EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2023.5153

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Paisagem, Imagem, Recurso Pedagógico

Resumo

A disciplina de Geografia pode propiciar a formação de sujeitos críticos, capazes de ler, compreender e interpretar o mundo, preocupando-se com as linguagens e os recursos a serem utilizados. Com tamanha responsabilidade da Geografia, propõe-se, nesta pesquisa, apresentar o uso de fotografias na qualidade de uma proposta pedagógica que visa contribuir na construção do conhecimento geográfico, sobretudo a partir de um dos conceitos essenciais na análise do espaço: a paisagem. O intuito é salientar a importância do recurso imagético, observando, interpretando e comparando a dinâmica da paisagem. O trabalho divide-se em três etapas: A) análise bibliográfica; B) planejamento pedagógico-geográfico e C) atividade prática na turma do 6º ano. O estudo da paisagem é abordado na Geografia escolar, analisando as interações entre o meio natural e social, sendo uma temática de grande relevância para as interpretações a respeito do espaço geográfico, identificando as formas, mudanças espaciais e as relações sociedade-natureza. Evidenciou-se por meio desta pesquisa, a relevância de abordar metodologias diferentes no ensino de Geografia, como a utilização das fotografias da cidade, visto que corrobora a construção dos saberes e conhecimentos geográficos dos alunos, tornando-os sujeitos crítico-reflexivos frente à comunidade em que está inserido cotidianamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionel Barbosa Ferreira Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando em Geografia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no campus de Porto Nacional. Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) no campus I de Marabá. Possui experiência na área de Ensino de Geografia com ênfase em formação docente; estágio supervisionado; metodologias pedagógicas; ensino de cidade e cidadania na educação geográfica. Atualmente é colaborador no Laboratório de Pesquisa em Geografia (LEPEG) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e no Laboratório de Estudos Urbanos em Geografia (LEURB) na parte de mapeamento geográfico, ambos inseridos no campus I de Marabá da Unifesspa.

Robson Alves dos Santos, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Goiás - Goiânia, Professor na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus universitário de Marabá

Marcus Vinicius Mariano Souza, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Professor na Universidade Federal do Sul e
Sudeste do Pará (UNIFESSPA), campus universitário de Marabá

Referências

BALDIN, R. Sobre o conceito de paisagem geográfica. Paisagem e Ambiente, [S.l.], v. 32, n. 47, p. e180223, 2021. DOI: 10.11606/issn.2359-5361.paam.2021.180223. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/180223>. Acesso em: 21 jan. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2018. Disponível em: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518versaofinal_site.pdf Acesso em: 22 de jan. 2023

BENJAMIN, W. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

CALLAI, H. Estudar a Paisagem para aprender Geografia. In: PEREIRA, Marcelo Garrido. (Comp.). La opacidade del Paisaje imagens e tempos educativos. Porto Alegre. Imprensa Livre, 2013. Capítulo 2, 37-55.

CASTELLAR, S. M. V. A escola, a formação docente e o ensino da paisagem. In: Marcelo Garrido Pereira. (Org.). La opacidad del paisaje: formas, imágenes y tiempos educativos. 1aed.Porto Alegre: Imprensa Livre/ Compasso, 2013, v. , p. 11-248

CAVALCANTI, L. de S.. Apre(e)nder a paisagem geográfica: a experiência espacial e a formação do conceito no desenvolvimento das pessoas. In: PEREIRA, Marcelo Garrido (Comp.). La opacidade del Paisaje imagens e tempos educativos. Porto Alegre. Imprensa Livre, 2013. Cap. 10, 219-239.

CAVALCANTI, L. de S.. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social/Lana de Souza. – Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019. 232p.

CAVALCANTI, L. de S.. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana/ 3. ed.-Campinas, SP: Papirus, 2012 - (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

DANTAS, E. M. Geografizar a cidade olhando fotografias. Espaço Aberto, v. I, p. 1- 12, 2011. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto/article/view/2059>. Acesso em: 22 jan. 2023.

EMMI, M.. A Oligarquia do Tocantins e o Domínio dos Castanhais. Belém: UFPA/NAEA, 1999.

