A GEOGRAFIA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAMPINA GRANDE-PB: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Geografia escolar, Alunos, Ensino de geografiaResumo
A Geografia tem por objeto de estudo o Espaço, logo, é no espaço geográfico que a relação entre sociedade e natureza se fundamenta é se materializa. A compreensão desta interação é de extrema importância para a efetiva formação crítica e consciente dos cidadãos. Desta forma, o ensino da disciplina, principalmente no ensino médio, deve ser abordado de maneira que tal relação seja compreendida e abrangida de forma satisfatória. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos concluintes do ensino básico, acerca da Geografia, enquanto disciplina, em uma escola pública na cidade de Campina Grande – PB. Especificamente, busca-se identificar as principais dificuldades no processo ensino aprendizagem, classificar os conteúdos destacados como os mais e menos importantes e avaliar a maneira que os alunos percebem as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola e pelo professor de Geografia. Para tal, a pesquisa foi realizada utilizando o método qualiquantitativo, através de questionários que foram aplicados a população total de alunos do terceiro ano do ensino médio, nos três turnos de funcionamento do estabelecimento educacional.Como resultados, constatou-se que para a maioria dos alunos, o ensino dos mapas está diretamente ligado a Geografia, assim como a globalização. A falta de aulas práticas e o uso exclusivo do livro didático foram apontados como causa para a dificuldade na aprendizagem e, por fim, a atuação do professor , em relação í s praticas pedagógicas foi considerada satisfatória pela maioria dos alunos, em contraponto a atuação da escola, nesta mesma questão, não foi bem avaliada pelos alunos.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. C. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Ed. Universitária da UFPE. 2008. 246 p.
BAUER, M. W. ; GASKELL, G. Pesquisa qualitative com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes. 2002 (Tradução de Pedrinho A. Guareschi.).
BERTOLINI, W.; VALADíO, R.V. A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos. In: Terrae Didática. 2009. Disponível em: <https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/terraedidatica/article/view/1044>Acesso em: 01 out. 2016.
BRABANT, J. M. Crise da Geografia, Crise da escola. In: OLIVEIRA, A. U. (Org.). Para onde vai o ensino de geografia? 7. ed. São Paulo: Contexto, 1998. p.15-23.
BRASíLIA. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências Humanas e suas Tecnologias. 2006. 133p. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio).
PCN. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Ciências Humanas e sua Tecnologias. 2002. 104p. (PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais)
CALLAI, H.C. A Geografia no ensino médio. In: Terra Livre. p. 60-99, 1999.
CALLAI, H.C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino de geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegro: Mediação. p. 83-134, 2000.
CASTRO, I. E. ; CORRÊA, R. L. ; GOMES, P. C. C. (Org.) Geografia: conceitos e temas. 15. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
FARJARDO, S. A questão locacional e a Nova Geografia. In: Ambiência. p.161-168, 2010.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. Ed. Brasília: Liber Livro, 2005. 79 p.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério. Série formação do professor).
MARQUES, V. Reflexões sobre o ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Partes. 2008. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/geografiafundamental.asp, Acesso em: 07 set. 2016.
MELO, A. A; VLACH, V. R. F; SAMPAIO, A.C.F. História Da Geografia Escolar Brasileira: Continuando a Discussão. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia. Abr. 2006. Disponível em:
http://www2.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/eixo4.htm Acesso em: 06 jun. 2016
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena historiagrítica. 20. ed. São Paulo: Annablume, 2005.
MOREIRA, R. O que é Geografia. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. OLIVEIRA, A. L. R.; DIAS, L. C. ; DUARTE, T.S.O ensino de geografia física: proposta de análise do extremo sul do rio grande do sul. Pesquisar . 2014. Disponível em: <http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/3226> Acesso em: 12 out. 2016.
OLIVEIRA, A. U. ( Org.). Educação e ensino de Geografia na realidade brasileira. In: ______ (Org). Para onde vai o ensino de geografia? 7. ed. São Paulo: Contexto, p.135-144, 1998a.
OLIVEIRA, A. U. Situações e tendências da geografia. In: OLIVEIRA, A. U. (Org). Para onde vai o ensino de geografia? 7. ed. São Paulo: Contexto, p.15-23., 1998b.
SANTOS, M. Por uma Geografia nova: Da Crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. 6. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004. (Coleção Milton Santos).
SANTOS, R. E. (Org.). Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: O Negro na Geografia do Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Gutenberg, 2009. 203p. (Coleção Cultura Negra e Identidades).
SELBACH, S. (Sup. geral). Motivação e curiosidade no ensino de Geografia. In:______ .Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes. p. 28-31, 2010. (Coleção Como Bem Ensinar).
SELBACH, S. (Sup. geral). O que significa ensinar Geografia. In: SELBACH, S. Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes. p. 40-44 , 2010. (Coleção Como Bem Ensinar).
SILVA, B. S. Introdução aos estudos sobre a Geografia, de Estrabão. In: Mare Nostrum. 2010. Disponível em: http://leir.fflch.usp.br/sites/leir.fflch.usp.br/files/upload/paginas/marenostrum-ano1-vol1-p71-83.pdfAcesso em: 07 set. 2016
SILVA, M. S.; SILVA, E. G. O ensino da geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos.In:VI Colóquio Internacional Educação e Conteporaneidade. 2012. Disponével em: http://educonse.com.br/2012/eixo_05/PDF/6.pdf Acesso em: 12 out. 2016
SILVA FILHO, A. P. C. Desigualdades e iniquidades em saúde e a interface com o desenvolvimento: Um estudo dos territórios de saúde em Campina Grande- PB. 2016. 98.f. Dissertação (Mestrado em Geografia)-Programa de Pós-graduação em DesenvolvimentoRegional, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
VESENTINI, J. W. A capital da geopolítica. São Paulo: ítica. 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.