ABORDAGENS DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CORRENTES GEOGRÁFICAS E GEOGRAFIA ESCOLAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33237/geotemas.v12i0.3732

Keywords:

Landscape, Geographical thinking, Teaching practice, Textbook, Basic education

Abstract

Landscape, while geographic analysis category, reflects the interface and visual representation of social and environmental elements. This study deals with an investigation around the conceptions about the term landscape, based on theoretical-epistemological issues and, in the process of systematizing this concept allied to the development of geographical thought. From a perspective oriented to the didactic-pedagogical context, its main objective is to analyze how these operational concepts of Geography aimed at the academic-scientific field are transposed to basic education, specifically, the concept of landscape. The methodology used in this article consisted of a qualitative approach, of a descriptive-interpretive nature, based on bibliographic and documental analysis. For that, bibliographical research was carried out, consultations in the normative document of the Common National Curriculum Base (BNCC) and the analysis of 10 textbooks, distributed from the initial grades of Elementary School II to High School. The analysis proposed here led us to reflect on the challenges facing teaching practice, such as the articulation that the teacher must establish between the various epistemological horizons concerning this concept already consolidated set with previous knowledge brought by students from their daily lives, and the approach insufficient to the landscape in textbooks.

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Author Biographies

Fábio Vieira de Montes, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, (MAG - UVA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri, URCA, 2018. Possui graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (2016), integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Agrárias - GEA, Vinculado ao grupo de pesquisa CNPq: Território, espaço e movimentos sociais, da Universidade Regional do Cariri -URCA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Fí­sica.

Simone Ferreira Diniz, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, mestrado em solos e nutrição de plantas pela Universidade Federal do Ceará(UFC), Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Campus de Rio Claro ? SP), Desenvolveu Estágio Pós-Doutoral junto ao Mestrado Acadêmico em Geografia/PNPD/CAPES/UVA-CE. Foi coordenadora do Mestrado Acadêmico em Geografia MAG/UVA-CE. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE. Tem experiência e publicações na área de Geociências com ênfase na área de pedologia, estudo e analise ambiental. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Ambientais e Climáticos (LEAC) e coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa "Estudos Geográficos de Sistemas Ambientais e Climas Intrarregionais". 

Fátima Leiliana Sales Ferreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Geografia - MAG da Universidade Estadual Vale do Acaraú (2020), na linha de pesquisa: Ensino e Formação de Professores de Geografia. Bolsista de Pós-Graduação pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (FUNCAP). Graduada em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2019). Integrou atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa "Estudos Geográficos de Sistemas Ambientais e Climas Intrarregionais", atuando no Laboratório de Estudos Ambientais e Climáticos (LEAC/UVA), de 2016 í  2018. Atualmente é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Geotecnologias, tecnologias da aprendizagem e educação geográfica na atualidade - GEOTEA. Tem experiência na área de Geografia Fí­sica. Desenvolvendo pesquisas relacionadas aos seguintes temas: A abordagem de temáticas fí­sico-naturais na educação geográfica, especificamente a operacionalização do conceito de Bacias Hidrográficas no processo de ensino e aprendizagem em Geografia, como também, voltadas a formação docente, novas metodologias de ensino, sobretudo, o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e Geotecnologias aplicadas ao ensino da Ciência Geográfica.

Ernane Cortez Lima, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2012) Pós-Doutorado em Geografia "Educação Ambiental Aplicada a Gestão Territorial em Comunidades Ribeirinhas e Litorâneas" pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014). Possui graduação em Geografia/Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialização em Botânica pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Mestrado Acadêmico em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (20004). Pesquisador do CNPq, Lí­der do Grupo de Pesquisa Planejamento e Gestão em Bacias Hidrográficas. Atualmente é professor Adjunto K da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA com experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bacias Hidrográficas, Meio Ambiente, Degradação Ambiental, Planejamento Ambiental e EIA/RIMA. Professor e Orientador do Mestrado Acadêmico em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

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Published

2022-03-31

How to Cite

MONTES, F. V. de .; DINIZ, S. F.; FERREIRA, F. L. S. .; LIMA, E. C. ABORDAGENS DA PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CORRENTES GEOGRÁFICAS E GEOGRAFIA ESCOLAR. Journal Geotemas, Pau dos Ferros, v. 12, p. e02202, 2022. DOI: 10.33237/geotemas.v12i0.3732. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/3732. Acesso em: 8 sep. 2024.

Issue

Section

Articles