A CRISE DA CIÊNCIA MODERNA E A BUSCA DE UMA SUPERAÇÃO
Keywords:
Ciência, Crise, ParadigmaAbstract
O artigo faz uma discussão sobre a crise da ciência, compreendida enquanto conhecimento sistematizado construído através da sistematização de conhecimento. Nesse sentido destaca-se a construção e evolução da cientificidade do conhecimento de forma agregada. Ao longo dos anos, novos conhecimentos propiciaram a criação e separação da ciência em compartimentos, levando a especialização e, consequentemente, a hiperespecialização. Assim, enquanto as ciências exatas ganharam status, para as ciências sociais não se observou o mesmo patamar de importância. Hoje essa concepção não é mais aceita, através de novas construções epistemológicas construídas e reorientadas através da interdisciplinaridade entre as ciências.
Downloads
References
CHAVES, A. Descrição matemática da natureza. In: DOMINGUES, I. Conhecimento e transdiciplinaridade: aspectos metodológicos. Belo Horizonte: UFMG, 2005. Cap.5, p.169226.
CASTRO, E. M. N. V. Pesquisa, ensino e intervenção social: uma coexistência integralizadora. In: BRANQUINHO, F.; FELZENSZWALB, I. Meio ambiente: experiências em pesquisa multidisciplinar e formação de pesquisadores. Rio de Janeiro: Mauad X; FAPERJ, 2007.
DIB-FERREIRA, D. R. A educação ambiental como objeto transdisciplinar. In: NEFFA, E.; RITTO, A. C. Percepção transdisciplinar: uma construção coletiva. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010. Cap.5, p.95-110.
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In. Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. Petrópolis: Vozes. 1995. p. 25-49.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2000.
LEFF, E. Saber ambiental: racionalidade, sustentabilidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.
MELLO, M. B. C. Anotações esparsas sobre subjetividade. . In: NEFFA, E.; RITTO, A. C. Percepção transdiciplinar: uma construção coletiva. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010. Cap.2, p.43-60.
MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
NICOLESCU, B. Fundamentos metodológicos para o estudo transcultural e transreligioso. In COLL, A. N.; NICOLESCU, B.; ROSEMBERG, M. E.; RANDOM, M.; GALVANI, P.; PAUL, P. Educação e transdisciplinaridade II. Brasília: UNESCO; São Paulo: TRIOM, USP, 2002. Cap. 2, p.43-70.
RITTO, A. C. A. Prefácio. In: NEFFA, E.; RITTO, A. C. Percepção transdisciplinar: uma construção coletiva. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010.
SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. 3 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
SANTOS, B. S, Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v.78, p.3-46, out. 2007.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre a Ciência. Porto: Afrontamento, 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.