IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: MEDO E INSEGURANÇA NA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5986Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Escola, Desinformação, Medo, InsegurançaResumo
A sociedade contemporânea vivencia um processo de consumo de informações ancorado no imediatismo e na superficialidade, sobrepondo-se ao desenvolvimento da leitura crítica e da produção do conhecimento. Esse processo é facilitado pelos meios tecnológicos e comunicacionais atuais que, amparados pelo ciberespaço, expandem o espaço físico para o virtual, com novas formas de interação. Nesse ambiente, onde o consumo intenso e rápido de informações e produtos desponta, outro problema se apresenta, que é disseminação de conteúdos manipulados, cujo intuito é desinformar. Neste artigo, busca-se trazer luz a problemas que surgem desse processo desinformacional, que são o medo e a insegurança dos professores de Geografia em sua atuação profissional. A reflexão surgiu de uma pesquisa de doutorado, expondo como os professores vivenciam a desinformação no seu cotidiano de trabalho e quais as ferramentas que eles dispõem para confrontá-la. O tema foi problematizado por meio da teoria das representações sociais (Moscovici, 1978, 1985, 1992, 2003, 2013; Jodelet, 2001, 2005; Abric, 1994, 1998, 2001), da metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2010), e de entrevistas e questionários aplicados aos professores da Educação Básica. Os resultados evidenciam que o ciberespaço (e nele, as redes sociais digitais) é fonte de informações para professores e estudantes, impactando a profissionalidade docente, o processo de ensino-aprendizagem, a concepção sobre o conhecimento, a relação professor-aluno e as condições de trabalho. Dentre os impactos estão o aumento da violência, da vigilância e do controle no trabalho do professor, gerando insegurança e resultando na redução da autonomia docente.
Downloads
Referências
ABRIC, J. C. Pratiques sociales et representations. Trad. José da Costa Chevel e Fátima Flores Palácios. 1 a Edição. Paris: Presses Universitaires de France (PUF), 1994.
ABRIC, J. C. A abordagem estrutural das representações sociais. Trad. Pedro Humberto Faria Campos. In: MOREIRA, Antonia Silva Paredes; OLIVEIRA, Denize Cristina de. (orgs.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia, AB, 1998.
ABRIC, J. C. O estudo experimental das Representações Sociais. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p.155-172.
APPLE, M. Educação e Poder: A centralidade da escola na sociedade. Porto Alegre, RS: Artmed, 1982.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BAUMAN, Z. Medo líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BOURDIEU, P. A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1970.
BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: NOGUEIRA; Maria Alice; CATANI, Afrânio (orgs.). Escritos de Educação. São Paulo: Vozes, 1998. p. 39-64.
BOURDIEU, P; WACQUANT, L. Una invitación a la sociología reflexiva. Buenos Aires: Siglo XXI Editores Argentina, 2005.
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n° 2630, de 2020. Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Brasília: Câmara dos Deputados, 2020. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/141944. Acesso em: 12 set. 2022.
BUCKINGHAM, D. Crescer na Era das Mídias Eletrônicas. São Paulo: Edições Loyola. 2007.
CARNEIRO, J. G. S. P. Intraempreendedorismo: conceitos e práticas para construção de organizações inovadoras. Rio de Janeiro: Qualimark Editora, 2013.
COMISSÃO EUROPEIA. Combater a desinformação em linha: uma estratégia europeia. Bruxelas: Comissão Europeia, 2018. Disponível em: https://eurlex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3A52018DC0236. Acesso em 20 set. de 2022.
D’ANCONA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.
FERNANDES, F. E. C. V.; SILVA, A. da. Repercussões da violência na comunidade escolar sobre a saúde mental dos professores da educação básica e estratégias para o seu enfrentamento. Travessias, Cascavel, v. 17, n. 1, jan./abr. 2023. p. 1-11. Disponível em: https://doi.org/10.48075/rt.v17i1.30240. Acesso em 05 jul. 2023.
FREIRE, P. Formar professores é um ato político. Roda Viva, ano I, n. 3, p. 4-5, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GONÇALVES, L. P. D. Quando a informação (des)educa. In: SANTAELLA, Lucia (org.). Flagelos da desinformação. São Paulo: EDUC: PIPEq, 2023. p. 110-123.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JODELET, D. As Representações Sociais. Trad. Lilian Ulup. Rio de Janeiro: Eduerj. 2001.
JODELET, D. Loucuras e representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
KARLSEN, R.; STEEN-JOHNSEN, K.; WOLLEBÆK, D.; ENJOLRAS, B. Echo chamber and trench warfare dynamics in on-line debates. European Journal Of Communication, [s. l.], v. 32, n. 3, 2017. SAGE Publications. p. 257-273. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1177/0267323117695734. Acesso em 21 set. 2022.
LAVAL, C.; VERGNE, F. Educação democrática: A revolução escolar iminente. Trad. Fabio Creder. 1. ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2023.
