O HOMEM E OS CURSOS D"™ÁGUA: DISCUSSÃO ACERCA DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE MORADORES DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE SOBRE O RIO CAPIBARIBE-PE
Palavras-chave:
Ambiente fluvial, Qualidade ambiental, Educação ambiental, LugarResumo
Os cursos d"™água são ambientes sociais, pois através deles grandes civilizações se iniciaram. Entretanto, a relação do homem com este ambiente foi sendo modificada ao longo do tempo e, o lugar que antes possuía para muitos um valor simbólico e de pertencimento como espaço de contemplação, lazer e fonte de recursos, tornou-se em muitos locais, diante de diferentes contextos e vivências, espaço de degradação ambiental. Assim, considerando a memória e a vivência das pessoas com os cursos d"™água, este artigo tem como objetivo, apresentar de forma análoga ao conceito geográfico de "˜lugar"™, a percepção ambiental de moradores do município de Santa Cruz do Capibaribe - PE sobre o rio Capibaribe. Para tal, a pesquisa de caráter exploratório qualitativo, desenvolve-se através de revisão bibliográfica e documental sobre o tema e o objeto de estudo, como também, por pesquisa de campo baseada na observação do lugar e na aplicação de entrevista a 30 (trinta) moradores do citado município. Por fim, a partir dos resultados obtidos, apresenta-se uma reflexão sobre a possibilidade de mudança de paradigma e de comportamento da população para com este ambiente fluvial bem como, indica a educação ambiental como instrumento promovedor desta transformação social.
Downloads
Referências
APAC - AGÊNCIA PERNAMBUCANA DE íGUAS E CLIMA. Bacia hidrográfica do rio Capibaribe. 2010. Disponível em: <http://www.apac.pe.gov.br/pagina.php?page_id=5&subpage_id=14> Acesso em: 30 nov. 2018.
BAPTISTA, M.; CARDOSO, A. Rios e cidades: uma longa e sinuosa história. Revista UFMG, v. 20, nº 2, p. 124-153, jul./dez. 2013.
BRAGA, A. P. B. et al. Gestão e educação socioambiental na Bacia do Capibaribe. Recife: Ed. Clã, 2015.
CALLAI, H.C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental. Caderno Cedes, v. 25, nº 66, p. 227-247, maio/ago, 2005.
CARVALHO, A. T. F. C; CABRAL, J. J. da S. P. SOUSA, M. M. de. Estudo da capacidade de drenagem natural de uma bacia ao zoneamento do solo urbano. Journal Water Resources, v. 36, nº 1, p. 59-68, maio, 2015.
CARVALHO, A. T. F.; SILVA, O. G. da; CABRAL, J. J. da S. P. Efeitos do revestimento de canal e impermeabilização do solo í dinâmica de inundação do rio Arrombados – PE. Geociências UNESP, v. 36, n. 1, p. 76-88, 2017.
COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO ESTADO DE SíO PAULO. Caracterização ambiental do Estado de São Paulo por percepção. São Paulo: Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo, 1986.
CUNHA, A. S. da; LEITE, E. B. Percepção Ambiental: Implicações para a Educação Ambiental. Sinapse Ambiental, 2009.
DICTORO, V. P.; HANAI, F. Y. Análise da relação homem - água: percepção ambiental dos moradores locais de Cachoeira de Emas - SP, bacia hidrográfica do rio Mogi-Guaçu. Raega, v.36, p.92-120, 2016.
GARNICA, A. V. M. (1997). Algumas notas sobre pesquisa qualitativa e Fenomenologia. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v1n1/08.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2018.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA. Santa Cruz do Capibaribe. 2017. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=440549> Acesso em: 04 fev. 2019.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATíSTICA. Santa Cruz do Capibaribe. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/> Acesso em: 20 jun. 2019.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010.
LISBOA, S. S. A importância dos conceitos da Geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares. Revista Ponto de Vista, v. 04, s.p., 2007.
OESTIGAARD, T. W., Culture and Identity. Comparing Past and Present Traditions in the Nile Basin Region. In
OESTIGAARD, T. (ed.). Water, Culture and Identity. Comparing Past and Present Traditions in the Nile Basin Region, p. 11-22, 2009.
OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
PEREIRA JÚNIOR, J. S. Recursos Hídricos – Conceituação, Disponibilidade e Usos. 2004. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiHv4DRgYHYAhVDipAKHQMeAhgQFggrMAA&url=http%3A%2F%2Fbd.camara.gov.br%2Fbd%2Fbitstream%2Fhandle%2Fbdcamara%2F1625%2Frecursos_hidricos_jose_pereira.pdf%3Fsequence%3D4&u sg=AOvVaw0gokHTlhVO2rMn0-8Uc4DZ> Acesso em: 20 dez. 2018.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE. A cidade. Disponível em: <https://www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br/> Acesso em 15 mar. 2019.
SANTOS, S. F. M.; ALMEIDA, P. L. P; SILVA, H. L. O matadouro municipal de Santa Cruz do Capibaribe-PE e o impacto ambiental. 2010. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/532_O%20MATADOURO%20MUNICIPAL%20DE%20SANTA%20CRUZ%20DO%20CAPIBARIBE-PE%20E%20O%20IMPACTO%20AMBIENTAL%202.pdf> . Acesso em 15 jan. 2019.
STANISKI, A.; KUNDLATSCH, C. A.; PIREHOWSKI, D. O conceito de lugar e suas diferentes abordagens. 2015. Disponível em: <https://www.erevista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/download/11154/8417> Acesso em: 15 dez. 2018.
VARGAS, M. C.; MANCUSO, M. I. R.; BENZE, B. G.; MIRANDA, C. O. ígua & Cidadania: percepção social dos problemas de quantidade, qualidade e custo dos recursos hídricos em duas bacias hidrográficas do interior paulista. 2002. Disponível em: <http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro1/gt/recursos_hidricos/Marcelo%20Coutinho%20Vargas.pdf> Acesso em: 18 dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.