O SETOR DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO DE PAU DOS FERROS/RN E OS SEUS CIRCUITOS DE FLUXOS SOCIÓESPACIAIS
Keywords:
Serviços, Educação, Circuitos de fluxos socioespaciaisAbstract
A educação é e sempre foi fator crucial para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural de um país, estado e/ou município, de modo mais específico, ela não somente moraliza civicamente o ser humano como o constrói intelectualmente, formando-o para um ser crítico e um verdadeiro cidadão da contemporaneidade. Para tanto, foi produzido um artigo científico com o objetivo de se fazer uma análise do setor de serviços de educação da cidade de Pau dos Ferros/RN, incluindo o ensino público e privado, a fim de identificar e entender a espacialidade da influência dos serviços educacionais por meio de seus circuitos de fluxos socioespaciais.Por sua vez, consubstanciamos estes objetivos referenciais que deram um suporte aos conceitos de serviços e os seus circuitos de fluxos sócio espaciais, como Silva e Meirelles (2006), Carneiro (2011), Habermas (1990), Kon (2004) e Pinho (1976). Utilizamos dados qualitativos e quantitativos coletados nas instituições de ensino públicas e privadas e nos órgãos governamentais como a secretaria municipal de educação, 15ª DIRED (Diretoria Regional de Ensino e Desporto), através do uso de questionários objetivos e subjetivos. Por fim, através deste trabalho e com base nos estudos de pesquisa, entendemos que a cidade de Pau dos Ferros – RN torna-se influente com relação aos municípios circunvizinhos, pois constitui ser uma cidade polo de prestação de serviços educacionais abrangendo diferentes circuitos espaciais da produção.
Downloads
References
BRASIL. Senado Federal.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, 1996.
BRANDíO, C. R. O que é educação.São Paulo: Brasiliense, 2007.
CARNEIRO, R. N. Produção do espaço e circuitos de fluxos da indústria têxtil de São Bento–PB: do meio técnico ao meio técnico-científico-informacional. 2006. 185 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
CARNEIRO, R. N. As semelhanças, diferenças e interações dos circuitos de fluxos sócio espaciais de redes de dormir do Nordeste brasileiro. 2011. 100 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
MEIRELLES, D. S. O conceito de serviços. Revista de Economia Política, v. 26, n. 1, p. 119-136, jan./mar., 2006.
KON, A. Economia de serviços: teoria e evolução no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
MARK, K.O Capital. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1985.
SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. (Coleção ciências sociais).
PINHO, C. M. Educação e desenvolvimento econômico. 2º Ed. São Paulo: Pioneira, 1976.
SMITH, A. Riqueza das Nações. Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.