esse novo cenário internacional contribuiu para a consolidação do turismo enquanto atividade econômica nas receitas dos países. A mundialização cosmopolita é marcada pela produção do espaço geográfico pelo turismo e com o seu território usado pela lógica do capital, aliada por uma (re)invenção do lugar turístico, onde a novidade do período é colocar destinos com diferentes potencialidades e nível de organização competindo com as mesmas regras no mercado mundial, reforçando um processo de turistificação análogo ao desenvolvimento desigual e combinado. O presente artigo traz uma discussão do processo de mundialização a partir da perspectiva teórica de Lévy (2007) e as suas implicações para a produção do espaço geográfico pelo turismo no período da mundialização cosmopolita, a partir do levantamento bibliográfico de autores que versam sobre o tema de mundialização, Lévy (2007), e do fenômeno do turismo, Équipe MIT (2005; 2011), COËFFÉ et al (2007) e Brunel (2010), Sacareau et al (2015), tendo como base os dados estatísticos da Organização Mundial do turismo (UNWTO, 2006;2018).
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