O SETOR DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO DE PAU DOS FERROS/RN E OS SEUS CIRCUITOS DE FLUXOS SOCIÓESPACIAIS

Autores

  • Fábio Rodrigo Fernandes Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Jobson Reges de Lima Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Rosalvo Nobre Carneiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Serviços, Educação, Circuitos de fluxos socioespaciais

Resumo

A educação é e sempre foi fator crucial para o desenvolvimento econômico, polí­tico, social e cultural de um paí­s, estado e/ou municí­pio, de modo mais especí­fico, ela não somente moraliza civicamente o ser humano como o constrói intelectualmente, formando-o para um ser crí­tico e um verdadeiro cidadão da contemporaneidade. Para tanto, foi produzido um artigo cientí­fico com o objetivo de se fazer uma análise do setor de serviços de educação da cidade de Pau dos Ferros/RN, incluindo o ensino público e privado, a fim de identificar e entender a espacialidade da influência dos serviços educacionais por meio de seus circuitos de fluxos socioespaciais.Por sua vez, consubstanciamos estes objetivos referenciais que deram um suporte aos conceitos de serviços e os seus circuitos de fluxos sócio espaciais, como Silva e Meirelles (2006), Carneiro (2011), Habermas (1990), Kon (2004) e Pinho (1976). Utilizamos dados qualitativos e quantitativos coletados nas instituições de ensino públicas e privadas e nos órgãos governamentais como a secretaria municipal de educação, 15ª DIRED (Diretoria Regional de Ensino e Desporto), através do uso de questionários objetivos e subjetivos. Por fim, através deste trabalho e com base nos estudos de pesquisa, entendemos que a cidade de Pau dos Ferros – RN torna-se influente com relação aos municí­pios circunvizinhos, pois constitui ser uma cidade polo de prestação de serviços educacionais abrangendo diferentes circuitos espaciais da produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Senado Federal.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasí­lia, 1996.

BRANDíO, C. R. O que é educação.São Paulo: Brasiliense, 2007.

CARNEIRO, R. N. Produção do espaço e circuitos de fluxos da indústria têxtil de São Bento–PB: do meio técnico ao meio técnico-cientí­fico-informacional. 2006. 185 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

CARNEIRO, R. N. As semelhanças, diferenças e interações dos circuitos de fluxos sócio espaciais de redes de dormir do Nordeste brasileiro. 2011. 100 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

MEIRELLES, D. S. O conceito de serviços. Revista de Economia Polí­tica, v. 26, n. 1, p. 119-136, jan./mar., 2006.

KON, A. Economia de serviços: teoria e evolução no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

MARK, K.O Capital. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1985.

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos paí­ses subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. (Coleção ciências sociais).

PINHO, C. M. Educação e desenvolvimento econômico. 2º Ed. São Paulo: Pioneira, 1976.

SMITH, A. Riqueza das Nações. Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.

Downloads

Publicado

30-06-2013

Como Citar

ARAÚJO, F. R. F. .; ARAÚJO, J. R. de L. .; CARNEIRO, R. N. . O SETOR DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO DE PAU DOS FERROS/RN E OS SEUS CIRCUITOS DE FLUXOS SOCIÓESPACIAIS. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 3, n. 1, p. 137–145, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/485. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos