O SETOR DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO DE PAU DOS FERROS/RN E OS SEUS CIRCUITOS DE FLUXOS SOCIÓESPACIAIS

Autores/as

  • Fábio Rodrigo Fernandes Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Jobson Reges de Lima Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Rosalvo Nobre Carneiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

Serviços, Educação, Circuitos de fluxos socioespaciais

Resumen

A educação é e sempre foi fator crucial para o desenvolvimento econômico, polí­tico, social e cultural de um paí­s, estado e/ou municí­pio, de modo mais especí­fico, ela não somente moraliza civicamente o ser humano como o constrói intelectualmente, formando-o para um ser crí­tico e um verdadeiro cidadão da contemporaneidade. Para tanto, foi produzido um artigo cientí­fico com o objetivo de se fazer uma análise do setor de serviços de educação da cidade de Pau dos Ferros/RN, incluindo o ensino público e privado, a fim de identificar e entender a espacialidade da influência dos serviços educacionais por meio de seus circuitos de fluxos socioespaciais.Por sua vez, consubstanciamos estes objetivos referenciais que deram um suporte aos conceitos de serviços e os seus circuitos de fluxos sócio espaciais, como Silva e Meirelles (2006), Carneiro (2011), Habermas (1990), Kon (2004) e Pinho (1976). Utilizamos dados qualitativos e quantitativos coletados nas instituições de ensino públicas e privadas e nos órgãos governamentais como a secretaria municipal de educação, 15ª DIRED (Diretoria Regional de Ensino e Desporto), através do uso de questionários objetivos e subjetivos. Por fim, através deste trabalho e com base nos estudos de pesquisa, entendemos que a cidade de Pau dos Ferros – RN torna-se influente com relação aos municí­pios circunvizinhos, pois constitui ser uma cidade polo de prestação de serviços educacionais abrangendo diferentes circuitos espaciais da produção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Senado Federal.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasí­lia, 1996.

BRANDíO, C. R. O que é educação.São Paulo: Brasiliense, 2007.

CARNEIRO, R. N. Produção do espaço e circuitos de fluxos da indústria têxtil de São Bento–PB: do meio técnico ao meio técnico-cientí­fico-informacional. 2006. 185 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

CARNEIRO, R. N. As semelhanças, diferenças e interações dos circuitos de fluxos sócio espaciais de redes de dormir do Nordeste brasileiro. 2011. 100 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

MEIRELLES, D. S. O conceito de serviços. Revista de Economia Polí­tica, v. 26, n. 1, p. 119-136, jan./mar., 2006.

KON, A. Economia de serviços: teoria e evolução no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004

MARK, K.O Capital. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1985.

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos paí­ses subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979. (Coleção ciências sociais).

PINHO, C. M. Educação e desenvolvimento econômico. 2º Ed. São Paulo: Pioneira, 1976.

SMITH, A. Riqueza das Nações. Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

ARAÚJO, F. R. F. .; ARAÚJO, J. R. de L. .; CARNEIRO, R. N. . O SETOR DE SERVIÇOS DE EDUCAÇÃO DE PAU DOS FERROS/RN E OS SEUS CIRCUITOS DE FLUXOS SOCIÓESPACIAIS. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 3, n. 1, p. 137–145, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/485. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artí­culos