CONTAMINAÇÃO DE ÁGUA POR RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA PERSPECTIVA GEOMORFOLÓGICA NOS MUNICÍPIOS DE DR. SEVERIANO E ENCANTO-RN.
Palabras clave:
Resíduos sólidos, Geomorfologia, Paisagem, Reservatório de íguaResumen
A contaminação do meio ambiente por lixo torna-se uma ação humana preocupante, decorrente da deposição de resíduos sólidos em locais inadequados. Este problema se dá pela falta de planejamento na escolha desses locais e por não se considerar os elementos físicos do espaço geográfico para seu uso e ocupação, gerando situações que vão contra o equilíbrio do próprio meio e do bem-estar da população. Este trabalho tem como objetivo a análise geomorfológica dos impactos causados ao reservatório de abastecimento público do município do Encanto, pela localização inadequada do lixão do município de Dr. Severiano-RN. Para isso, foi realizada uma análise generalizada da deposição do lixo no Brasil; em seguida discutiu-se a natureza do problema existente na área e a abordagem dada a ele, delimitando-o a partir da categoria de analise do geossistema. Para efetuar uma melhor caracterização da problemática ambiental ocasionada pelo lixão, considerou-se para obtenção do resultado, uma interação dos elementos naturais da paisagem, mostrando que o problema principal do impacto ambiental na água não ocorre nesse reservatório apenas através de causas humanas, pois se constatou que o fator físico do local tendo como agravante o aspecto geomorfológico tem grande contribuição da ocorrência desse processo por dar condições favoráveis ao transporte e carreamento de materiais vindos por gravidade dessas fontes contaminante até o reservatório. Foi construída uma carta geomorfológica do local contendo alguns elementos do relevo, para representar os referidos impactos no reservatório.
Descargas
Citas
BERTRAND, J. Paisagem e Geografia Física Global: Esboço metodológico. Tradução Olga Cruz. Curitiba: Editora UFPR, n. 8, p. 141-152, 2004.
BRASIL, Resolução n. 303, 20 de mar.2002. Dispõe sobre parâmetros definições e limites de áreas de preservação permanente. CONAMA, art. 2º, inciso IV.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Contêm as emendas constitucionais posteriores. Brasília, DF: Senado, 1988.
CPRM - Serviço Geológico do Brasil. Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea. Diagnóstico do município de Encanto, Estado do Rio Grande do Norte. MASCARENHAS, João de Castro (org.). Recife: CPRM/PRODEEM, 2005.
GUERRA, A. J. T; CUNHA, S. B. da. Geomorfologia e Meio Ambiente. 5º Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
GUERRA, A. J. T; MARÇAL, M. dos S. Geomorfologia Ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
MAGINI, C; HACKSPACHER, P. C. Evolução metamórfica de arcos magmáticos neoproterozóicos: região NE da província Borborema. Revista de Geologia, vol. 18, nº 2, 187-2002, 2005.
MONTEIRO, J. H. P. Manual de Gerenciamento Integrado de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: IBAM, 2001.
ROSS, J. L. S. Geomorfologia: ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 2007.
SUDENE. Carta Topográfica Folha Pau dos Ferros. SB.24-Z-A-II. 1:100.000
TRICART, J. Ecodinâmica. Rio de Janeiro, IBGE: SUPREN, (Recursos Naturais e Meio Ambiente), 1977.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.