FREISLEBEN, A. P.; KAERCHER, N. A.. Entendendo a importância da fotografia no ensino de Geografia por meio de questionários com autores e pesquisadores do Livro Didático de Geografia (LDG). In: Castrogiovanni, A. C. et al. (Orgs.). Movimentos para ensinar geografia: deslocamentos. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021. p.79-100, 2021.

NUNES, J.. Comunicação. Disponível em: <https://www.jordaonunes.com.br/>. Acesso em 15 de jan. 2019

FCCM - Fundação Casa da Cultura de Marabá. Acervo fotográfico. 2019.

LIMA, M. M.. A ribeira & a orla de Marabá-Pa: espacialidades e territorialidades urbanas em uma cidade amazônica em transformação. ACTA Geográfica, Boa Vista, v.15, n.37, jan./abr. de 2021. p.1-24. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/1932/3295>. Acesso em: 13 de fev. 2023.

MACIEL, A. B. C; MARINHO, F. D. P. A paisagem no ensino da geografia: breves reflexões para docentes do ensino fundamental II. Revista OKARA: Geografia em debate, João Pessoa, PB, v.5, n.1-2, p. 61-71, 2011. Disponível em:

https://periodicos.ufpb.br/index.php/okara/article/view/10768. Acesso em: 15 de mar, 2023.

MARCHESAN P., M.; De SOUZA C., L. A imagem e seus aportes ao desenvolvimento do pensamento e das funções mentais no ensino de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 381–402, 2020. DOI: 10.46789/edugeo.v10i19.749. Disponível em:<https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/749>. Acesso em: 23 jan. 2023.

MATTOS, M. V. B.. História de Marabá. – Marabá, PA: Gráfica Itacaiúnas, 1996. 114p.

MENEZES, V. A historiografia da Geografia acadêmica e escolar: uma relação de encontros e desencontros. Geographia Meridionalis, v. 1, n. 2, p. 343-362, jul/dez. 2015.

MOURA-FÉ, M. M. de. Historicidade e contemporaneidade do conceito de paisagem. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 10, n. 2, p. 101-114, jul/dez. 2014. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/9975>. Acesso em: 21 jan. 2023.

OLIVEIRA, L. E.; CHIAPINOTTO, M. L.. A fotografia como instrumento de alfabetização e de comunicação visual. VIDYA, v. 24, n. 42, p. 8, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/407. Acesso em: 24 mar. 2022.

Prefeitura de Marabá. Cidade: orla de Marabá é um dos locais preferidos para os praticantes de caminhada, 2019. Disponível em: <https://maraba.pa.gov.br/orla- atividades-fisicas/>. Acesso: 09 de mar. 2023.

SANTOS, R. A.; JUNIOR, D. B. F.; JESUS, J. C.; & SANTOS, G. C. (2022). A linguagem fotográfica na educação geográfica: uma experiência com alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola oneide de souza tavares de Marabá-PA. Geografia, 47(1), 1-15. Disponível em: <https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/16759/12533>.Acesso: 22 jan. 2023.

SANTOS, S. M. B. dos. Ensino e construção do conceito de paisagem a partir do recurso didático fotografia: uma reflexão do estágio de regência em Geografia. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 2, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240458. Acesso em: 25 jan. 2023.

SANTOS, M.. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos Teórico e metodológico da geografia. Hucitec.São Paulo 1988.

SILVA, M. E. C.. Uma cidade e três centros: o caso de Marabá (PA). Geousp – Espaço e Tempo (On-line), v. 24, n. 2, p. 262-278, ago. 2020. ISSN 2179-0892. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/161465. doi: <https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.161465>. Acesso em: 20 de fev. 2023.

TRINDADE JR., S. C.; AMARAL, M. D. B.; SILVA, M. A. P. Das “janelas” às “portas” para os rios: compreendendo as cidades ribeirinhas na Amazônia. In: TRINDADE JR., S. C.; TAVARES, M. G. (Orgs.). Cidades ribeirinhas na Amazônia: mudanças e permanências. Belém: EDUFPA, 2008. p. 27-47.

Publicado

17-11-2023

Como Citar

FERREIRA JÚNIOR, D. B.; SANTOS, R. A. dos .; SOUZA, M. V. M. . EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A PAISAGEM: A IMAGEM COMO SUBSÍDIO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 13, n. 1, p. e02326, 2023. DOI: 10.33237/2236-255X.2023.5153. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5153. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos