O ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DE PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Metodologias Ativas, Prática Educativa

Resumo

Ao considerar que a ciência geográfica é dinâmica, a sua discussão é latente em todas as esferas, dentre elas, a Geografia Escolar. Dentro dessa perspectiva, o objetivo deste manuscrito é apresentar um relato de experiências nas aulas de geografia do ensino básico, tendo como base a utilização de metodologias ativas. O percurso metodológico perpassa incialmente pela construção de um referencial bibliográfico pautado em autores como, Zabala (1998), Cavalcanti (2002), Paulo Freire (1987), entre outros quem subsidiaram o debate sobre o ensino de geografia e a prática educativa do docente desta disciplina. Posteriormente é feita a explanação de uma experiência das aulas de geografia no 9º ano do ensino fundamental II, que vai corroborar com a relevância das inovações metodológicas no processo de ensinoaprendizagem na disciplina de geografia, para formação de cidadãos crí­ticos na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lí­via Gabriela Damião de Lima, Rede de Educação Básica do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Especialista em Geografia pela Faculdades Integradas de Cruzeiro (FIC), Mestra em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido. (PLANDITES), da UERN. Professora substituta na rede estadual de ensino básico e professora da rede privada de ensino básico, Pau dos Ferros, RN, Brasil.

Francisca Wigna da Silva Freitas, Prefeitura Municipal de Itaú (RN)

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Pau dos Ferros). Mestrado em Ciências Naturais (PPGCN/UERN). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ambiente e Sociedade da UERN, Campus Assú e Fiscal de Meio Ambiente do Municí­pio de Itaú, RN, Brasil.

Referências

ABREU, J. R. P. Contexto Atual do Ensino Médico: Metodologias Tradicionais e Ativas Necessidades Pedagógicas dos Professores e da Estrutura das Escolas. 2011. 105f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar, segunda versão, revista. 2016. Disponí­vel em: < basenacionalcomum.mec.br>. Acesso em: 05 nov. 2018.

CAVALCANTI, L. S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

DIESEL, A; BALDEZ, A. L. S; MARTINS, S. N. Os princí­pios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. IN: Revista Thema. Volume 14, nº 1 pág. 268 a 288.

UNIVATES - Centro Universitário Centro Universitário Univates, Lajeado/RS – Brasil. 2017. Disponí­vel em: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/404/295> Acesso em: 29 dez. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1987.

HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo, ítica. 2000.

LIMA; R. C; SÉRGIO, M. C.; SOUZA, A. C. A Prática Docente Do Professor da Educação Infantil: Contribuições para o Desenvolvimento das Crianças. IN: Revista e-curriculum. v. 8 n.1 abril 2012. Disponí­vel em: < file:///C:/Users/livia/Downloads/9032-22185-1-SM.pdf > Acesso em: 10 de jan. 2019.

MARTINS, R. E. M. W. A trajetória da Geografia e seu ensino no século XXI. In: TONINI, Ivaine Maria et al (orgs). O ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: UFRGS, 2011.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T.; CACETE, N. H. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo. Cortez: 2007.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Como Citar

LIMA, L. G. D. de .; FREITAS, F. W. da S. . O ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DE PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 10, n. 3, p. 06–21, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/2773. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)