A INDÚSTRIA DO BORDADO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM MARANGUAPE -CE

Autores

Palavras-chave:

Indústria, Espaço, Geografia

Resumo

É no distrito de Sapupara em Maranguape CE que atentamos para a Indústria do bordado e seu entrelaçamento com a dimensão cultural e econômica. Objetivamos analisar a produção do bordado e as consequências sociais, econômicas, e principalmente no espaço urbano do municí­ pio de Maranguape , e ainda compreender as relaçõ es de produ ção e trabalho na cooperativa em estudo; investigar a respeito do perfil das bordadeiras e sua espacialização no Municí­pio de Maranguape e Identificar a espacializa ção da produção do bordado no municí­pio e os fluxos que impulsiona (Produção, distribuição, comercialização, consumo). Para tanto, o seguinte percurso metodológico foi traç ado: Levantamento bibliogr á fico; análise documental e es tatí­stica; trabalho de campo e entrevistas semiestruturadas, elaboração de material cartogr áfico, tabulação de dados, sistematizaçã o e an álise de todo material coletado. Foi possí­vel compreendermos a importância do bordado em Maranguape, tanto pelo seu val or afetivo e cultural como econômico. E ainda, percebermos como a inserção da mulher no trabalho corrobora com a manutençã o da hegemonia do sistema capitalista e a existência dessa Indústria do bordado que representa um todo articulado do sistema capitalis ta, mesmo que regida pela lógica  do trabalho cooperativo, de ajuda e beneficiamento para todos os envolvidos. É notória a importância desta pesquisa para a Ciência Geográfica, uma vez que esta atividade transforma o espaç o geogr áfico ao devido a criação de diferentes fixos e ao impulsionar novos fluxos, como o das bordadeiras que advém de seis bairros dediferentes distritos no municí­pio e do público consumidor do bordado de diferentespartes do território nacional.

Downloads

Biografia do Autor

Gerlaine Cristina Silva Franco, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Alexsandra M. Vieira Muniz, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil. 

Referências

AMORA, Z. B. Indústria e espaço no Ceará. In: SILVA, J. B. da.; CAVALCANTE, T. C.; DANTAS, E. W. C. (et al) (orgs.). Ceará: um novo olhar geográfico. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2005.

BRASIL. Turismo cultural: orientações básicas. 2. ed. Brasí­lia: Ministério do Turismo, 2008.

CANCLINI, N. G.As culturas populares no capitalismo.São Paulo: Brasiliense, 1983.

CARLOS, A. F. A. Espaço e indústria.São Paulo: Editora Contexto/Edusp, 7. edição 1997.

DAVID, L. M. S. Cooperativismo e Conhecimento Institucional em Cooperativa. Fortaleza: UFC/FEAAC, 2008.

FAJARDO, E.; CALAGE, E.; JOPPERT, G.Fios e Fibras. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2002.

GALVíO, R. Aracati: Labirinto de Sonhos e de luz. Fortaleza. Edições SEBRAE -Ce, 2006.

HARVEY. D. Condição pós-moderna:uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1994.

IBGE. IBGE Cidades:Maranguape. Disponí­vel em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/maranguape/panorama> Acesso em: 17 dez. 2018.

IPECE. Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará. Disponí­vel em < http://www.ipece.ce.gov.br/ > Acesso em: 20 abr. 2018.

MENDES, M. C. Metropolização e indústria:Maranguape no contexto da região metropolitana de Fortaleza-CE. Dissertação apresentada No curso de Mestrado Acadêmico em Geografia, pela Universidade Estadual do Ceará –2015. Disponí­vel em: http://www.uece.br/mag/dmdocuments/marilia_colares_dissertacao.pdf Acesso em: 22 fev. 2018.

MUNIZ, A. M. V. A dinâmica da indústria têxtil no espaço metropolitano de Fortaleza. Tese(Doutorado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia,Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

MUNIZ, A. M. V. Produção do espaço metropolitano de fortaleza e a dinâmica industrial. In: Mercator, Fortaleza, v. 14, n. 3, p. 61-74, set./dez. 2015.

MUNIZ, A. M. V.Ceará state and the textile industry in time-space/o Ceará e a indústria têxtil no espaço-tempo/. In: Boletim Goiano de Geografia(Online), v. 36, p. 420-443, 2016.

OCB/CE -SESCOOP/CE -FECOOP NE. Relatório de Gestão 2014. Disponí­vel em: http://cearacooperativo.coop.br/ftp/Relatorio-de-Gestao-SESCOOP-ce-2014.pdf Acesso em: 11 jan. 2018.

SANTOS, M. C. Do global ao local:a dinâmica da indústria de confecção na Região Metropolitana de Fortaleza -Ceará. XI -Encontro Nacional da Anpege, 2015. Dispiní­vel em http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/20/553.pdf Acesso em 10maio 2018.

SANTOS, M. A natureza do espaço:espaço e tempo, razão e técnica. 3. Ed. Huciteo. São Paulo, 1999.

SILVA, E. K. R. Crochê e Richelieu:Traços Culturais no Design Brasileiro. Actas de Diseño. Facultad de Diseño y Comunicación. Universidad de Palermo, 2012. Disponí­vel em: http://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro2007/02_auspicios_publicaciones/actas_diseno/articulos_pdf/ADC101.pdf. Acesso em: 13 mar. 2018.

SILVA, E. K. R.Quando a cultura entra na moda: a merdalogização do artesanato e suas repercussões no cotidiano de bordadeiras de Maranguape. 2009. Disponí­vel em http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/1276/1/2009_Dis_EKRSILVA.pdf, Acesso em: 4 jan. 2018.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientí­fico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SISTEMA OCB. Agenda Institucional do Cooperativismo. Disponí­vel em: <http://www.brasilcooperativo.coop.br/gerenciador/ba/arquivos/agenda_institucional_do_cooperativismo_2015_1.pdf> Acesso em: 11 jan. 2018.

SPOSITO, M. E.B. Capitalismo e Urbanização. São Paulo: Editora Contexto, 15. Ed., 2008.

Downloads

Publicado

29-12-2018

Como Citar

FRANCO, Gerlaine Cristina Silva; MUNIZ, Alexsandra M. Vieira. A INDÚSTRIA DO BORDADO E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO EM MARANGUAPE -CE. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 8, n. 3, p. 121–139, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/904. Acesso em: 8 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.