EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2023.5153

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Paisagem, Imagem, Recurso Pedagógico

Resumo

A disciplina de Geografia pode propiciar a formação de sujeitos críticos, capazes de ler, compreender e interpretar o mundo, preocupando-se com as linguagens e os recursos a serem utilizados. Com tamanha responsabilidade da Geografia, propõe-se, nesta pesquisa, apresentar o uso de fotografias na qualidade de uma proposta pedagógica que visa contribuir na construção do conhecimento geográfico, sobretudo a partir de um dos conceitos essenciais na análise do espaço: a paisagem. O intuito é salientar a importância do recurso imagético, observando, interpretando e comparando a dinâmica da paisagem. O trabalho divide-se em três etapas: A) análise bibliográfica; B) planejamento pedagógico-geográfico e C) atividade prática na turma do 6º ano. O estudo da paisagem é abordado na Geografia escolar, analisando as interações entre o meio natural e social, sendo uma temática de grande relevância para as interpretações a respeito do espaço geográfico, identificando as formas, mudanças espaciais e as relações sociedade-natureza. Evidenciou-se por meio desta pesquisa, a relevância de abordar metodologias diferentes no ensino de Geografia, como a utilização das fotografias da cidade, visto que corrobora a construção dos saberes e conhecimentos geográficos dos alunos, tornando-os sujeitos crítico-reflexivos frente à comunidade em que está inserido cotidianamente.

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Biografia do Autor

Dionel Barbosa Ferreira Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Geografia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) no campus I de Marabá. Possui experiência na área de Ensino de Geografia com ênfase em formação docente; estágio supervisionado; metodologias pedagógicas; ensino de cidade e cidadania na educação geográfica. Atualmente é colaborador no Laboratório de Pesquisa em Geografia (LEPEG) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e no Laboratório de Estudos Urbanos em Geografia (LEURB) na parte de mapeamento geográfico, ambos inseridos no campus I de Marabá da Unifesspa.

Robson Alves dos Santos, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Goiás - Goiânia, Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus universitário de Marabá

Marcus Vinicius Mariano Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Professor na Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus universitário de Marabá

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Publicado

17-11-2023

Como Citar

FERREIRA JÚNIOR, D. B.; SANTOS, R. A. dos .; SOUZA, M. V. M. . EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 13, n. 1, p. e02326, 2023. DOI: 10.33237/2236-255X.2023.5153. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos