Geodiversity in the state of Piauí: a look at the dissertations produced in the Graduate Program in Geography of the Federal University of Piauí

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33237/2236-255X.2024.5520

Keywords:

Geodiversity, Geoheritage, PPGGEO-UFPI, Dissertations

Abstract

Due to the need to identify future paths for the development of research on geodiversity and geoheritage in the state of Piauí, the present research aims to analyze the dissertations produced in the Graduate Program in Geography (PPGGEO) of the Federal University of Piauí (UFPI) that address geodiversity, geoconservation, geotourism and geoeducation. To this end, we opted for a qualitative-qualitative approach that was systematized in four stages, namely: 1) search for specific bibliography, such as: articles, dissertations and theses that served as a basic foundation for this research; 2) survey of the dissertations defended on the PPGGEO website and later the download of the research on the website of the catalog of theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES); 3) reading and systematization of the information pertinent to these researches; It is worth noting: year of defense, general objective, methodology and main results; 4) Content analysis and categorization of future approaches. The results indicate that although this research axis is being consolidated in PPGGEO UFPI and in Piauí, especially with productions linked to the Research Group on geodiversity, geomorphological heritage and geoconservation (GEOCON), research is still incipient when considering the territorial extension and the potential and abiotic richness of the state. In view of this, it is inferred the need for research that seeks to establish relationships between geodiversity and culture (geoculture), geodiversity and tourism (geotourism), and, even more, geoscientific dissemination to diverse audiences, which can be initiated by establishing a relationship between geodiversity and education (geoeducation).

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Author Biographies

Maria da Paz da Cruz Vitorio de Oliveira, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (Biênio 2023-2025), atualmente Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) - regime dedicação exclusiva -, possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI (2017-2022)) - Campus Clóvis Moura/Teresina-PI e Ex-residente do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (Edição 2020-2022). Participa como pesquisadora no grupo de pesquisa Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação - GEOCON - da UFPI, com cadastro na plataforma do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ), atuando na linha de pesquisa Estudos Regionais e Geombientais, principalmente nos seguintes temas: Geodiversidade, Estratégias de Geoconservação do Geopatrimônio Piauiense, Ensino de Geografia Física e Geografia Ambiental. Tem experiência na área de acompanhamento pedagógico na educação infantil e ensino fundamental I e II.

Jaelson Silva Lopes, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Ministro Petrônio Portella (2017.1-2021.2). Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Piauí - PPGGEO (Biênio 2023-2025). Participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2018-2020) no CETI - Governador Dirceu Mendes Arcoverde / Colégio da Polícia Militar do Piauí. Foi monitor das disciplinas: Recursos Didáticos Para o Ensino de Geografia (2020), Geografia Política e Geopolítica (2021), Biogeografia (2021) e Geografia Urbana (2022). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com linha de pesquisa voltada para o ensino de Geografia física (2020-2021) e (2021-2022) com linha de pesquisa voltada para o ensino de Geografia e o uso da fotografia como recurso didático não convencional no ensino de Geografia. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa: Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG). Desenvolve pesquisas em Geografia com ênfase em ensino de Geografia física, geodiversidade, geoconservação, geoeducação e uso de recursos didáticos não convencionais para o ensino de Geografia.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É lider do Grupo de Pesquisa Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON). Coordena juntamente com o professor Dr. Gustavo Souza Valladares o Grupo de Pesquisa GEOGRAFIA FÍSICA. Tem experiência na área de Geografia física, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas: Geografia Física (Geodiversidade, Geopatrimônio, Bacia hidrográfica, Desertificação, planejamento ambiental, problemática ambiental, dentre outros), Ensino de Geografia Física e Geografia, ambiente e turismo. 

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Published

2024-03-31

How to Cite

MARIA DA PAZ DA CRUZ VITORIO DE; LOPES, J. S.; AQUINO, C. M. S. de. Geodiversity in the state of Piauí: a look at the dissertations produced in the Graduate Program in Geography of the Federal University of Piauí. Journal Geotemas, Pau dos Ferros, v. 14, n. 1, p. e02406, 2024. DOI: 10.33237/2236-255X.2024.5520. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/5520. Acesso em: 6 jul. 2024.

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