IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: MEDO E INSEGURANÇA NA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5986

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Escola, Desinformação, Medo, Insegurança

Resumo

A sociedade contemporânea vivencia um processo de consumo de informações ancorado no imediatismo e na superficialidade, sobrepondo-se ao desenvolvimento da leitura crítica e da produção do conhecimento. Esse processo é facilitado pelos meios tecnológicos e comunicacionais atuais que, amparados pelo ciberespaço, expandem o espaço físico para o virtual, com novas formas de interação. Nesse ambiente, onde o consumo intenso e rápido de informações e produtos desponta, outro problema se apresenta, que é disseminação de conteúdos manipulados, cujo intuito é desinformar. Neste artigo, busca-se trazer luz a problemas que surgem desse processo desinformacional, que são o medo e a insegurança dos professores de Geografia em sua atuação profissional. A reflexão surgiu de uma pesquisa de doutorado, expondo como os professores vivenciam a desinformação no seu cotidiano de trabalho e quais as ferramentas que eles dispõem para confrontá-la. O tema foi problematizado por meio da teoria das representações sociais (Moscovici, 1978, 1985, 1992, 2003, 2013; Jodelet, 2001, 2005; Abric, 1994, 1998, 2001), da metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2010), e de entrevistas e questionários aplicados aos professores da Educação Básica. Os resultados evidenciam que o ciberespaço (e nele, as redes sociais digitais) é fonte de informações para professores e estudantes, impactando a profissionalidade docente, o processo de ensino-aprendizagem, a concepção sobre o conhecimento, a relação professor-aluno e as condições de trabalho. Dentre os impactos estão o aumento da violência, da vigilância e do controle no trabalho do professor, gerando insegurança e resultando na redução da autonomia docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danny Jessé Falkembach Nascimento, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2023). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013). Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008). Também possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2001) e especialização em Educação Ambiental pela mesma Universidade (2003). Atualmente é Técnico em Assuntos Universitários na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência nas áreas de Educação, Geografia, Comunicação e Meio Ambiente, com ênfase em trabalhos educacionais integrados aos meios de comunicação. Também, estuda a desinformação e seus desdobramentos através do ciberespaço

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Marquiana de F. Vilas Boas Gomes é professora (Associada) no departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR. É membro efetivo do programa de pós-graduação em Geografia (UNICENTRO), nível de mestrado e doutorado. Graduou-se em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (1997; 1998); Possui mestrado (2002) e doutorado (2009) em Geografia, Linha - Dinâmica e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado (2019) em Ensino de Geografia,

Referências

ABRIC, J. C. Pratiques sociales et representations. Trad. José da Costa Chevel e Fátima Flores Palácios. 1 a Edição. Paris: Presses Universitaires de France (PUF), 1994.

ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. Trad. Pedro Humberto Faria Campos. In: MOREIRA, Antonia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denize Cristina de. (orgs.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia, AB, 1998.

ABRIC, J. C. O estudo experimental das Representações Sociais. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p.155-172.

APPLE, M. Educação e Poder: A centralidade da escola na sociedade. Porto Alegre, RS: Artmed, 1982.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BAUMAN, Z. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BOURDIEU, P. A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1970.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA; Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). Escritos de Educação. São Paulo: Vozes, 1998. p. 39-64.

BOURDIEU, P; WACQUANT, L. Una invitación a la sociología reflexiva. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2005.

BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n° 2630, de 2020. Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Brasília: Câmara dos Deputados, 2020. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141944. Acesso em: 12 set. 2022.

BUCKINGHAM, D. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas. São Paulo: Edições Loyola. 2007.

CARNEIRO, J. G. S. P. Intraempreendedorismo: conceitos e práticas para construção de organizações inovadoras. Rio de Janeiro: Qualimark Editora, 2013.

COMISSÃO EUROPEIA. Combater a desinformação em linha: uma estratégia europeia. Bruxelas: Comissão Europeia, 2018. Disponível em: https://eurlex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3A52018DC0236. Acesso em 20 set. de 2022.

D’ANCONA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.

FERNANDES, F. E. C. V.; SILVA, A. da. Repercussões da violência na comunidade escolar sobre a saúde mental dos professores da educação básica e estratégias para o seu enfrentamento. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, jan./abr. 2023. p. 1-11. Disponível em: https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30240. Acesso em 05 jul. 2023.

FREIRE, P. Formar professores é um ato político. Roda Viva, ano I, n. 3, p. 4-5, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GONÇALVES, L. P. D. Quando a informação (des)educa. In: SANTAELLA, Lucia (org.). Flagelos da desinformação. São Paulo: EDUC: PIPEq, 2023. p. 110-123.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JODELET, D. As Representações Sociais. Trad. Lilian Ulup. Rio de Janeiro: Eduerj. 2001.

JODELET, D. Loucuras e representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

KARLSEN, R.; STEEN-JOHNSEN, K.; WOLLEBÆK, D.; ENJOLRAS, B. Echo chamber and trench warfare dynamics in on-line debates. European Journal Of Communication, [s. l.], v. 32, n. 3, 2017. SAGE Publications. p. 257-273. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/0267323117695734. Acesso em 21 set. 2022.

LAVAL, C.; VERGNE, F. Educação democrática: A revolução escolar iminente. Trad. Fabio Creder. 1. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2023.