LEVIN, J. Estatística Aplicada a Ciências Humanas. 2 ed. São Paulo: Editora Harbra Ltda, 1987.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LIRA, A. Conflitos professor-aluno: desafio à formação docente. In: XI Congresso Nacional de Educação - Educere, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Educação - SIRSSE; IV Seminário Internacional Sobre Profissionalização Docente - Formação para mudanças no contexto da educação - SIPD/Cátedra UNESCO, 2013, Curitiba, Paraná. XI Congresso Nacional de Educação - Educere - Formação docente e sustentabilidade um olhar transdisciplinar. Curitiba, Paraná: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC); UNESCO, 2013. p. 9159-9179.
MARTINO, L. M. S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Editora Cortez, 2000.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, S. On social representation. In: Forgas, J. P. (ED.). Social Cognition (p. 181-209). London: European Association of Experimental Social psychology / Academic Press, 1981. Trad. Ciélia Maria Nascimento-Schulze. Laccos, UFSC, 1985.
MOSCOVICI, S. La mentalité prélogique des civilisés. In: FLICK, Uwe (Org.). La percepcion quotidienne de la santé et de la maladie: Théories subjectives et représentations sociales. Paris: L’Harmattan, 1992. p. 293-320.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Trad. Pedrinho Arcides Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
MOSCOVICI, S. Le scandale de la pensée sociale. Paris: Éditions de l’EHESS, 2013.
NASCIMENTO, D. J. F. As representações dos professores de Geografia sobre a (des)informação na Educação Básica. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava-PR, Biblioteca Depositáriado Câmpus Cedeteg, 2023. 238f.
NOGUEIRA, E. J. Medo no cotidiano escolar de professores. Série-Estudos (UCDB), Campo Grande-MS, n. 3, v. 30, 2010. p. 399-410.
OLIVEIRA, A. H. da C. Agressões e violências contra professores nas escolas públicas. 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/9788/1/PDF%20-%20Adalberto%20Henrique%20da%20Cunha%20Oliveira.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.
OLIVEIRA, L. F. R. de. Tutorial (básico) de utilização do Iramuteq. Goiânia: Universidade Federal de Goiás (UFG), 2015.
PARISER, E. O filtro invisível: o que a internet está escondendo de você. Trad. Diego Alfaro. Zahar, 2012.
PROFESSOR 3 (P3). Entrevista II. [30 mar. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P3_entrevista.mp3 (09 min. 46 segs.).
PROFESSOR 4 (P4). Entrevista VII. [18 abr. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P4_entrevista.mp3 (34 min. 45 segs.).
PROFESSOR 5 (P5). Entrevista V. [04 abr. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P5_entrevista.mp3 (15 min. 46 segs.).
PROFESSOR 8 (P8). Entrevista IV. [03 abr. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P8_entrevista.mp3 (05 min. 07 segs.).
PROFESSOR 14 (P14). Entrevista III. [30 mar. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P14_entrevista.mp3 (08 min. 25 segs.).
PROFESSOR 21 (P21). Entrevista I. [27 mar. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P21_entrevista.mp3 (08 min. 39 segs.).
PROFESSOR 24 (P24). Entrevista VI. [14 abr. 2023]. Entrevistador: Danny Jessé Falkembach Nascimento. Guarapuava, Paraná, 2023. P24_entrevista.mp3 (14 min. 15 segs.).
SANT’ANNA, H. C. OpenEvoc: Um programa de apoio à pesquisa em Representações sociais. In: Anais eletrônicos do Encontro Regional da Abraspo. Vitória: PsicSoc: Desafios Contemporâneos. 2012. Disponível em: https://loopufes.org/wpcontent/uploads/2021/02/openEvoc_Um_programa_de_apoio_a_pesquisa.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.
SANTOS, E. C. N. dos; LEÃO, V. de P. Uma análise da repercussão de fake news nas aulas de Geografia da Educação BásicaEducação Básica. Anais do 14° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias. Campinas-SP: Unicamp, 2019. p. 1054-1064.
TANDOC, E. C.; LIM, Z. W.; LING, R. Defining “Fake news”. Digital Journalism, [s. l.], v. 6, n. 2, 2017. p. 137-153. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4948550/mod_resource/content/1/Fake%20News%20Digital%20Journalism%20-%20Tandoc.pdf. Acesso em: 22 set. 2022.
VALENTE, J. A. Integração currículo e tecnologia digitais de informação e comunicação: a passagem do currículo da era do lápis e papel para o currículo da era digital. In: CAVALHEIRI, Alceu; ENGERROFF, Sérgio Nicolau; SILVA, Jolair da Costa (Orgs.). As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos, 2013. p. 113-132.
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Reflexão sobre a “desordem da informação”: formatos da informação incorreta, desinformação e má informação. In: IRETON, Cherilyn; POSETTI, Julie (Ed.). Jornalismo, Fake News & Desinformação - Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Módulo 2. UNESCO, 2019. p. 44-56. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000368647. Acesso em: 22 set. 2022.
WARDLE, C. Fake news. It’s complicated. 2017. Disponível em: https://firstdraftnews.org/articles/fake-news-complicated/. Acesso em: 10 ago. 2021.
WARDLE, C. First draft's essential guide to Understanding Information Disorder. Google News Initiative, 2019. Disponível em: https://firstdraftnews.org/wp-content/uploads/2019/10/Information_Disorder_Digital_AW.pdf?x75440. Acesso em: 23 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Geotemas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.