UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE MOBILIDADE SOB DEMANDA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Maira Sabrina München Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Bruno César Brito Miyamoto IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Economia Compartilhada, Ridesourcing, Uber, Mobilidade

Resumo

A Economia Compartilhada vem se expandindo no Brasil, e os serviços de mobilidade sob demanda (ridesourcing) são um exemplo do modelo. Uma das possí­veis soluções dos problemas de mobilidade urbana no Brasil pode estar na utilização de serviços de mobilidade compartilhada (como por exemplo, a utilização de uber). Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar os principais determinantes individuais da utilização de serviços de ridesourcing e de outros meios de transporte substitutos que se encontram disponí­veis nos grandes centros urbanos do Brasil – táxi, veí­culo próprio e ônibus. O estudo foi elaborado com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, tendo uma base de 127.856 elementos. Os dados foram tratados e analisados utilizando a Regressão Logí­stica Binária . Os resultados mostram que há diferenças nas caracterí­sticas sociodemográficas com relação ao tipo de mobilidade utilizado. O resultados dos modelos sugerem que o perfil usuário com maior razão de chance de utilizar os serviços de mobilidade sob demanda como uber é com idade inferior a 25 anos, com faixa salarial entre 1,5 e 2,5 salários mí­nimos, que trabalham de 30 a 40 horas semanais e tem um tempo de deslocamento de 30 minutos a 01 hora, nas regiões metropolitanas.

Downloads

Biografia do Autor

Maira Sabrina München, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduada em Ciências Econômicas (UNISINOS). Aluna do MBA em Gestão Empresarial e Empreendedorismo (IFRS)

Bruno César Brito Miyamoto, IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS, graduado em Administração (FCE-UNESP) e doutor em Desenvolvimento (IE-UNICAMP).

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

München, M. S., & Miyamoto, B. C. B. (2022). UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE MOBILIDADE SOB DEMANDA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Análise Econômica E Polí­ticas Públicas - RAEPP, 2(02), 39–54. Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RAEPP/article/view/3799

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.