IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: MEDO E INSEGURANÇA NA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5986

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Escola, Desinformação, Medo, Insegurança

Resumo

A sociedade contemporânea vivencia um processo de consumo de informações ancorado no imediatismo e na superficialidade, sobrepondo-se ao desenvolvimento da leitura crítica e da produção do conhecimento. Esse processo é facilitado pelos meios tecnológicos e comunicacionais atuais que, amparados pelo ciberespaço, expandem o espaço físico para o virtual, com novas formas de interação. Nesse ambiente, onde o consumo intenso e rápido de informações e produtos desponta, outro problema se apresenta, que é disseminação de conteúdos manipulados, cujo intuito é desinformar. Neste artigo, busca-se trazer luz a problemas que surgem desse processo desinformacional, que são o medo e a insegurança dos professores de Geografia em sua atuação profissional. A reflexão surgiu de uma pesquisa de doutorado, expondo como os professores vivenciam a desinformação no seu cotidiano de trabalho e quais as ferramentas que eles dispõem para confrontá-la. O tema foi problematizado por meio da teoria das representações sociais (Moscovici, 1978, 1985, 1992, 2003, 2013; Jodelet, 2001, 2005; Abric, 1994, 1998, 2001), da metodologia de análise de conteúdo (Bardin, 2010), e de entrevistas e questionários aplicados aos professores da Educação Básica. Os resultados evidenciam que o ciberespaço (e nele, as redes sociais digitais) é fonte de informações para professores e estudantes, impactando a profissionalidade docente, o processo de ensino-aprendizagem, a concepção sobre o conhecimento, a relação professor-aluno e as condições de trabalho. Dentre os impactos estão o aumento da violência, da vigilância e do controle no trabalho do professor, gerando insegurança e resultando na redução da autonomia docente.

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Biografia do Autor

Danny Jessé Falkembach Nascimento, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2023). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013). Possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008). Também possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2001) e especialização em Educação Ambiental pela mesma Universidade (2003). Atualmente é Técnico em Assuntos Universitários na Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência nas áreas de Educação, Geografia, Comunicação e Meio Ambiente, com ênfase em trabalhos educacionais integrados aos meios de comunicação. Também, estuda a desinformação e seus desdobramentos através do ciberespaço

Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Marquiana de F. Vilas Boas Gomes é professora (Associada) no departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava-PR. É membro efetivo do programa de pós-graduação em Geografia (UNICENTRO), nível de mestrado e doutorado. Graduou-se em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (1997; 1998); Possui mestrado (2002) e doutorado (2009) em Geografia, Linha - Dinâmica e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual Paulista, pós-doutorado (2019) em Ensino de Geografia,

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Publicado

14-08-2024

Como Citar

NASCIMENTO, D. J. F. .; GOMES, M. de F. V. B. . IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: MEDO E INSEGURANÇA NA SALA DE AULA. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02419, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.5986. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5986. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos