A CRISE DA CIÊNCIA MODERNA E A BUSCA DE UMA SUPERAÇÃO
Palavras-chave:
Ciência, Crise, ParadigmaResumo
O artigo faz uma discussão sobre a crise da ciência, compreendida enquanto conhecimento sistematizado construído através da sistematização de conhecimento. Nesse sentido destaca-se a construção e evolução da cientificidade do conhecimento de forma agregada. Ao longo dos anos, novos conhecimentos propiciaram a criação e separação da ciência em compartimentos, levando a especialização e, consequentemente, a hiperespecialização. Assim, enquanto as ciências exatas ganharam status, para as ciências sociais não se observou o mesmo patamar de importância. Hoje essa concepção não é mais aceita, através de novas construções epistemológicas construídas e reorientadas através da interdisciplinaridade entre as ciências.
Downloads
Referências
CHAVES, A. Descrição matemática da natureza. In: DOMINGUES, I. Conhecimento e transdiciplinaridade: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: UFMG, 2005. Cap.5, p.169226.
CASTRO, E. M. N. V. Pesquisa, ensino e intervenção social: uma coexistência integralizadora. In: BRANQUINHO, F.; FELZENSZWALB, I. Meio ambiente: experiências em pesquisa multidisciplinar e formação de pesquisadores. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2007.
DIB-FERREIRA, D. R. A educação ambiental como objeto transdisciplinar. In: NEFFA, E.; RITTO, A. C. Percepção transdisciplinar: uma construção coletiva. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010. Cap.5, p.95-110.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In. Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes. 1995. p. 25-49.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2000.
LEFF, E. Saber ambiental: racionalidade, sustentabilidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.
MELLO, M. B. C. Anotações esparsas sobre subjetividade. . In: NEFFA, E.; RITTO, A. C. Percepção transdiciplinar: uma construção coletiva. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010. Cap.2, p.43-60.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
NICOLESCU, B. Fundamentos metodológicos para o estudo transcultural e transreligioso. In COLL, A. N.; NICOLESCU, B.; ROSEMBERG, M. E.; RANDOM, M.; GALVANI, P.; PAUL, P. Educação e transdisciplinaridade II. Brasília: UNESCO; São Paulo: TRIOM, USP, 2002. Cap. 2, p.43-70.
RITTO, A. C. A. Prefácio. In: NEFFA, E.; RITTO, A. C. Percepção transdisciplinar: uma construção coletiva. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.
SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
SANTOS, B. S, Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v.78, p.3-46, out. 2007.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre a Ciência. Porto: Afrontamento, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.