UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE MOBILIDADE SOB DEMANDA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Maira Sabrina München Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Bruno César Brito Miyamoto IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Economia Compartilhada, Ridesourcing, Uber, Mobilidade

Resumo

A Economia Compartilhada vem se expandindo no Brasil, e os serviços de mobilidade sob demanda (ridesourcing) são um exemplo do modelo. Uma das possí­veis soluções dos problemas de mobilidade urbana no Brasil pode estar na utilização de serviços de mobilidade compartilhada (como por exemplo, a utilização de uber). Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar os principais determinantes individuais da utilização de serviços de ridesourcing e de outros meios de transporte substitutos que se encontram disponí­veis nos grandes centros urbanos do Brasil – táxi, veí­culo próprio e ônibus. O estudo foi elaborado com base na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, tendo uma base de 127.856 elementos. Os dados foram tratados e analisados utilizando a Regressão Logí­stica Binária . Os resultados mostram que há diferenças nas caracterí­sticas sociodemográficas com relação ao tipo de mobilidade utilizado. O resultados dos modelos sugerem que o perfil usuário com maior razão de chance de utilizar os serviços de mobilidade sob demanda como uber é com idade inferior a 25 anos, com faixa salarial entre 1,5 e 2,5 salários mí­nimos, que trabalham de 30 a 40 horas semanais e tem um tempo de deslocamento de 30 minutos a 01 hora, nas regiões metropolitanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Sabrina München, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Graduada em Ciências Econômicas (UNISINOS). Aluna do MBA em Gestão Empresarial e Empreendedorismo (IFRS)

Bruno César Brito Miyamoto, IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS, graduado em Administração (FCE-UNESP) e doutor em Desenvolvimento (IE-UNICAMP).

Downloads

Publicado

2022-06-13

Como Citar

München, M. S., & Miyamoto, B. C. B. (2022). UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE MOBILIDADE SOB DEMANDA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO. Revista Análise Econômica E Polí­ticas Públicas - RAEPP, 2(02), 39–54. Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RAEPP/article/view/3799

Edição

Seção

Artigos