O SETOR DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO DE PAU DOS FERROS/RN E OS SEUS CIRCUITOS DE FLUXOS SOCIÓESPACIAIS
Palavras-chave:
Serviços, Educação, Circuitos de fluxos socioespaciaisResumo
A educação é e sempre foi fator crucial para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural de um país, estado e/ou município, de modo mais específico, ela não somente moraliza civicamente o ser humano como o constrói intelectualmente, formando-o para um ser crítico e um verdadeiro cidadão da contemporaneidade. Para tanto, foi produzido um artigo científico com o objetivo de se fazer uma análise do setor de serviços de educação da cidade de Pau dos Ferros/RN, incluindo o ensino público e privado, a fim de identificar e entender a espacialidade da influência dos serviços educacionais por meio de seus circuitos de fluxos socioespaciais.Por sua vez, consubstanciamos estes objetivos referenciais que deram um suporte aos conceitos de serviços e os seus circuitos de fluxos sócio espaciais, como Silva e Meirelles (2006), Carneiro (2011), Habermas (1990), Kon (2004) e Pinho (1976). Utilizamos dados qualitativos e quantitativos coletados nas instituições de ensino públicas e privadas e nos órgãos governamentais como a secretaria municipal de educação, 15ª DIRED (Diretoria Regional de Ensino e Desporto), através do uso de questionários objetivos e subjetivos. Por fim, através deste trabalho e com base nos estudos de pesquisa, entendemos que a cidade de Pau dos Ferros – RN torna-se influente com relação aos municípios circunvizinhos, pois constitui ser uma cidade polo de prestação de serviços educacionais abrangendo diferentes circuitos espaciais da produção.
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Referências
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