A PRODUÇÃO DA PSICOSFERA E DA TECNOSFERA DA INSEGURANÇA EM PAU DOS FERROS/RN
Palavras-chave:
Insegurança, Psicosfera, Tecnosfera, Violência.Resumo
A territorialização da violência e o caos da segurança pública tem sido responsável pela proliferação e expansão em larga escala de sistemas de vigilância e equipamentos nos condomínios fechados de segurança privada, instalada nas residências das grandes cidades. Uma estratégia que vem sendo utilizada, como forma de se proteger do caos da violência e da criminalidade, em tempos de globalização. Propõe-se estudar a Produção da Psicosfera e da Tecnosfera da Insegurança em Pau dos Ferros – RN, diante desses dois pares indissociáveis que são a violência e a insegurança. A partir de um recorte espacial, o bairro Nações Unidas de Pau dos Ferros, foi escolhido como área de estudo, pois, é o bairro que mais contém sistemas de segurança privada e vigilância particular. Além de entrevistas realizadas com os moradores desse bairro, que foram objetos fundamentais da pesquisa empírica. Buscou-se estudar os conceitos de Psicosfera e Tecnosfera definidos pelo geógrafo Milton Santos (2012), Melgaço (2010) e Carneiro (2008, 2013). Identificou-se uma presença marcante de cercas elétricas, câmeras de monitoramento de vigilâncias e concertinas. Conclui-se que a maneira pelo qual a segurança tem sido buscada, aumenta a privatização dos condomínios e residências. Contudo, o excesso de proteção por meio da tecnosfera da insegurança, só tem reforçado mais ainda a psicosfera da insegurança.
Downloads
Referências
ARENDT, H. Da violência. Rio de Janeiro, 2004. Disponível no site <http://www.libertarianismo.org/livros/harendtdv.pdf>. acesso em 07 mai. 2014
BAIERL, L. F. Medo social: da violência visível ao invisível da violência. São Paulo: Cortez, 2004.
BALLESTEROS, P. R. Gestão de Políticas se segurança públicas no Brasil: problemas, impasses e desafios. Revista Brasileira de Segurança Pública, São Paulo, v.8, n.1, p.6-22, 2014.
BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
BRASIL. Constituição (1988). Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n 1/92 a 43/2004 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão n 1 a 6/94. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2004.
CARNEIRO, R. N. et. al. Segurança insegura e violência na região do Alto Oeste Potiguar. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE AS GEOGRAFIAS DA VIOLÊNCIA E DO MEDO: PELO DIREITO À VIDA: UM ESPAÇO CIDADíO, 2, 2008, Recife. Anais... 2008. p. 231-245.
CARNEIRO, R. N. et. al. Violência e Medo na "tromba do elefante". Tradição e modernidade. In: Simpósio Internacional sobre as Geografias da Violência e do Medo, 3. Recife: Editora da UFPE, 2009.
CARNEIRO, R. N. et. al. Violência no Rio Grande do Norte no período de 2000-2010: uma análise da espacialização dos homicídios e dos "transicídios". In: ALBANO, G. P.; FERREIRA, L.; ALVES, A. M. (Org.). Capítulos de geografia do Rio Grande do Norte. Natal-RN: Fundação José Augusto, 2013. p.61-89
IBGE. CIDADES@ Rio Grande do Norte – Pau dos Ferros. IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=240940>. Acesso em: 25 mai. 2014.
Sí, A. J. (Org.). Pelo direito í vida: a construção de uma geografia cidadã. Recife: UFPE, 2008. p.279-296.
Sí, A. J. Securização urbana: da psicoesfera do medo í tecnoesfera da segurança. Instituto de Geografia. Universidade de São Paulo. Tese de Doutorado em Geografia. São Paulo, 2010. 274 p.
MELGAÇO, L. A cidade de poucos: condomínios fechados e a privatização do espaço público em Campinas. Boletim Campineiro de Geografia, Campinas, v.2, n.1, p.81-105, 2012.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único í consciência universal. 11. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
SANTOS, M. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2008. (Coleção Milton Santos; 11)
SANTOS, M. A Natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2012. (Coleção Milton Santos; 1)
PERES, U. D. et., al. Segurança pública: reflexões sobre o financiamento de suas políticas públicas no contexto federativo brasileiro. Revista Brasileira de Segurança Pública. São Paulo, v.8, n.1, p.132-153, 2014.
PINTO, F. R.; CARNEIRO, R. N. Medo e Meio técnico-científico-informacional no Alto Oeste Potiguar-RN. Revista de Estudos da Violência da UNESP/Marília. São Paulo, n.11, p.47-59, 2013.
SILVEIRA, F. L. A Cultura do Medo e sua contribuição para a proliferação da criminalidade. In: Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede, 2. Santa Maria/RS, 2013. Disponível em: <http://www.ufsm.br/congressodireito/anais>. Acesso em: 13 jun. 2014.
TUAN, Y. Paisagens do Medo. São Paulo: UNESP, 2005.
ZALUAR, A. Democratização inacabada: fracasso da segurança pública. Estudos Avançados. Rio de Janeiro, v.21, n.61, p.31-49, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.