QUALIDADE DE VIDA EM FRANCISCO SÁ (MINAS GERAIS/BRASIL): ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DOS INDICADORES DE SANEAMENTO BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2025.6833

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Saneamento Básico, Francisco Sá

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a qualidade de vida no município de Francisco Sá a partir dos indicadores de saneamento básico. Para tanto, utilizou-se como metodologia a análise de dados secundários coletados do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022 (último censo realizado), e a discussão e tabulação dos resultados. Considera-se que a precariedade do saneamento e, principalmente, do serviço de esgotamento sanitário tem implicações severas para a saúde e qualidade de vida da população. Em Francisco Sá, percebe-se uma desigualdade na oferta dos serviços de saneamento básico relacionada à situação domiciliar (área urbana e área rural). Sendo que sua área rural conta com uma menor disponibilidade de serviços de saneamento e infraestrutura inadequada, dos 1.983 (24,8%) domicílios que não possuem ligação com a rede geral de distribuição, quase todos estão na área rural e recorrem principalmente a poço profundo ou artesiano, sendo 1.600 domicílios (80,7%). Quanto à coleta de esgoto por rede geral, o índice de atendimento urbano é de 84,91%, sendo tratado em sua totalidade. Já, na área rural, os domicílios não possuem acesso a uma rede de esgoto adequada, valendo-se principalmente do uso de fossa rudimentar ou buraco, que contribui para a contaminação da área e do lençol freático, facilitando a transmissão de diversas doenças e afetando a qualidade de vida da população. E, a coleta do lixo não abarca toda a população; devido a isto, muitos domicílios se veem obrigados a realizar o descarte de forma irregular.

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Biografia do Autor

Vanessa Tamiris Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Bolsista CAPES (2023-2024). Aprovada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Unimontes (2022). Graduada em Geografia - licenciatura pela Unimontes (2018-2022). Bolsista do Programa Residência Pedagógica - RP/UNIMONTES (2020-2022). Bolsista voluntária de Iniciação Científica no Laboratório de Geografia Econômica do Departamento de Geociências da Unimontes (2021-2022).

Carlos Alexandre de Bortolo, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Professor efetivo no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Montes Claros, Coordenador didático do curso de Geografia ofertado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB - no CEAD - Centro de Educação a distância locado no campus sede da Unimontes e demais polos. Coordenador Adjunto do Programa de Pós Graduação em Geografia - PPGEO UNIMONTES, Bienio 2024-2025. Esteve como Pró-Reitor Adjunto de Pós Graduação da Universidade Estadual de Montes Claros entre 2019 à 2023 e também, Chefe do Departamento de Geociências na mesma universidade entre Fevereiro de 2018 a Março de 2019. É Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Dinâmica Espaço Ambiental da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL). Graduado no curso de Licenciatura (2008) e Bacharelado (2011) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho na Faculdade de Ciências e Tecnologia -UNESP, Campus de Presidente Prudente -SP. Atualmente é Professor Adjunto efetivo no Departamento de Geociências no Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES - MG, membro efetivo do Programa de Pós Graduação em Geografia - Mestrado - PPGEO da Unimontes.

Rahyan de Carvalho Alves, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutor e Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar. Especialista em Fundamentos e Organização Curricular. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Gestão Ambiental e Biodiversidade com Ênfase em Geografia. MBA em Gestão Pública. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Têm experiências nas áreas: Geografia Escolar, Formação de Professores e Geografia Cultural. Foi diretor-acadêmico, coordenador de pesquisa, professor e editor de periódicos da Faculdade Prisma. Foi Coordenador-Geral da Extensão e professor das Faculdades Santo Agostinho. É Professor efetivo da UNIMONTES (Geociências) e do Programa de Pós-Graduação, nível mestrado, em Geografia. Membro de grupos de ensino, pesquisa e extensão institucionalizadas na UFMG e na UNIMONTES, desenvolvendo trabalhos nos sub-ramos/áreas da geografia anteriormente mencionados com apoio da CAPES e da FAPEMIG. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Geografia, Identidades Docentes e Práxis Educacionais - LEGIDEPE, vinculado do diretório do CNPq.

Luana Barbosa Durães, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com ampla experiência em Gestão Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas. Atuou em diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para o meio ambiente e exerceu funções de monitoria e tutoria ao longo do curso. Possui uma segunda graduação em Pedagogia pela Uniasselvi e é técnica universitária efetiva na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), vinculada à Pró-reitoria de Pós-Graduação.

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Publicado

16-04-2025

Como Citar

ROCHA, Vanessa Tamiris Rodrigues; BORTOLO, Carlos Alexandre de; ALVES, Rahyan de Carvalho; DURÃES, Luana Barbosa. QUALIDADE DE VIDA EM FRANCISCO SÁ (MINAS GERAIS/BRASIL): ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DOS INDICADORES DE SANEAMENTO BÁSICO. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 15, p. e02506, 2025. DOI: 10.33237/2236-255X.2025.6833. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/6833. Acesso em: 29 abr. 2025.

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