LEVIN, J. Estatística Aplicada a Ciências Humanas. 2 ed. São Paulo: Editora Harbra Ltda, 1987.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIRA, A. Conflitos professor-aluno: desafio à formação docente. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional Sobre Profissionalização Docente - Formação para mudanças no contexto da educação - SIPD/Cátedra UNESCO, 2013, Curitiba, Paraná. XI Congresso Nacional de Educação - Educere - Formação docente e sustentabilidade um olhar transdisciplinar. Curitiba, Paraná: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC); UNESCO, 2013. p. 9159-9179.

MARTINO, L. M. S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Editora Cortez, 2000.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MOSCOVICI, S. On social representation. In: Forgas, J. P. (ED.). Social Cognition (p. 181-209). London: European Association of Experimental Social psychology / Academic Press, 1981. Trad. Ciélia Maria Nascimento-Schulze. Laccos, UFSC, 1985.

MOSCOVICI, S. La mentalité prélogique des civilisés. In: FLICK, Uwe (Org.). La percepcion quotidienne de la santé et de la maladie: Théories subjectives et représentations sociales. Paris: L’Harmattan, 1992. p. 293-320.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Trad. Pedrinho Arcides Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MOSCOVICI, S. Le scandale de la pensée sociale. Paris: Éditions de l’EHESS, 2013.

NASCIMENTO, D. J. F. As representações dos professores de Geografia sobre a (des)informação na Educação Básica. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava-PR, Biblioteca Depositáriado Câmpus Cedeteg, 2023. 238f.

NOGUEIRA, E. J. Medo no cotidiano escolar de professores. Série-Estudos (UCDB), Campo Grande-MS, n. 3, v. 30, 2010. p. 399-410.

OLIVEIRA, A. H. da C. Agressões e violências contra professores nas escolas públicas. 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/9788/1/PDF%20-%20Adalberto%20Henrique%20da%20Cunha%20Oliveira.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.

OLIVEIRA, L. F. R. de. Tutorial (básico) de utilização do Iramuteq. Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG), 2015.

PARISER, E. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Trad. Diego Alfaro. Zahar, 2012.

PROFESSOR 3 (P3). Entrevista II. [30 mar. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P3_entrevista.mp3 (09 min. 46 segs.).

PROFESSOR 4 (P4). Entrevista VII. [18 abr. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P4_entrevista.mp3 (34 min. 45 segs.).

PROFESSOR 5 (P5). Entrevista V. [04 abr. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P5_entrevista.mp3 (15 min. 46 segs.).

PROFESSOR 8 (P8). Entrevista IV. [03 abr. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P8_entrevista.mp3 (05 min. 07 segs.).

PROFESSOR 14 (P14). Entrevista III. [30 mar. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P14_entrevista.mp3 (08 min. 25 segs.).

PROFESSOR 21 (P21). Entrevista I. [27 mar. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P21_entrevista.mp3 (08 min. 39 segs.).

PROFESSOR 24 (P24). Entrevista VI. [14 abr. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P24_entrevista.mp3 (14 min. 15 segs.).

SANT’ANNA, H. C. OpenEvoc: Um programa de apoio à pesquisa em Representações sociais. In: Anais eletrônicos do Encontro Regional da Abraspo. Vitória: PsicSoc: Desafios Contemporâneos. 2012. Disponível em: https://loopufes.org/wpcontent/uploads/2021/02/openEvoc_Um_programa_de_apoio_a_pesquisa.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

SANTOS, E. C. N. dos; LEÃO, V. de P. Uma análise da repercussão de fake news nas aulas de Geografia da Educação BásicaEducação Básica. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias. Campinas-SP: Unicamp, 2019. p. 1054-1064.

TANDOC, E. C.; LIM, Z. W.; LING, R. Defining “Fake news”. Digital Journalism, [s. l.], v. 6, n. 2, 2017. p. 137-153. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4948550/mod_resource/content/1/Fake%20News%20Digital%20Journalism%20-%20Tandoc.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.

VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologia digitais de informação e comunicação: a passagem do currículo da era do lápis e papel para o currículo da era digital. In: CAVALHEIRI, Alceu; ENGERROFF, Sérgio Nicolau; SILVA, Jolair da Costa (Orgs.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos, 2013. p. 113-132.

WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Reflexão sobre a “desordem da informação”: formatos da informação incorreta, desinformação e má informação. In: IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie (Ed.). Jornalismo, Fake News & Desinformação - Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Módulo 2. UNESCO, 2019. p. 44-56. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368647. Acesso em: 22 set. 2022.

WARDLE, C. Fake news. It’s complicated. 2017. Disponível em: https://firstdraftnews.org/articles/fake-news-complicated/. Acesso em: 10 ago. 2021.

WARDLE, C. First draft's essential guide to Understanding Information Disorder. Google News Initiative, 2019. Disponível em: https://firstdraftnews.org/wp-content/uploads/2019/10/Information_Disorder_Digital_AW.pdf?x75440. Acesso em: 23 set. 2022.

Publicado

14-08-2024

Como Citar

NASCIMENTO, D. J. F. .; GOMES, M. de F. V. B. . IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: MEDO E INSEGURANÇA NA SALA DE AULA. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02419, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.5986. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5986. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos