A GEOGRAFIA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAMPINA GRANDE-PB: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Jacicleide Gomes da Silva Montenegro Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)
  • Antônio Pereira Cardoso Silva Filho Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Palavras-chave:

Geografia escolar, Alunos, Ensino de geografia

Resumo

A Geografia tem por objeto de estudo o Espaço, logo, é no espaço geográfico que a relação entre sociedade e natureza se fundamenta é se materializa. A compreensão desta interação é de extrema importância para a efetiva formação crí­tica e consciente dos cidadãos. Desta forma, o ensino da disciplina, principalmente no ensino médio, deve ser abordado de maneira que tal relação seja compreendida e abrangida de forma satisfatória. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos concluintes do ensino básico, acerca da Geografia, enquanto disciplina, em uma escola pública na cidade de Campina Grande – PB. Especificamente, busca-se identificar as principais dificuldades no processo ensino aprendizagem, classificar os conteúdos destacados como os mais e menos importantes e avaliar a maneira que os alunos percebem as práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola e pelo professor de Geografia. Para tal, a pesquisa foi realizada utilizando o método qualiquantitativo, através de questionários que foram aplicados a população total de alunos do terceiro ano do ensino médio, nos três turnos de funcionamento do estabelecimento educacional.Como resultados, constatou-se que para a maioria dos alunos, o ensino dos mapas está diretamente ligado a Geografia, assim como a globalização. A falta de aulas práticas e o uso exclusivo do livro didático foram apontados como causa para a dificuldade na aprendizagem e, por fim, a atuação do professor , em relação í s praticas pedagógicas foi considerada satisfatória pela maioria dos alunos, em contraponto a atuação da escola, nesta mesma questão, não foi bem avaliada pelos alunos.

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Publicado

30-06-2018

Como Citar

MONTENEGRO, J. G. da S. .; FILHO, A. P. C. S. . A GEOGRAFIA ESCOLAR NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAMPINA GRANDE-PB: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 8, n. 1, p. 77–98, 2018. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/864. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos